segunda-feira, 6 de abril de 2015

Itaurb – Prefeito vai reconstruir o centro de triagem, e esclarece os fatos que causaram o incêndio da unidade que corresponde a autarquia

Damon e seus secretários falam da transferência do centro de triagem para o 3º Distrito Industrial

Visita do prefeito Damon Lázaro de Sena ao Centro de Triagem da Itaurb após o incêndio (Foto/Ascon Ita)
Antes de conceder a coletiva de imprensa na tarde de segunda – feira [30], do mês passado, o prefeito Damon Lázaro de Sena [PV] aproveitou a parte do seu intervalo no horário do almoço e visitou o Centro de Triagem da Empresa de Desenvolvimento de Itabira [Itaurb], localizado na Rua Ormindo Dias Lage [Rua Cinco], no bairro Bela Vista, fazendo a divisa com a região do Nova Vista, onde é conhecido como ponto do tráfico de entorpecentes. Depois do incêndio ocorrido no local na tarde de domingo [29], Damon Sena visitou e avaliou todos os estragos causados pelo foco do incêndio, onde o fogo se alastrou, causando prejuízos menores na unidade de reciclagem de resíduos sólidos da empresa, onde é feito a separação destes produtos descartáveis para o seu devido reaproveitamento.
 
Damon Sena e seus secretários na coletiva de imprensa (Foto/Wendel Cruz)
Depois de ter visitado o centro de triagem da empresa, Damon Sena retornou a prefeitura em seu gabinete, se reunindo com a imprensa, juntamente com o vice – prefeito e atual secretário Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Turismo, Inovação e Tecnologia [SMDECTIT], Reginaldo Calixto de Oliveira [PMDB], e com o Diretor – Presidente da Itaurb, Carlos Carmelo Torres “Cac”, para prestar todos os esclarecimentos sobre o incêndio ocorrido na tarde de domingo do mês passado.
No início da entrevista coletiva, Damon Sena explicou que está desde o primeiro ano de sua gestão, para definir o novo local do Centro de Triagem da Itaurb, que se encontra instalado na localidade dos bairros Bela Vista/Nova Vista, do qual foi iniciada a primeira etapa desta obra, durante o governo do José Maurício Silva [PMDB] na gestão 1983/1988, desde o surgimento da empresa que compõe a autarquia da Prefeitura Municipal desde 1986, prestando serviços de coleta de lixo e limpeza urbana há 29 anos na cidade.
De acordo com o Damon Sena, o Centro de Triagem passará novamente pelo processo de revitalização, mantendo a continuidade no atendimento e nas atividades das demandas lotadas no município, para que o processo de separação dos resíduos sólidos não fique parado, sem ter o local específico para dar continuidade nas atividades. E em seguida, o Centro de Triagem será transferido para o novo e o 3º Distrito industrial, que será instalado nas proximidades do bairro Pedreira do Instituto. Assim que a Vale liberar o terreno, para as futuras instalações das grandes empresas que vão fomentar a economia local, da qual foi uma das promessas de sua campanha em 2012, ainda candidato a prefeito na terceira via, sendo eleito para esta gestão. E o projeto deste novo distrito será apresentado em maio, e está sendo tramitado pelo SMDECTIT, da qual a pasta é ocupada pelo Reginaldo Calixto, em função do acúmulo de cargos.
Damon Sena (Foto/Wendel Cruz)
Ainda de acordo com o Damon Sena, ele afirmou que é o terceiro incêndio que acontece no Centro de Triagem, desde a sua inauguração, sendo que em 2012 ocorreram dois incêndios seguidos no mesmo local daquele ano, ainda no governo do João Izael Querino Coelho [PSL], nas gestões 2004/2008 e 2009/2012. E o estabelecimento que comporta toda a infraestrutura voltada para realizar todo o processo de separação dos resíduos sólidos para serem reciclados, que se encontra permanente desde 1992. E a construção desta unidade, foi concluída no governo do Luiz Menezes “In memoriam” [PFL], na gestão 1989/1992, da qual se encontra instalada há 23 anos na localidade da região Bela Vista/Nova Vista. Principalmente, quando a região da Nova Vista havia poucos moradores naquela localidade daquele ano, sabendo que já se passaram diversos prefeitos desde a criação da empresa. E ainda ele lembrou que participa da vida pública desde candidato a prefeito nas eleições municipais de 2004, e a comunidade destas localidades solicitaram a retirada desta unidade, ainda no período eleitoral daquele ano, quando ele foi pedir votos na região destes bairros. ”Desde que eu participo da vida política da cidade diretamente como candidato a prefeito em 2004, todas as vezes que eu fui pedir voto naquela região, à população da região sempre solicitou a retirada daquela estrutura daquele bairro. Porém, de 2004 até 2012, ninguém nunca se mobilizou, e a nossa gestão está se mobilizando desde 2013 para retirar toda aquela estrutura daquele local, sabendo que incomoda toda a população”, lembrou.
Segundo o Carlos Carmelo, o incêndio ocorrido na tarde de domingo da semana passada, os materiais que compõe os resíduos sólidos para serem reciclados, sofrerão dificuldades no processo de separação, devido ao foco incêndio que danificou uma parte dos equipamentos instalados no local. “Na realidade nós temos uma alternativa sim! O grande problema nosso é processar o material recebido lá no Centro de Triagem. E estamos improvisando algumas bancadas, por que 20% das esteiras foram destruídas, incluindo a máquina e a prensa. E toda a área do silo, aonde é recebida todos os materiais recicláveis para o processo de separação, se submetendo ao silo das esteiras, e essa parte foi totalmente comprometido. E estamos improvisando algumas plataformas, e vai dificultar um pouco mais a separação, mas, nós estamos parados, devido ao incêndio ocorrido”, afirmou.
Diretor - Presidente da Itaurb Carlos Carmelo (Foto/Wendel Cruz)
Ainda segundo o Carlos Carmelo, o vigia que estava permanente no horário em que ocorreu o incêndio, ele percebeu os estalos dos artefatos, observando a fumaça que estava se alastrando no local, e a primeira providencia em que ele tomou, foi desligar a chave geral, evitando que o fogo chegue às instalações da parte elétrica das dependências do centro de triagem, evitando maiores estragos com o incêndio, que vinha se alastrando no local. E ainda Carlos Carmelo explicou que o vigia acionou o superior responsável deste setor, para tomar as devidas prioridades necessárias, com o incêndio que danificou 20% dos equipamentos que são utilizados para o devido processo de separação dos resíduos recicláveis, sendo duas empilhadeiras carregadeiras e sete prensas hidráulicas, que foram adquiridos recentemente no ano passado.
Além de o vigia ter realizado o desligamento da chave geral da rede elétrica que comporta o fornecimento e o funcionamento da energia nas dependências do Centro de triagem, onde é feito todo o processo de separação destes resíduos sólidos para serem reciclados, da qual garante o funcionamento da unidade, sendo um dos primeiros passos em que ele tomou, de forma fantástica em caráter prioritário. Ainda o Carlos Carmelo elogiou o vigia, pelo seu devido desempenho na sua primeira providência, na qual ele tomou ao realizar o rompimento de rede elétrica, evitando os maiores estragos na unidade da empresa, durante o incêndio ocorrido. E os demais colaboradores da autarquia também contribuiu com o combate ao incêndio na unidade, utilizando os extintores que se encontravam instalado nas dependências do centro de triagem, minimizando a situação ate a chegada da viatura do corpo de bombeiros, compostos de brigadistas capacitados para dar continuidade no combate ao incêndio ocorrido no local. Ao comparecer no pátio do centro de triagem, para atender e confeccionar o Boletim de Ocorrência [BO], o Sargento Sávio afirmou que não há condições de fazer pericia, por ter mexido na cena do incêndio ocorrido, devido a limpeza e a retirada dos equipamentos que estavam expostos durante o incêndio, evitando que o fogo atinja o patrimônio da empresa.
Durante a entrevista coletiva sobre o incêndio o corrido na unidade da empresa, Damon Sena confirmou a versão do Sargento Savio, que não haverá pericia por este motivo, ficando impossibilitado da Policia Civil [PC] de realizar os trabalhos técnicos para a definição da causa do incêndio no local, tendo que combater com o incêndio para que o fogo não se alastre para acontecer algo pior, sabendo da lentidão que irá levar meses para a real definição da situação do fato ocorrido. ”Mexeram na cena do crime! E não tem como fazer a perícia, por que tinha ter que apagado o fogo e a polícia civil ter comparecido ao local. Mas, como no nosso país tem muito atraso nas condições de trabalho dessas instituições que tem condições de realizar trabalhos técnicos dessa especialidade, perdeu! E não dá para definir se o incêndio é criminoso ou não! Ou se alguém ouviu a explosão da área aonde possui diversos materiais que são combustíveis, e até o próprio calor exagerado pode ser uma das causas do incêndio. O que a pericia vai fazer é chegar e tomar o conhecimento, com a impossibilidade de definir a causa do incêndio sendo ou não criminoso”, concluiu.     
Carlos Carmelo aproveitou a oportunidade em que ele concedeu entrevista coletiva, lembrando a população que a coleta de lixo vai continuar normalmente, pedindo que eles separem todo o material destes resíduos sólidos recicláveis, principalmente nas sacolas os objetos descartáveis: plásticos e alumínios. Facilitando o trabalho manual do processo de separação, que ocorre daqui pra frente, devido ao incêndio ocorrido no Centro de Triagem.
Na manhã de terça – feira [31], do dia seguinte, do mês passado, foi encaminhado dois caminhões da autarquia lotados de resíduos sólidos para serem feito o serviço de processo de separação desses materiais, para cada unidade da Associação dos Trabalhadores na Limpeza e Material Reciclável de João Monlevade [Atlimarjom] e Associação dos Catadores de Rio Piracicaba [Ascaripi], situado nos municípios de João Monlevade e Rio Piracicaba, ambos da região. E os diretores destas instituições se propuseram a receber a parte do material, garantindo a continuidade do processo de separação dos lixos recicláveis, da qual serão feitas todas as análises de quanto eles conseguem separar a quantidade destes materiais, durante o período em que o caminhão da empresa for despejar todo o material coletado para este serviço prestado, sendo que a unidade da autarquia não conseguiu fazer a separação destes resíduos sólidos. Assim, evitando que o serviço do Centro de triagem fique paralisado, enquanto seja reconstruído para retomar as suas atividades.
 
Para o Damon Sena, além de ter estas duas instituições voltadas pra fazer todo o processo de separação destes resíduos recicláveis [citadas acima], facilitando o serviço do município, até que a situação se reestabeleça após a revitalização da unidade da autarquia. Enquanto o Centro de triagem mantem o funcionamento de forma improvisada, para fazer os deslocamentos para estas duas unidades lotadas da região do Médio Piracicaba. Assim, evitando que estes resíduos sejam jogados no aterro sanitário situado na cidade, gerando desperdício de dinheiro publico indo pelo ralo, e ao mesmo tempo deixa de vender estes materiais recicláveis, do que gerar receitas para o município, mantendo a sua fidelidade no Partido Verde [PV], no qual ele e filiado, garantindo a preservação do meio - ambiente. ”Eu prefiro gastar combustível, e encaminhar pro aterro sanitário, isso e dinheiro! E não podemos jogar dinheiro fora! Por que as instituições de Rio Piracicaba e João Monlevade, são cidades mais pobres do que a nossa! E os municípios agreguem valor com esse produto reciclável que vai chegar lá! Nós não podemos permitir que isso vá pro aterro sanitário! Pois eu sou filiado no Partido Verde, e eu tenho que zelar por essa sustentabilidade ambiental daqui do município”, acrescentou.
 
No final de entrevista coletiva, ao ser questionado sobre a revitalização do centro de triagem, da qual vai ser concluída novamente, sendo retomadas todas as atividades para realizar o processo de separação dos resíduos sólidos recicláveis. E logo depois, a unidade da autarquia será transferida para o 3º Distrito Industrial. E o Damon Sena informou que não sabe ainda o que vai fazer com a unidade que será extinta do local.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário