quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Fórum realizado pela Acita e entidades representativas inicia a terceira etapa

 
O Fórum Permanente de Desenvolvimento, Sustentabilidade e Inovação de Itabira, realizou na noite desta segunda-feira, 10 de novembro, o primeiro Seminário com as entidades envolvidas nos trabalhos. O evento aconteceu na sede da Acita, Associação Comercial, industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira e foi pautado pela participação efetiva das lideranças comunitárias e ainda pela presença de representantes do poder público Municipal.  O momento foi importante para os participantes alinharem as demandas percebidas pela sociedade, que foram eleitas pelas entidades por meio do Fórum, com as ações em andamento ou realizadas pela Prefeitura de Itabira, no segmento educação.
 
Participaram do evento membros das seguintes entidades: Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura de Itabira (CREA), Rotary Clube Estrada Real, Rotary ClubeItabira Cauê, Loja Maçônica União e Paz, Acita, Escola Municipal Virgílio Gazire, Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (SindUte), Funcesi, Escola Municipal Cornélio Pena, Diocese de Itabira, Lions Club de Itabira, Unifei, Arfita, Escola Municipal Américo Giannetti,  Fide, União dos Clubes Recreativos de Esportes Amadores (Ucrea), Sindicato Rural, Interassociação dos Amigos de Bairros de Itabira, Senac e Up Consultoria. 
 
Além das entidades, também estiveram presentes representantes do poder público municipal, como: Prefeitura Municipal de Itabira, Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, Secretaria Municipal de Educação, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Procuradoria Jurídica do Município. 

Na abertura dos trabalhos, o Presidente da Acita Marco Aurélio Garcia Matos, agradeceu a participação do Prefeito Damon Lázaro de Sena e da Secretária Municipal de Educação, Luciane Maria Ribeiro da Cruz Santos, dos demais secretários, autoridades e ainda, a imprensa que esteve presente no seminário. Marco Aurélio ressaltou a importância do Fórum para o auxílio na elaboração de políticas públicas capazes de promover o desenvolvimento sustentável de Itabira.
 
Eugênio Muller fez uma breve explanação das ações realizadas pelo Fórum em mais de dois anos de atuação e falou ainda desta terceira etapa que vai contar com a realização de 6 seminários onde será elaborado um plano de ação para cada uma das prioridades eleitas, de acordo com os seguintes segmentos: Educação, Desenvolvimento Econômico, Saúde, Defesa Social e Segurança Pública, Meio Ambiente, Cultura, Esporte e Lazer.

Neste Seminário a comunidade conheceu o trabalho do Governo Municipal, no segmento educação, por meio do alinhamento das informações. A Secretária Municipal de Educação, Luciane Ribeiro, respondeu a três perguntas e seus desdobramentos, de acordo com as questões levantadas como prioridades eleitas pelas entidades. O questionário foi elaborado pela equipe técnica da Comissão de Coordenação do Fórum. Segundo Luciane, a Secretaria tem um plano de formação continuada para valorizar o profissional efetivo. Ela salientou algumas metas e estratégias para o desenvolvimento da educação no município. “Temos a intenção de atender a todos os segmentos da educação”, concluiu a Secretária. 

Na oportunidade foi formado um Grupo de Trabalho, GT, para determinar um plano de ação, que contempla a definição de objetivos, metas e indicadores de desempenho. Representantes das entidades vão participar do grupo que será coordenado por consultores da Acita. As reuniões serão mensais e vão permitir o acompanhamento das prioridades por meio dos indicadores definidos pelo próprio grupo.

Durante o seminário o Prefeito Municipal reafirmou seu compromisso com a realização do Fórum. Damon Lázaro de Sena envolveu os secretários municipais nas ações, e declarou valorizar a participação das entidades organizadas representando vários setores da comunidade itabirana. De acordo com Damon, o Fórum é importante para alinhar a comunidade com as ações realizadas pelo poder público municipal e dialogar sobre as demandas. 

Até o final do mês os demais segmentos destacados no Diagnóstico Municipal serão discutidos em seminários realizados pela Acita. De acordo com cada seguimento, foram convidados os Secretários Municipais para alinharem as informações sobre políticas públicas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário