quinta-feira, 12 de março de 2015

Segurança Pública domina debates na reunião da Câmara


A reunião da Câmara desta terça-feira (10) teve como destaque a segurança pública. Estiveram presentes à sessão plenária o Secretário Muncipal de Ordem Pública Cel. Julio Maria Abilio, o Delegado Regional de Policia Civil Paulo Tavares e o Comissário da Infância e da Juventude Edson Taveira. As discussões sobre as alternativas de combate ao crime começaram com o uso da tribuna pelo vereador Paulo Soares (PSB), que mostrou as atuais condições da delegacia de policia. Logo em seguida foi a vez do Comissário da Infância e Juventude Edson Taveira participar. Ele mostrou uma cartilha que está sendo preparada para distribuir entre os alunos da rede de ensino da cidade. 

O Delegado Paulo Tavares também usou a tribuna para informar que a Policia Civil tem alto índice de solução de crimes graves. Segundo ele, cerca de 90% dos crimes como assassinatos e tentativas de assassinatos são solucionados. Outro dado apontado pelo Delegado é a legislação brasileira que está defasada.  Tavares afirmou que “os bandidos são presos hoje e sabem que serão soltos em 4 meses”. 

O secretário de Ordem Pública, Cel. Júlio Abílio foi mais contido e afirmou que o governo municipal trabalha para formar a guarda municipal, mas que há muita burocracia e isso atrapalha o planejamento. “Temos que cumprir todas as etapas da lei federal que rege a guarda municipal. Também devemos preparar os agentes e isso leva tempo”, explicou Abílio. Ao final, o vereador Paulo Soares considerou a reunião produtiva, já que várias ações devem acontecer.  “Todos os vereadores estão empenhados em solucionar os problemas de segurança pública e isso já é uma boa notícia. Vamos iniciar uma campanha em conjunto com a Policia Civil, a Militar e o comissariado para conscientizar os jovens. Também vamos pressionar o governo do estado e até a Vale, que têm responsabilidade sobre o que acontece com Itabira”, disse o vereador.

A reunião ainda contou com o pronunciamento do vereador Geraldo Magela Pena Torres (PDT) sobre denuncia do ex-administrador do distrito de Senhora do Carmo. Segundo o vereador, o “Sr. Reginaldo Santos já fez denúncia ao Ministério Público sobre as obras de construção de mata-burros na região do distrito e que não condizem com o que está especificado no edital de contratação pela prefeitura”.  

A vereadora Marcela Cristina Lopes (PR) também fez uso da tribuna para destacar o dia internacional da mulher, comemorado no último dia 8 de março. Segundo a vereadora, o município está tratando da proteção às mulheres de maneira eficaz através de programas sociais e serviço de proteção. Ela também destacou a Semana da Endometriose, que consiste em campanha de conscientização para a realização de exame de prevenção da doença que atinge as mulheres.  Por ultimo, o vereador Bernardo Mucida (PSB) usou a tribuna para divulgar um programa de autoria dele que fala sobre o desenvolvimento econômico do município.

A pauta de votação foi prejudica por um pedido de vistas ao veto do prefeito Damon de Sena (PV) ao Projeto de Lei 120/2014, de autoria do vereador Toninho da Pedreira (PROS), que “disciplina a criação e a circulação de animais de grande porte, em estado de soltura às margens das rodovias asfaltadas e vias urbanas no município”. Com isso, os projetos de reajuste dos servidores, que têm regime de urgência, até poderiam ser votados. Por iniciativa do líder do governo na câmara, vereador Rodrigo Assis Diguerê (PV), os demais vereadores concordaram em retirar as matérias da votação, o que só deve acontecer na próxima semana. 


Comissão Especial Temporária não vai se reunir

Nesta quinta-feira não haverá reunião da Comissão Especial Temporária. O Presidente da Câmara vereador Solimar Silva (SDD) deve se reunir na próxima semana para definir a composição das comissões temáticas da Câmara. Os partidos já indicaram os lideres e uma reunião deve definir a posição de cada vereador nas comissões.
 

Homenagem Dia Internacional da Mulher
 
A Câmara Municipal promoveu nesta terça-feira (10) ação em homenagem às servidoras da casa. Todas as mulheres participaram de uma sessão de maquiagem oferecidas pela diretora da Casa Lidiane Cunha. A iniciativa contou ainda com  a distribuição de flores e produtos de beleza para todas as servidoras. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário