segunda-feira, 15 de dezembro de 2014

Novo espetáculo do Grupo Tumbaitá estreia na próxima semana e ressalta a ligação cultural entre Minas e Pará

Na quinta-feira (18), às 20h, o Teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade recebe o novo espetáculo do Grupo Folclórico Tumbaitá, “PARAMINAS”. Após o bem-sucedido retorno aos palcos com o espetáculo de 2013, “Zafenda”, o Tumbaitá celebra as ligações entre as raízes culturais mineiras e paraenses.

Criado em 1996, pela Fundação Cultural, o Tumbaitá se formou originalmente por grupos autênticos de marujada. Desde sua criação, os integrantes buscam a preservação e a difusão da manifestação cultural de base. Para tal, vem promovendo, por meio de estudos e desenvolvimento de coreografias e espetáculos, o fomento dos aspectos folclóricos e criativos das danças e músicas tradicionais em Itabira e região.

A palavra “Tumbaitá”, de origem africana e indígena, significa “toque na pedra” e é um neologismo criado para homenagear essas etnias, de grande influência na formação da cultura tradicional brasileira.

Reconhecido nacional e internacionalmente, o grupo já foi agraciado com a medalha Calmon Barreto, concedida pelo Governo do Estado de Minas Gerais, e com o prêmio “Cultura popular – Mestre Duda – 100 anos de frevo”, concedido pelo Ministério da Cultura. Recentemente, foi premiado no 5º Festival Internacional de Danças Folclóricas e Urbanas de Criciúma (Festinfolc 2014) com o 2°lugar pela pesquisa e coreografia, contemplando o coreógrafo Warley Ferreira com o prêmio “PÉ DE PRATA”, pelos trabalhos desenvolvidos no grupo.

 
PARAMINAS
 
Para o novo espetáculo, o Tumbaitá mergulhou em intensos trabalhos de pesquisa artística e histórica. O figurino, o cenário, as músicas e, principalmente, as coreografias foram pensados e desenvolvidos após intensos trabalhos de pesquisa.

PARAMINAS é um espetáculo que vai buscar na Marujada os laços que unem duas das culturas populares que o inspiram: a mineira e a paraense. O que se vê no palco é o encontro das três raças que compõe a origem dos dois estados, e que se tornaram as referências culturais de seus povos: negros, portugueses e índios. 

Assim, descobrindo os elementos que comungam de ambas as culturas, o PARAMINAS vai, aos poucos, resgatando os trajes coloridos, os sons fortes de instrumentos de percussão e a incomparável expressividade corporal que traduzem a herança folclórica compartilhada entre Pará e Minas.

Dessa vez, o Tumbaitá conta com um corpo de músicos especialmente convidados para desenvolver e executar a trilha sonora. Além disso, o Coral da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade faz uma participação especial, abrilhantando ainda mais essa noite de festa.

Quem quiser ganhar um ingresso, pode participar da “Lista Amiga”. Basta inscrever-se pelo telefone 3835-2102 ou na recepção da Fundação Cultural. A cortesia só poderá ser retirada no dia do espetáculo, e cada pessoa terá direito a apenas uma entrada.

Os ingressos para o espetáculo PARAMINAS custam R$5,00 (cinco reais) e poderão ser adquiridos na bilheteria da Fundação Cultural, a partir das 14h de segunda-feira, dia 15.
 
Outras informações pelo telefone 3835-2102 ou pelo site www.fccda.mg.gov.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário