Lukinha DDG (Foto/Ascom Ita)
|
Dez escolas em Itabira, sendo sete estaduais e três municipais, receberam neste ano o projeto lítero-musical Sarau Essência. Realizado pela Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Governo/Diretoria para Promoção da Igualdade Racial e em parceria com o rapper itabirano Jefferson Lucas (Lukinha DDG), a atividade busca valorizar a cultura negra e inserir o ritmo hip-hop nas instituições de ensino do município. Participaram do projeto alunos do 6º ao 9º ano.
A diretora para a Promoção da Igualdade Racial, Marinete Nunes Pereira, explica que o Sarau Essência é um projeto interativo em que os estudantes trabalham valores pessoais e éticos como família, autoestima, futuro, formação profissional e outros. “As atividades mudam positivamente a rotina da escola e incentivam a leitura e o raciocínio. Os estudantes aceitaram muito bem e algumas escolas ainda pediram que o Lukinha retornasse para trabalhar com outras turmas”, ressalta.
Idealizado pelo rapper Jeferson Lucas, Marinete Nunes conta que após conhecer o projeto, a Diretoria para Promoção da Igualdade Racial, percebeu a importância de incluir o hip-hop em suas atividades. “Em 2013, Lukinha trabalhou o Sarau como voluntário nas comunidades quilombolas. Depois, as apresentações foram expandidas para as instituições de ensino”, explica. As ações são promovidas também pelos rappers Thiago SKP, Fredinho, Servo, o percursionista Juninho Ibituruna e outros parceiros.
Uma amostra do projeto foi realizada durante o mês de outubro em cinco escolas estaduais. Em novembro aconteceu dentro da programação da II Jornada para Promoção da Igualdade Racial. Na oportunidade, de acordo com Marinete Nunes, a demanda de escolas querendo participar foi maior que a oferta. Também houve apresentação na Quinta Cultural (no paredão da rua Tiradentes) e no Quilombo do Morro Santo Antônio.
Participaram do Sarau Essência em 2014 as escolas estaduais: Professora Marciana Magalhães, Antônio Linhares Guerra, Mestre Zeca Amâncio (Eemza), Dona Eleonora Nunes Pereira, Professor Emílio Pereira de Magalhães, Major Lage e Professora Maricas Magalhães. As municipais foram Professora Marina Bragança de Mendonça, Antônio Camilo Alvim e Colégio Municipal Professora Didi Andrade.
A programação para 2015 ainda não foi definida, mas a expectativa é de que o trabalho alcance um maior número de instituições de ensino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário