quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Alerta - Sem chuva, Saae mantém racionamento de água

Eta Rio de Peixe se encontra em fase de construção para captação de água evitando futuros racionamentos (Foto/Ascom Ita/Arquivo)
Quando o verão chega, as pessoas passam a utilizar mais água para se refrescar. No entanto, o aumento do consumo compromete os reservatórios. Devido à falta de chuvas na região, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) reforça que o racionamento em Itabira permanece e a interrupção do fornecimento de água ocorre de acordo com a necessidade. 

No entanto, apenas essa medida não será suficiente para sanar o desabastecimento no município. Segundo o diretor-presidente interino da autarquia, Domício Carlos Bragança Guerra, a maior contribuição deve vir da população, por meio do uso consciente da água. “Como está fazendo muito calor, as pessoas estão relaxando e gastando mais água, lavando carros, calçadas e enchendo piscinas. Atitudes como estas devem ser evitadas, pois os reservatórios esvaziaram e o consumo aumentou. A situação é grave”.

Domício Guerra ressalta que a meteorologia não prevê chuvas para a região, portanto, os níveis dos mananciais permanecerão baixos até que haja precipitações. De acordo com o Saae, a captação na Estação de Tratamento de Água (ETA) Pureza tem uma vazão normal de 186 litros por segundo (l/s). Atualmente, os registros indicam uma captação de 135 l/s, ou seja, uma redução de 51 l/s. 

O diretor-presidente interino pede que haja diminuição do uso de água na parte baixa da cidade, pois a utilização de grande volume do líquido compromete o bombeamento para as áreas mais altas. 

Para amenizar o problema, o Saae vai alugar um gerador e bombas que reforçarão a ETA Pureza. A estrutura fará a transposição de água do Rio de Peixe para o manancial da bacia Pureza, que abastece 55% do município. Estima-se que sejam bombeados 60 l/s de água para a ETA.


Dicas de consumo consciente

Evitar banhos demorados; manter a torneira fechada ao fazer a barba e ao escovar os dentes; usar a vassoura (não a mangueira) para limpar a calçada e o quintal; utilizar balde e pano para lavar o carro, em vez de mangueira; molhar as plantas com regador no início da manhã ou à noite (para reduzir a perda de água por evaporação) e eliminar vazamentos existentes no imóvel são algumas dicas para economizar água.
 
Novas captações  A Prefeitura de Itabira consolida novas captações de água. Está em construção a  ETA Rio de Peixe, com capacidade para captar 60l/s de água. Será ampliada a operação da ETA Gatos, com captação da Barragem Santana em 100l/s. A médio e longo prazo, haverá a captação de água no Rio Tanque (550 l/s).

Nenhum comentário:

Postar um comentário