sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Período de seca - Situação agrava e racionamento de água começa na segunda-feira

Devido à longa estiagem que assola a região, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira (Saae) fará, a partir desta segunda-feira (15), um racionamento em toda a cidade. A medida é uma forma que a autarquia encontrou para garantir que todas as regiões possam receber água de maneira justa e adequada. Com as altas temperaturas, há um índice enorme de evaporação e baixíssima reposição de água nos mananciais. Por isso, o desabastecimento tornou-se inevitável. 

Segundo o diretor-presidente do Saae, Jacir Primo, o fornecimento de água será interrompido para toda a cidade, entre 13h e 20h. “Essa interrupção acontecerá todos os dias para que nossos reservatórios mantenham carga suficiente para atender a todos os usuários de forma igualitária”, declarou.

Mesmo com a época das chuvas se aproximando, é possível que as precipitações não sejam suficientes para elevar o nível dos mananciais. Os dados registrados no monitoramento indicam níveis muito baixos de operação. De acordo com o Saae, a captação na Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza tem uma vazão normal de 186 litros por segundo (l/s). Atualmente, os registros indicam uma captação de 130 l/s, ou seja, uma redução de 56 l/s. Já a ETA Gatos, que normalmente opera com vazão de 88 l/s, apresenta hoje uma vazão de 65 l/s.


Em tempo

No início deste mês, o Saae solicitou o apoio da população para evitar o racionamento. Na época, Jacir Primo alertou sobre os prejuízos causados pelo consumo irresponsável de água. “Se neste momento não mudarmos o nosso comportamento diário com relação ao consumo irracional como, por exemplo, varrer passeios, calçadas, ruas e lavar muros e carros com mangueira, além dos banhos demorados, estamos certos de que faltará água. Não economizar neste momento trará sérias dificuldades de abastecimento para todo o município”.

A Prefeitura de Itabira e o Saae estão consolidando projetos de novas captações de água aguardadas há tempo pela população. A curto prazo, será construída uma nova Estação de Tratamento de Água (ETA) no Rio de Peixe: os equipamentos chegaram ao município no dia 26 de agosto e a previsão é que a obra seja concluída em meados do ano que vem. Também será ampliada a operação da ETA Gatos, com captação de água da Barragem Santana - o projeto já está concluído e aguarda licitação para a obra. Com isso, será possível captar 100 litros de água por segundo na barragem. A médio e longo prazo, haverá a captação de água no Rio Tanque que, neste momento, está em fase de licitação dos projetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário