quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Representantes do Parlamento Jovem viajam a Belo Horizonte para a Plenária Final


Jovens representantes de 27 municípios mineiros vão participar, de 29 a 31 de outubro, da última etapa do Parlamento Jovem de Minas 2014. Realizado pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) em parceria com a PUC Minas e câmaras municipais, o projeto visa à formação política de alunos dos ensinos médio e superior.
 
Precedida de etapas municipais e regionais, a fase estadual ocorrerá em Belo Horizonte. Nos três dias na Capital mineira, os estudantes vão atuar como membros da sociedade civil, discutindo e votando propostas de ação para o poder público e de aperfeiçoamento da legislação sobre o tema da atual edição do projeto: “Envelhecimento e Qualidade de Vida”.  Como parte da programação, nesta quarta-feira (29), os jovens participam de atividades de entrosamento e oficina de teatro. No dia seguinte, grupos de trabalho discutem o documento-base da etapa estadual, que contém as 56 propostas aprovadas nas etapas municipais e regionais. Os jovens vão priorizar, então, as sugestões a serem levadas à plenária estadual. Na sexta (31), estudantes se reúnem no Plenário da ALMG, para votar as propostas do documento originado dos grupos de trabalho.


Propostas 

As propostas aprovadas na plenária estadual serão reunidas em um documento que será encaminhado à Comissão de Participação Popular da ALMG, que vai analisá-las, dar um parecer e propor um encaminhamento. Para garantir o direito ao envelhecimento com qualidade de vida, os jovens propõem, por exemplo, a obrigatoriedade de reserva de 25% de vagas de casas e lares de idosos para aqueles que não possuem renda significativa ou estiverem em situação de exclusão social. Outras propostas sugerem a criação de espaços para lazer, entretenimento e educação para a população da terceira idade.

O Polo Regional Itabira/João Monlevade vai ser representado por nove jovens que vão apresentar 12 propostas. As propostas eleitas pelos participantes do Polo Regional envolvem a implantação de alas geriátricas em hospitais públicos; utilização das câmaras municipais para a elaboração e desenvolvimento de políticas públicas específicas para a terceira idade; capacitação de professores das escolas de nível fundamental e médio para trabalharem o assunto envelhecimento; criação de um programa estadual de acesso à cultura e ao lazer específico para os idosos; garantir ao idoso aposentado trabalhador do Estado, recebimento abono salarial mensal para a compra de medicamentos e ampliação do programa “Observatório do Idoso” para implantação nos municípios de Minas.
 
De João Monlevade são cinco participantes eleitos: Joice Isadora, Milena Zózimo, Wislene Cristina, Thaís Cristine e Paula Mota. João Lucas Santos, Igor Henrique Evangelista, Ana Luiza Silveira e Alexsander Jefferson de Oliveira são os de eleitos de Itabira. Os coordenadores são Geovane Pires e Vereadora Marcela Cristina Lopes. O grupo viajou para a capital nesta quarta-feira.


Programação:

29/10/2014
* 19h10: Abertura
* 19h30 às 22h30: Atividades de entrosamento e Oficina de Teatro
Local: Sesc Venda Nova
 
30/10/2014
* 8h10 às 9h30: Apresentação do processo de escolha do tema da Edição 2015
* 9h45 às 11 horas: Relatos da Etapa Regional
Local: Sesc Venda Nova
 
* 13h45 às 14h30: Esclarecimentos sobre a dinâmica dos Grupos de Trabalho e da Plenária Final
* 14h30 às 15 horas: Escolha dos coordenadores e relatores dos Grupos de Trabalho
* 15h30 às 18h50: Grupos de Trabalho
Os jovens elencam as propostas a serem levadas à Plenária Final, avaliando o Documento base da Etapa Estadual
Local: Auditório da Escola do Legislativo da ALMG

31/11/2014
* 8 às 11 horas: Detalhamento da dinâmica da Plenária Final e levantamento de destaques
Local: Sesc Venda Nova
 
* 14 às 18h30: Plenária Final Os estudantes votam as propostas elencadas nos grupos de trabalho
Local: Plenário da ALMG

Nenhum comentário:

Postar um comentário