sábado, 18 de janeiro de 2014

Secretário de Planejamento assume Banco do Povo

Secretário municipal de Planejamento, Júlio César de Araújo (Foto/Ascom Ita Arquivo)
O secretário municipal de Planejamento, Júlio César de Araújo, foi eleito, na noite de ontem, presidente do Banco do Povo de Itabira e garantiu reformulação da instituição já nos próximos dias. Os primeiros passos, disse ele, são compor a nova diretoria do banco, mudar de endereço e reformular o estatuto.
 
Apesar de ser membro do primeiro escalão do governo Damon Lázaro de Sena (PV), o secretário foi cauteloso quando questionado a respeito da possibilidade de liberação de recursos pela Prefeitura para o banco. De acordo com o presidente eleito, a nova diretoria do banco terá que apresentar um projeto “consistente” ao governo para receber recursos públicos.
 
“O Banco do Povo tem que apresentar um projeto que demonstra sustentabilidade, que demonstra condições de dar uma resposta social ao Município. Se preencher estas condições, acredito que o Damon tem um grande interesse [em liberar recursos para a instituição], pois estamos trabalhando o fomento da economia no município”, destacou Júlio César, ao ser perguntado se o governo investirá no banco.
 
Segundo ele, a instituição não “passa por necessidades financeiras e não tem nenhuma dívida no mercado”. Júlio César disse ainda que o Banco do Povo funcionará, a partir de semana que vem, na avenida das Rosas, no São Pedro. Atualmente, está instalado em uma sala pequena no Mercado Municipal Caio Martins da Costa, na avenida João Pinheiro.
 
“Decidimos dar um fomento e um fôlego no banco, até porque é um plano do governo a questão da fomentação do microempresário e do microempreendedor individual e ampliar as questões de investimentos sociais para as pessoas que estão na vulnerabilidade e no assistencialismo. É a mudança do meio de vida, tornar a vida mais produtiva e a cidade mais sustentável”, disse o secretário.
 
Outra novidade é a possibilidade de firmar uma parceria com a Caixa Econômica Federal. Segundo Júlio César, o processo está em fase de negociação com a gerência regional do banco federal em Governador Valadares. “Vamos celebrar uma parceria da Caixa com o Banco do Povo, não é uma parceria da Caixa com a Prefeitura e sim com a entidade. Já foi encaminhada uma proposta para a gerência e estamos aguardando um retorno, mas nada está estabelecido, mas estamos trabalhando para que isso aconteça”, disse ele.
 
Ainda na noite de ontem, foi definido o vice-presidente do Banco do Povo. Por aclamação, Walter Pontes, representante do Rotary Club Itabira Cauê, foi o escolhido. Walter Pontes foi o secretário-executivo do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Centro-Leste (Ciscel) por 12 anos, até ser substituído, ano passado, por José Peixoto de Magalhães. 
 
 
Fonte: Jornal Diário de Itabira

Nenhum comentário:

Postar um comentário