domingo, 21 de setembro de 2014

Parlamento Jovem: definidos representantes e propostas para etapa estadual


A plenária regional do Parlamento Jovem 2014 foi realizada na sexta-feira passada, 12 de setembro, na Câmara Municipal de João Monlevade. Os participantes do programa, que envolve estudantes de João Monlevade e Itabira, elegeram as propostas e os representantes que estarão na etapa estadual, na Assembleia Legislativa de Minas Gerais, nos dias 29 e 30 de setembro e 1º de outubro.

A plenária começou de manhã e se estendeu até a tarde. Pela manhã, os participantes apresentaram as propostas de cada município e, após debates, escolheram duas em cada um dos três subtemas. As propostas eleitas pelos participantes do Polo Regional Itabira/João Monlevade envolvem de forma resumida, implantação de alas geriátricas em hospitais públicos; utilização das câmaras municipais para a elaboração e desenvolvimento de políticas públicas específicas para a terceira idade; capacitação de professores das escolas de nível fundamental e médio para trabalharem o assunto envelhecimento; criação de um programa estadual de acesso à cultura e ao lazer específico para os idosos; garantir ao idoso aposentado trabalhador do Estado, recebimento abono salarial mensal para a compra de medicamentos e ampliação do programa “Observatório do Idoso” para sua implantação nos municípios de Minas.

O tema geral do Parlamento Jovem 2014 é “Envelhecimento e Qualidade de Vida”. Desde abril, estudantes de 27 cidades têm debatido sugestões que serão levadas para a Assembleia Legislativa. A plenária estadual produzirá um documento que será entregue aos deputados, que poderão se tornar leis.
 
Consequentemente, os estudantes também tiveram a missão de eleger os representantes do polo regional. A princípio seriam quatro vagas para cada cidade. Entretanto, uma vaga de Caratinga foi cedida ao polo Itabira/Monlevade. Essa vaga foi sorteada entre as duas cidades. João Monlevade levou a melhor e enviará cinco participantes à Assembleia e Itabira, quatro.

Os nove representantes foram escolhidos em votação envolvendo todos os participantes. De João Monlevade, foram eleitos Joice Isadora, Milena Zózimo, Wislene Cristina, Thaís Cristine e Paula Mota. João Lucas Santos, Igor Henrique Evangelista, Ana Luiza Silveira e Alexsander Jefferson de Oliveira são os de eleitos de Itabira.

Antes da votação, Leandra Martins representante da Assembleia Legislativa e Alexandre Teixeira, da PUC/Minas, explicaram que, a partir de agora, os nove participantes abdicam do direito de defender a opinião pessoal, para defender a opinião de um grupo. “Assim como no processo eleitoral, vocês agora são representantes daqueles que lhes concederam o dever de defender o interesse do grupo. Mas mesmo o interesse desse grupo, não pode se sobrepor a algo que é de interesse geral”, explicou Alexandre Teixeira. Ele enfatizou que mesmo o interesse do grupo deveria ser posto de lado, caso surge uma proposta de outro polo, que seja melhor do que a que foi proposta na região.

Outra colocação feita pelos coordenadores é que os representantes da região terão três semanas para estudar todas as propostas produzidas em todo o estado. Eles vão receber um documento com todas as sugestões e terão de conhecê-las, para saber como votar na plenária estadual.

O debate deve envolver 113 participantes e 57 propostas. “O número deve ser menor, porque é comum surgirem propostas semelhantes e idênticas, que são aglutinadas antes da plenária estadual”, concluiu Alexandre Teixeira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário