segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Período de seca - Saae solicita apoio da população para evitar desabastecimento no município

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira (Saae) está preocupado com a seca que assola a região. Mesmo com a época das chuvas se aproximando, é possível que as precipitações não sejam suficientes para manter, de maneira satisfatória, o nível dos reservatórios.

De acordo com a autarquia, entre os meses de janeiro e março deste ano, as chuvas ficaram abaixo da média histórica em grande parte do sudeste brasileiro. Com isso, durante o período da seca - de maio a setembro -, estão sendo registrados níveis e vazões mínimas recordes nos principais rios da região. Além disso, é necessário considerar o crescimento econômico e populacional acima da média nos últimos anos no Brasil, o que contribui para o aumento do consumo de água e, consequentemente, registros de desabastecimento em várias cidades.

“Em Itabira, também vivenciamos os fenômenos de estiagem e os crescimentos da economia e da população. Nos últimos anos, os investimentos em nossos sistemas de abastecimento não foram suficientes para suprir a atual demanda”, declarou o diretor-presidente do Saae, Jacir Primo.

Os dados registrados no monitoramento dos mananciais que abastecem o município indicaram níveis muito baixos em agosto. “Com as altas temperaturas, temos um elevado índice de evaporação e baixíssima reposição de água. Com isso, tememos que seja inevitável o racionamento em Itabira”, afirmou.

Algumas medidas já são adotadas para evitar o racionamento: em alguns bairros, onde a demanda é maior que a oferta de água, os registros são desligados pelo Saae durante o dia e religados às 18 horas. Segundo Jacir Primo, é essencial adotar, imediatamente, medidas de redução de consumo. “Se neste momento não mudarmos o nosso comportamento diário com relação ao consumo irracional como, por exemplo, varrer passeios, calçadas, ruas e lavar muros e carros com mangueira, além dos banhos demorados, estamos certos de que faltará água. Não economizar neste momento trará sérias dificuldades de abastecimento para todo o município”.


Em tempo

A Prefeitura de Itabira e o Saae estão consolidando projetos de novas captações  de água aguardadas há tempo pela população. A curto prazo, será construída uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) no Rio de Peixe - os equipamentos chegaram ao município no dia 26 de agosto e a previsão é que a obra seja concluída em meados do ano que vem - e ampliação da ETA Gatos, com captação de água da Barragem Santana - o projeto já está concluído e aguarda licitação para a obra. Com a conclusão, vai ser possível captar 100 litros de água por segundo na barragem. A médio e longo prazo, haverá a captação de água no Rio Tanque que, neste momento, está em fase de licitação dos projetos.

O Governo Municipal também está investindo na produção de água e na preservação de matas e nascentes com o programa Preservar para não Secar. “Implantamos a Lei do Ecocrédito e, neste ano, colocamos no orçamento R$ 500 mil para conscientizar e incentivar os produtores rurais a preservarem suas nascentes e matas, a fim de que tenhamos volume de água adequado para a população usufruir em um futuro próximo”, disse o prefeito Damon Lázaro de Sena.

Nenhum comentário:

Postar um comentário