quarta-feira, 6 de maio de 2015

Ausência no legislativo - Vereadores aprovam os projetos por unanimidade

Parlamentares se ausentaram da reunião para acompanhar as autoridades do estado

Depois de um rápida passagem, Vereador Élson Sá se despede dos colegas de vereança (Foto/Acom Ita) 
Enquanto alguns vereadores que estiveram presentes na reunião ordinária que aconteceu na tarde desta terça-feira [05], exceto o vereador Élson Ferreira Sá [PMDB], que estava permanente por um dia, em caráter provisório na casa, mantendo o cumprimento com a sanção do artigo, que se encontra baseado na constituição, em vigor, através da Justiça Eleitoral, por meio do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Minas Gerais [TRE – MG], por ser o primeiro suplente da coligação. E ao mesmo tempo Élson Sá teve o seu requerimento aprovado pelos vereadores da casa, para se licenciar do cargo, utilizado a tribuna no plenário, para se despedir de seus colegas de vereança, após uma rápida passagem na Câmara Municipal [CMI], durante a primeira é única sessão plenária, em caráter provisório, retornando a Secretária de Esportes, Lazer e Juventude [SMELJ], no qual ele exerce atualmente na mesma pasta, para ser renomeado pelo prefeito Damon Lázaro de Sena [PV], por meio do decreto publicado no diário oficial do município, do qual Élson Sá permanece em exercício no seu cargo, partir de hoje desta quarta – feira [06], garantindo a abertura da vaga ao segundo suplente Jorge Lúcio Leão “Chibanca” [PPS], que será empossado como vereador na semana que vem. 
 
Os vereadores, Ilton Araújo Magalhães [PR], Bernardo Mucida de Oliveira [PSB] e Sueliton Cordeiro de Souza [PROS], se ausentaram da reunião ocorrida na tarde desta semana, formando a Comissão Especial [CE], para acompanhar os trabalhos do Delegado da 3ª Delegacia Regional da Policia Civil de Itabira [DRPCI], Juliano Alencar; Secretário da Ordem Pública [SMOP], Júlio Maria Abílio e a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente [CMDCA], Daniela Magalhães Torres, juntamente com o engenheiro e Secretario de Estado de Defesa Social [SEDS], Caio Eduardo de Almeida, que foi o responsável pela vistoria dos terrenos nas localidades dos bairros Gabiroba [no final], Jardim Universitário e Candidópolis, aonde foram feitas todas as avaliações. Sobre a possibilidade da instalação de um Centro de Internação para Menores [CIM], que são obras de grande infraestrutura de maior porte no município, da qual a construção desta unidade é voltada para o abrigo dos menores infratores, que será um destes bairros, após ser feito as avaliações e a escolha do local, ainda com a data para ser definido para o inicio das obras deste projeto. E o terceiro terreno para construção desta unidade de abrigo aos menores infratores, fica ao lado da Associação de Proteção e Assistência ao Condenado [APAC], no Candidópolis entre o Centro do Distrito Industrial I [CDI], e o Barreiro.
 
Ao retornar a Câmara, juntamente com os colegas e autoridades que estiveram acompanhando a vistoria desses dois terrenos localizados nestes bairros, para a construção da unidade de abrigo aos menores infratores. Em entrevista a imprensa, Ilton Magalhães fala das avaliações dos dois terrenos que foram feitas durante a visita do Caio Almeida, nestes locais aonde será abrigado o centro de internação para menores, que está a prestes para ser escolhido um destes locais, para abrigar a instituição, por ser um verdadeiro fruto de discussão, durante as reuniões ordinárias, que acontece semanalmente no legislativo.
 
Segundo Ilton Magalhães, os membros da comissão estão cada vez mais entusiasmados e preocupados com o triste quadro da situação destes menores infratores, que estão sempre envolvidos cada vez mais com a criminalidade que abala e entristece a sociedade deste município, no cenário preocupante que assustam a todos. E ainda ele afirmou que a comissão, juntamente com os demais representantes do Governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel [PT], e as autoridades locais presentes, fizeram a avaliação positiva, sobre a possiblidade de instalar a unidade voltada para o abrigo e recuperação destes menores infratores envolvidos com a criminalidade.
 
Ainda segundo Ilton Magalhães, as áreas que o Damon Sena ofereceu aos demais representantes do governo do estado, foi aprovado, e inclusive a área que pertence ao município, onde está sendo instalado o APAC, no Candidópolis, da qual loteamento também é extenso para as futuras instalações do abrigo institucional voltado aos menores infratores. E ainda Ilton Magalhães lembrou que a APAC também é parceira desta causa, em prol das instalações da instituição no município, ainda havendo alguns ajustes com a prefeitura, para que essa parceria seja concretizada em favor da sociedade. 
 
Unindo o útil ao agradável, a prefeitura já disponibilizou no total de três terrenos para os demais representantes do estado terem mais prioridade nas escolhas destes três terrenos, que foram oferecidos ao município, para que eles possam ficarem a vontade, na hora de fazer a escolha certa do local adequado, para as futuras instalações desta instituição, oferecendo mais condições de segurança para a sociedade. Ilton Magalhães ainda afirmou que os representantes do estado ofereceram todo o aporte necessário para a cidade, dando as demais condições de infraestrutura, em questão de segurança publica, para combater com toda a criminalidade que ocorre frequentemente no município. E ainda os representantes do estado vão analisar os locais oferecidos pela prefeitura, para a futura instalação do centro de internação, retornando com a resposta dentro do prazo de quinze dias, para que a situação seja totalmente resolvida, amenizando todos os problemas da população, que são vitimas destes menores infratores constantemente. “Nós tivemos a ideia de criar a comissão especial, para acompanhar todo o processo, sabendo que as nossas ações já começou a fazer efeito nesta situação, e teremos a confirmação de qual área adequada será melhor para construir este centro de internação”, destacou.
 
Para o Ilton Magalhães, esta causa está sendo totalmente abraçada numa ação conjunta, por meio de parceria com as instituições que envolvem o poder publico municipal e estadual, perante a nação. Quando se trata de segurança pública, envolvendo o poder judiciário, que também estão empenhados para resolverem esta situação. Durante a conversa com a imprensa, Ilton Magalhães fez questão de agradecer aos repórteres que estiveram presentes no local, dando o total apoio na cobertura, durante o acompanhamento nas ações desenvolvias pelos parlamentares da casa, em prol desta causa, sem fazer politicagem em cima da imagem do município. ”Essa causa que nós estamos abraçando aqui hoje é de todos que estão envolvidos na questão da segurança pública, que estão empenhados para nos ajudar a resolver a situação, e todos estão trabalhando com o mesmo objetivo, e não tem nenhuma coloração partidária. E o objetivo é: ‘Vamos construir o centro de internação de menores! ’”, declarou.
 
Ao ser questionado pela imprensa sobre o prazo e o inicio das obras do centro de internação, Ilton Magalhães afirmou que as obras desta instituição ainda não têm data inicial para ser definido, sabendo que tem dar prioridade nas escolhas dentre as três áreas para dar o inicio nas obras, e a área escolhida terá o projeto arquitetônico para serem iniciadas todas as etapas da construção do centro de internação. E ainda Ilton Magalhães garantiu que a prefeitura tem o dinheiro em caixa, para dar o pontapé inicial nas obras da instituição, com a apresentação do projeto em mãos para ser aprovada no plenário.
 
Mesmo com alguns vereadores ausentes no plenário, por terem formado a comissão, para acompanhar as demais autoridades nas instalações centro de internação, no local. Os vereadores que compareceram na sessão plenária da casa, na tarde de ontem, não deixaram de aprovar por unanimidade o projeto de Lei 34/2015, de autoria do vereador Tãozinho Leite [PP], “Denomina a Unidade Básica de Saúde [UBS] do Bairro Praia José Miguel Nunes”, e o projeto de Resolução 7/2015, de autoria do vereador Toninho da Pedreira [PROS], que “Concede o Título de Cidadania Honorária Itabirana” ao ex – Presidente as Câmara Municipal [CMSGRB], ex - vereador na gestão 2001/2004 e ex - prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo nas gestões 2005/2008 e 2009/2012, e o atual deputado estadual, Raimundo Nonato Barcelos “Nozinho” [PDT]. E em seguida, os vereadores aprovaram diversos requerimentos e anteprojetos, que são de interesse da população. E ainda eles concederam à moção de aplausos às pessoas que se destacaram nas ações, envolvendo a comunidade num trabalho prestado a eles.

Nenhum comentário:

Postar um comentário