O dia 1º de maio durante muitos anos foi comemorado com os trabalhadores pela diretoria do Sindicato Metabase de Itabira e Região. No entanto, este ano, com estas demissões que vêm ocorrendo na Vale e nas empresas terceirizadas, não existe clima para comemorações. Por isso, nós decidimos deixar as festas de lado e lembrar o quanto estas demissões são prejudiciais à família, à sociedade e também à economia de Itabira.
A Vale é a principal empresa da nossa cidade, sendo a responsável por manter estável a nossa economia e também a qualidade de vida de muitas famílias. Com o elevado número de demissões, o sofrimento está sendo geral e não apenas aos demitidos.
A Vale explora as nossas riquezas há mais de 70 anos e não está cumprindo com a sua responsabilidade social ao jogar nas costas dos trabalhadores e de toda cidade a conta da crise econômica mundial.
Durante a programação do dia 1º de maio, que acontece no Clube do Sindicato Metabase, estaremos realizando um ato público contra as demissões e também contra o projeto de lei 4330 autorizando as terceirizações em toda cadeia produtiva das empresas. Se aprovado, este projeto poderá trazer sérias consequências para os trabalhadores, entre elas a redução do salário, aumento do desemprego, aumento da possibilidade de trabalhos escravos, precarização da mão de obra, dificuldades nos acordos coletivos, além das perdas de benefícios trabalhistas, dentre outros.
Este ato tem o apoio do movimento Reage Itabira, criado com o objetivo de parar as demissões na Vale e nas empresas terceirizadas.
Contamos com a participação de todos. Vamos lutar juntos pela manutenção do emprego.
Diga não às demissões, Itabira não merece isso!
Mercado reage: demissões precisam acabar!
O preço do minério está subindo, assim como os valores das ações da Vale no mercado internacional. A Vale fechou o pri-meiro trimestre de 2015 com uma forte performance operacional do minério de ferro de 74,5 milhões de toneladas produzidas. Este sinal de recuperação da economia é mais um motivo para a empresa interromper as demissões. O movimento Reage Itabira não é contra as atividades minerárias, mas sim contra estas demissões que estão ocorrendo em nossa cidade.
ATIVIDADES
10:00 Final do torneio de truco
10:30 Ato contra as demissões e ao projeto de lei 4330
11:00 Partida de futebol soçaite (campo 2)
11:00 Entrega dos troféus da corrida
12:30 Entrega dos troféus do futebol e do truco
Atenção: O não sócio deverá levar 1kg de alimento não perecível para ter acesso ao clube. Estamos pedindo tam-bém aos sócios que levem 1kg de alimento não perecível, que serão doados para entidades beneficentes.
Saída do Centro para o clube
09:00
11:00
13:00
15:00
Saída do clube para o Centro
11:45
13:45
15:45
17:00
Nenhum comentário:
Postar um comentário