segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Seminário promovido pela ACITA abre discussão sobre tecnologia

 
 
 
Tecnologia e estratégias digitais para micro e pequenas empresas foram discutidas durante o 1º Seminário de Tecnologia realizado pela Acita, Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira. O evento aconteceu nesta quinta-feira, 11 de setembro no auditório da entidade. Participaram  empresários, gerentes e demais pessoas interessadas no tema.
 
Na abertura, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Reginaldo Calixto falou da importância do tema, pois pode abrir novas possibilidades de mercado para as micro e pequenas empresas do município. O secretário representou a Prefeitura Municipal que é parceira da ACITA, por meio do PDNI, Programa de Desenvolvimento de Negócios de Itabira. 
 
Uma mesa de discussão com o tema: “Perspectivas de Crescimento do Mercado Digital”, foi a proposta dos professores da Unifei, Universidade Federal de Itajubá, Campus Itabira. O professor Walter Nagai falou sobre o crescimento do mercado digital. Rafael Balbino, Coordenador de Extensão da Unifei, destacou as tendências cada vez mais crescentes do comércio eletrônico no mundo. Alguns dados estatísticos foram apresentados pelos professores. O que mais surpreendeu a plateia foi um dado da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, no qual  55% dos brasileiros não utilizam nunca a internet e apenas 26% tem acesso a rede todos os dias.
 
A mesa redonda com professores da Funcesi, Fabrício Roulin Bittencout, Sven Delgado e Patrícia Carla Neves, cujo tema foi “Sua empresa e a internet, como criar uma parceria lucrativa”  abordou redes sociais, twiter e outros canais de comunicação informais e interativos, que podem contribuir para as empresas ampliarem seus negócios. De acordo com os expositores esses canais são ferramentas  essenciais e merecem uma atenção especial. “É importante ter prudência ao iniciar a empresa nas mídias sociais”, alerta o professor Fabrício Bittencout.
 
A palestra “Empreendedorismo na área digital, inovação e tecnologia para pequenas empresas e negócios”, com o consultor e instrutor do SEBRAE em vendas e marketing digital, Luciano Rego, encerrou a programação.  
 
O palestrante reafirmou o conteúdo apresentado nas rodas de discussão e de forma descontraída deu dicas fundamentais para o micro e pequeno empresário entrar para o mercado do comércio eletrônico. “Antes de tudo é preciso planejamento. Não existe dificuldade, mas é necessário traçar uma estratégia”, afirma Luciano Rego

Nenhum comentário:

Postar um comentário