terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Chuvas - Alerta: risco de deslizamento de terra em itabira

 
O Centro Nacional de Monitoramento de Alertas e Desastres Naturais (Cemaden) emitiu na tarde desta segunda-feira (09) um alerta à Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) de Itabira. O documento mostra que o grande volume de chuva que caiu na cidade nas últimas horas (126mm) pode provocar deslizamento de terra e queda de barrancos. O alerta de risco é alto para quatro bairros e os dois distritos: Gabiroba de Cima, Gabiroba de Baixo, João XXIII, Nossa Senhora das Oliveiras, Pedreira do Instituto, Ipoema e Senhora do Carmo. 
 
Documento do CEMADEM alertando o grande volume de chuvas (Foto/Ascom Ita)
 
......e alertando os locais de risco no município referente aos bairros (Foto/Ascom Ita)

No último fim de semana, técnicos da Comdec atenderam a diversas ocorrências: destelhamento, queda de muro e deslizamento de terra. O telefone da Defesa Civil é 3839.2147. 
     

Plano de contingência

Em dezembro de 2014, a Prefeitura de Itabira, por meio da Comdec, elaborou o Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil (PLANCON), que permite respostas rápidas em caso de desastres naturais. O trabalho é realizado em conjunto e no documento consta as obrigações de cada secretaria e órgãos participantes. O plano conta com a mobilização de nove secretarias municipais, Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Itaurb, além do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais e Polícia Militar de Minas Gerais – incluindo a Polícia Militar Ambiental e a Rodoviária.

O PLANCON estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos na resposta a emergências e desastres, incluindo as ações de socorro, ajuda humanitária e reabilitação de cenários, a fim de reduzir os danos e prejuízos decorrentes. Foram mapeadas as áreas mais críticas da cidade e estabelecidas as ações. 


33 muros de arrimo

Muro de arrimo construido pela Prefeitura em 2014 (Foto/Ascom Ita)
Com o objetivo de garantir segurança e tranquilidade a moradores em áreas que podem de ocorrer desabamento de barranco, a Prefeitura de Itabira está construindo muros de contenção (arrimo), em vários pontos da cidade. Ao todo serão 33 muros. Já foram concluídas obras nos bairros bairros São Pedro, Eldorado, Nossa Senhora das liveiras, Gabiroba, Madre Maria de Jesus e Bethânia.

A medida, conforme o coordenador da Defesa Civil, Carlos Gorino, tem um enorme impacto positivo tanto para as famílias que vivem nesses locais, quanto para o trabalho da Defesa Civil. “Muitos muros já foram concluídos e o resultado é que aqueles locais deixaram de ser áreas de risco. As pessoas agora vivem com segurança e todos ao redor também são beneficiados”, reforçou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário