Empresas de Itabira poderão receber certificação de qualidade
Palestrante e Coordenador da Qualidade da Construção – Vale e do PAQP,José Don Carlos (Foto/ACOM ACITA)
|
“Invista em Qualidade e aumente a sua competitividade!”, foi o tema da palestra ministrada por José Don Carlos, Coordenador da Qualidade da Construção – Vale, no auditório da Acita, Associação Comercial, Industrial, de Serviços e Agropecuária de Itabira, nesta quarta-feira, 15 de outubro. A palestra fez parte do Café Empresarial que contou ainda, com o lançamento do Programa Acita de Qualidade e Produtividade (PAQP). O programa foi apresentado aos empresários locais e tem como meta promover a competitividade das empresas, disseminar o conhecimento e capacitar os participantes por meio de reuniões periódicas, cursos, treinamentos e visitas técnicas. Na abertura do evento o presidente da Acita, Marco Aurélio Garcia Matos, falou da importância deste projeto para o desenvolvimento sustentável do município. A atividade é mais uma ação do PDNI, Programa de Desenvolvimento de Negócios de Itabira, em parceria com a Prefeitura Municipal.
Presidente da Acita, Marco Aurélio Garcia fala desse novo programa (Foto/Acom Acita) |
O palestrante, José Don Carlos é também o coordenador do Programa que será desenvolvido pela Acita. Durante a apresentação ele falou sobre a importância das empresas investirem em qualidade. “As empresas hoje precisam investir em qualidade, segurança e meio ambiente para sobreviver ao mercado cada dia mais competitivo”, afirmou.
O Programa Acita de Qualidade e Produtividade é embasado nas normas Iso, reconhecidas internacionalmente. De acordo com Don Carlos o programa proposto tem como referência outras práticas realizadas em diversos locais do Brasil, “essas práticas serão adaptadas para a nossa realidade e vão disseminar conhecimentos”, garante o palestrante. Durante um ano os participantes do programa irão desenvolver diversas atividades e ao final da etapa as empresas serão auditadas, podendo receber o Selo de Qualidade e Produtividade – Acita.
Um diferencial apresentado pelo PAQP é o atendimento aos requisitos das normas ISO 9001 abordando gestão da qualidade e condições ambientais, de saúde e segurança. De acordo com o coordenador do programa as empresas precisam cada vez mais se preocupar com a sustentabilidade, com a preservação do meio ambiente.
A primeira turma será formada por no máximo 15 empresas e muitas aderiram imediatamente à proposta, restando poucas vagas. O Programa terá início no próximo mês e a entrega do selo está agendada para o dia 12 de novembro de 2015. A data foi escolhida por ser comemorado o “Dia Mundial da Qualidade”.
Quem participou do lançamento aprovou a proposta do programa e acredita na realização para a melhoria da qualidade nas empresas locais. Lincoln José de Ramos, representante da Diretoria da MD Predial, demonstrou interesse em participar do programa, “acho que o programa vai implementar padrões de qualidade para as empresas ainda não certificadas mas também para aquelas que, como a MD Predial, já possui certificação e que buscam sempre o aprimoramento contínuo de seus produtos e serviços, gerando satisfação dos clientes”, disse Lincoln.
A expectativa é de que com a implementação do programa o crescimento das empresas e as mudanças sejam gradativas até alcançarem o ápice da qualidade total.
Nenhum comentário:
Postar um comentário