quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Novos auditores internos do Sistema de Gestão da Qualidade iniciam atividades no HNSD

O setor da Qualidade apresentou aos gestores as mudanças implementadas no processo de auditorias internas (Foto/Acom HNSD) 
O Hospital Nossa Senhora das Dores realizou o encerramento do Curso de “Formação de Auditores Internos do Sistema de Gestão da Qualidade”, que contou com a participação de 18 colaboradores indicados pelos gerentes  da instituição. Segundo a supervisora da Qualidade, Gleice Moreira,  as competências necessárias para um auditor  são definidas na norma ISO 19011 e foram utilizadas como pré-requisito para a seleção dos participantes no curso.
 
A Formação teve como foco a norma ISO 9001:2008 (Foto/Acom HNSD)
Com início em setembro, a Formação teve como foco a norma ISO 9001:2008, as ferramentas da qualidade e os  procedimentos internos que padronizam o sistema de gestão da qualidade do HNSD. “No recebimento do convite para ser auditora fiquei um pouco insegura, mas a vontade de aprender e entender mais do funcionamento HNSD superou qualquer insegurança. Durante o curso de auditoria interna foi possível entender que a prática diária do trabalho só acontece de forma eficaz se entendermos do sistema como um todo”, relata a  fisioterapeuta Suellen Kamila.
 
O setor da Qualidade apresentou aos gestores as mudanças implementadas no processo de auditorias internas e ressaltou que todas foram discutidas com o auditor  Eduardo Ferraz, da empresa DNV GL (empresa certificadora que realizou a auditoria externa do HNSD em setembro deste ano) e foram consideradas importantes para a melhoria do processo.
 
Para a enfermeira Ludimyla Assrauy, o curso de auditor interno possibilitou o conhecimento dos processos de forma sistêmica. “Paralelo a isso tive a oportunidade de conhecer cada particularidade das atividades realizadas na prática do ambiente hospitalar. Além disso, o curso permite um olhar mais criterioso dos processos e isso  interfere diretamente na qualidade da assistência ao cliente”, frisou.
 
Gleice Moreira destaca ainda a importância da participação da enfermeira  Ludimila Fonseca, responsável pelo Núcleo de Segurança do Paciente – NSP, nas auditorias dos setores assistenciais, e a participação de todos os outros auditores, pois sem eles o trabalho não teria alcançado êxito e sucesso .
 
“A participação do NSP foi uma estratégia para disseminar a cultura hospitalar voltada para a segurança dos pacientes, por meio do controle e avaliação de processos assistenciais, a fim de garantir a minimização dos riscos e a qualidade dos serviços.  Ressalta também a importância da participação de todos os colaboradores nas auditorias e não apenas dos gestores. É importante para o auditor saber que as atividades do setor são de conhecimento e domínio de toda a equipe. Além disso, estamos nos preparando para a próxima auditoria externa que está agendada para a 1ª quinzena de junho de 2015. Desejamos a todos os setores um ciclo de auditorias produtivo e de muito aprendizado”, finaliza a Supervisora de Qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário