quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Banco de Alimentos - Prefeitura distribui mais de 67 mil kg de produtos a entidades assistenciais



A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Abastecimento (SMAA), trabalha pela valorização do produtor rural ao oferecer programas e oportunidades de crescimento. O Banco de Alimentos é um importante instrumento que beneficia este público-alvo e, ao mesmo tempo, atende a quem precisa: em 2014, foram comprados R$ 106.991,55 em produtos rurais e 67.246,480 kg de alimentos foram distribuídos a entidades assistenciais do município.

O Banco de Alimentos foi criado para servir como apoio à comercialização dos produtos vindos da agricultura familiar e atender as entidades filantrópicas por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA). É um projeto do Ministério do Desenvolvimento Agrário, gerido pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O Conab compra os alimentos dos produtores rurais de Itabira e repassa os produtos ao Banco de Alimentos. Este é responsável por doá-los às entidades. Cada agricultor pode receber no máximo R$ 6.500,00 por ano.

Fazem parte do Banco de Alimentos 44 produtores filiados ao programa da Agricultura Familiar. Todos recebem mensalmente o pagamento pelos produtos adquiridos: verduras, legumes, frutas, mel, ovos, dentre outros. O secretário municipal de Agricultura e Abastecimento, Geraldo Roberto Ferreira da Silva, ressalta aimportância do projeto. “Ele possibilitou ao homem do campo ter uma renda fixa pela venda de seu produto, que na maioria das vezes era perdido caso não fosse comercializado em tempo hábil”.

A Prefeitura ainda oferece todo o apoio necessário para o produtor rural, principalmente em logística. Existe também um suporte que vai desde a análise do solo, compra de sementes, mudas, armazenamento até o transporte dos produtos à venda. 

O objetivo é expandir e fortalecer o projeto. Para isso, é necessária a criação do Conselho Municipal de Segurança Alimentar que possibilitaria transformar o Banco de Alimentos em um grande captador e incentivar maiores doações pelos produtores rurais. 

Os produtores rurais participantes reconhecem os benefícios que o Banco de Alimentos trouxe para a vida de suas famílias. Nelson de Souza Ferreira, que fornece banana e verduras, disse que o projeto diminuiu a perda de mercadorias como acontecia antes. “Sabemos também que o alimento que produzimos é direcionado a quem precisa e isso é muito bom”, ressaltou.

Para o fornecedor de mel e feijão, Aeliton Rodrigues Almeida, após a implantação do Banco de Alimentos a vida do produtor rural mudou muito de forma positiva. “Hoje tudo que produzimos temos como escoar e isso nos dá uma renda fixa. Recebemos muito apoio da Prefeitura, o que nos traz crescimento. Estamos satisfeitos”, finalizou.
 
Atualmente, são beneficiadas as seguintes instituições: Associação Municipal Assistencial Itabirana (Amai), Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Creche Bom Pastor, Cáritas Diocesana, Conselho Municipal do Bem-Estar do Menor (Combem), Creche Nosso Lar, Lar de Ozanan, Hospital Carlos Chagas, Hospital Nossa Senhora das Dores, SOS Obras Sociais, Secretaria Municipal de Ação Social (SMAS) e Secretaria Municipal de Educação (SME), contribuindo para o reforço da merenda escolar. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário