quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Enquanto os anjos dormem…


Um novo estilo de fotografia tem ganhado espaço no mercado itabirano e sem dúvidas, tem conquistado e encantado a todos. É o newborn, uma técnica que retrata bebês recém nascidos logo nos seus primeiros dias de vida. Para completar ainda mais a magia, a maioria das fotos são feitas enquanto eles estão dormindo e tentam reproduzir em algumas cenas as posições do bebê ainda dentro da barriga da mãe.
 
A técnica de fotografar recém nascidos não é tão simples e os interessados em contratar estes serviços devem estar sempre atentos aos cuidados do fotógrafo, bem como aos equipamentos, à luz, a técnica e as poses.
 
Em seu site, a especialista em newborn Roberta Cadore fala a respeito da técnica e chama a atenção para a participação dos pais nos ensaios. Segundo ela, na maioria das vezes é necessário paciência,para que os bebês sejam fotografados e o trabalho ganhe qualidade. “Os registros são feitos sem roupinhas ou com acessórios próprios para recém-nascidos. É necessário também que o bebê esteja em sono profundo, para permanecer nas poses e passar a tranquilidade do momento nas imagens.
 
Recomendamos aos pais que no dia da sessão, venham com paciência pois, os bebês são muito sensíveis aos sinais de ansiedade ou nervosismo, aconselhamos também que usem roupas leves pois mantemos o ambiente aquecido e tranquilo, para que fique sempre confortável para o bebê. A sessão pode ser feita em estúdio, na residência do cliente e ainda em sessões externas”, explicou a fotógrafa.


Newborn em Itabira

Em Itabira a fotógrafa Silvania Costa e seu filho Luan Costa realizam o newborn e têm ganhado destaque no mercado. Segundo ela, a técnica exige muita atenção do fotografo e claro, muito cuidado com os recém nascidos. De acordo com a fotógrafa, a todo momento suas mãos e seus braços são higienizados para manter os bebês protegidos. Ela conta detalhes de como é realizado o ensaio: “Assim que a mãe nos procura interessada em fazer um ensaio newborn, explico a ela que este ensaio flui melhor com o recém-nascido estando com até 12 dias de vida. A sessão é feita em nossa residência, em um local preparado para receber o recém-nascido. O ambiente é aquecido a uma temperatura que chega próxima a do útero materno, a iluminação deve ser adequada,  também usamos álcool gel para higienizarmos nossas mãos e braços o tempo todo. Peço para a mãe levar apenas fraldas, lenços umedecidos e a roupa do bebê, também sugiro que ela leve algum brinquedo especial do filho, algo que os pais compraram e que vai ficar registrado através deste ensaio. Todos os acessórios usados na sessão são nossos: mantas, gorrinhos, wraps [tecidos usados para enrolar os bebês], props [cestos e baldes para colocar os recém-nascidos], tiaras, coroas, e uma linda mini- cama.  Tudo é devidamente lavado e higienizado após cada ensaio”, explicou a fotógrafa.
 
Um ensaio newborn pode durar de 3 à 6 horas, mas dependerá muito de cada bebê, já que neste período de tempo ele precisa ser amamentado ou ter as fraldas trocadas. Um cuidado necessário, segundo explicou Silvânia Costa, é com os sons do ambiente. Como forma de manter os recém nascidos mais tranquilos ela utiliza o chamado “ruído branco”. “O ruído branco combinação de diferentes sons com várias frequências diferentes. Este som acalma o bebê porque faz com que ele se lembre do som do útero, incluindo as batidas do coração da mãe. Também acalento e faço dormir usando técnicas  de relaxamento que aprendi em workshop e cursos de fotografia newborn. A maioria das fotos são feitas com o bebê dormindo , assim com um cuidado especial alternamos poses na hora de fazer as composições, respeitando sempre a flexibilidade do bebê”, detalhou ela.
 
Os lindos bebês que estão nas fotos são: Arthur e Eliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário