domingo, 10 de maio de 2015

Conscientização - Prefeitura realiza movimento de combate ao racismo em 20 escolas públicas


A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Governo/Diretoria para Promoção da Igualdade Racial, realiza uma série de ações em 20 escolas (10 municipais e 10 estaduais) sobre o combate ao racismo. O movimento teve início nesta e acontece até o dia 30 deste mês, também com mobilizações nas comunidades negras e quilombolas, oficina no Capoeirão, show, cine inclusão, teatro, oficinas e palestra. 
 
Segundo a diretora para a Promoção da Igualdade Racial, Marinete Nunes Pereira, o trabalho é iniciado pelas escolas com o objetivo de conscientizar o jovem e o professor. “Estamos trabalhando a valorização da vida. A escola tem que ter essa discussão sobre preconceito, porque ele surge na instituição de ensino. Por isso, é primordial que o local seja instrumento de combate ao racismo. A escola é fundamental na formação do caráter, na escolha profissional e na maneira de lidar com o outro”.
 
As instituições de ensino participantes recebem o projeto “Poetizar”, desenvolvido pelo rapper Jefferson Lucas (Lukinha DDG). Apresentações já foram feitas na Escola Estadual Trajano Procópio Alvarenga Silva Monteiro (Premen), Escola Estadual Professora Palmira Morais, Escola Estadual Professora Marciana Magalhães e Conselho Municipal do Bem-Estar do Menor (Combem). O projeto foca a valorização da vida por meio da diversidade cultural com ênfase na cultura afro-brasileira. Por meio do hip hop e da poesia, faz com que os alunos despertem a sensibilidade da escrita e mostrem seus pesamentos e desejos. Trabalha-se a superação do jovem, a profissionalização, o raciocínio lógico e desenvolve o sistema comunicativo.
 
O prefeito Damon Lázaro de Sena ressalta que o Governo Municipal executa atividades em prol do social e oferece novas oportunidades aos itabiranos. “As ações desenvolvidas por esta campanha são de grande importância e trazem impactos positivos não apenas para o convívio escolar, mas para a vida em sociedade. Respeitar o próximo é princípio básico de educação. Crianças e jovens são o futuro e trabalhar o combate ao preconceito com os estudantes fará com que eles se tornem adultos com valores sólidos”.
 
Programação do Movimento de Combate ao Racismo:
 
5 a 30 de maio
Projeto Poetizar nas escolas – O ritmo e a poesia do rapper Lukinha DDG pregando a paz, a profissionalização, o trabalho e a superação do jovem.
 
14 de maio, às 19h30
Palestra “O Negro e a Promoção da Igualdade Racial”. Palestrante: Arcanjo Pimenta, diretor do SOS Racismo de Belo Horizonte
Local: Câmara Municipal
 
15 de maio, 14h e 16h
Peça teatral: “A raça é nossa”. Companhia Itabirana de Teatro (espetáculo para escolas convidadas)
Local: Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade
 
16 de maio, a partir das 8h
Oficinas e show
Local: Capoeirão 2ª Quinzena de maio Cine inclusão – Exibição de filmes em comunidades quilombolas como forma de promoção do lazer e entretenimento

Nenhum comentário:

Postar um comentário