Em Minas Gerais existem 91 unidades de proteção ambiental entre mata atlântica, cerrado e caatinga. O estado é muito conhecido por suas belezas naturais, principalmente pelos rios, cachoeiras e serras. Como forma de divulgar o potencial turístico do estado, o Ministério Público de Minas Gerais em parceria com o Instituto Estadual de Florestas (IEF) e a editora Horizonte lançou o “Guia de Parques Estaduais de Minas Gerais”.
Neste volume, os leitores poderão ter acesso às 18 unidades de conservação mais bem preparadas para receber turistas. Nesta lista estão 16 parques estaduais e mais dois monumento naturais, a Gruta do Rei do Mato e o sítio arqueológico Peter Lund.
Nesta listagem também está o parque itabirano Mata do Limoeiro, localizada no distrito de Ipoema, a Mata do Limoeiro é a maior reserva remanescente da mata atlântica contínua de Itabira. O local também é conhecido por abrigar belas cachoeiras e pela rica fauna, principalmente os pássaros.
Os interessados em obter um exemplar do guia podem acessar o endereço http://loja.edhorizonte.com.br/guia-parques-estaduais-de-minas-gerais.html e fazer a solicitação do produto gratuitamente. A editora cobra apenas a taxa de entrega. Junto com o guia também vem um mapa de 60 x 75cm do estado, com a localização de 91 unidades de conservação.
A partir desta quinta-feira (15) será possível baixar um aplicativo com todas as informações do guia.
Lista
Os parques que compõem o guia são:
1) Biribiri
2) Ibitipoca
3) Itacolomi
4) Lapa Grande
5) Mata do Limoeiro
6) Nova Baden
7) Pau Furado
8) Pico do Itambé
9) Rio Doce
10) Rio Preto
11) Serra das Araras
12) Serra do Brigadeiro
13) Serra do Intendente
14) Serra do Rola-Moça
15) Serra Verde
16) Semidouro
17) Gruta do Rei do Mato
18) Peter Lund
Nenhum comentário:
Postar um comentário