domingo, 17 de maio de 2015

Depois do Élson Sá – Jorge “Chibanca” é o novo vereador do legislativo

Projeto em segredo - parlamentar garante que vai cumprir todas as promessas de campanha
 

O segundo suplente da coligação Jorge Lúcio Leão “Chibanca” [PPS] tomou posse como vereador na tarde de segunda – feira [11], desta semana no plenário da Câmara Municipal [CMI], na reunião de cerimônia de posse, que contou com todos os vereadores presentes, juntamente com a mesa diretoria da casa, sendo composta pelo presidente Solimar José da Silva [SDD], contando com a presença do vice – prefeito e Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Turismo, Inovação e Tecnologia [SMDECTIT], Reginaldo Calixto de Oliveira [PMDB], que representou o prefeito Damon Lázaro de Sena [PV], devido a sua ausência, por motivo de viagem em Belo Horizonte – MG, para participar do evento da Associação dos Municípios Mineradores de Minas Gerais [AMIG], e os vereadores Marcela Cristina Lopes [PR] e o Líder de Governo Rodrigo Alexandre Assis Silva “Diguerê” [PV], que também se ausentaram para participar deste evento que aconteceu na capital.
Após a rápida passagem do vereador Élson Ferreira de Sá [PMDB], que foi empossado na tarde de segunda feira [04], depois de dois anos longe do legislativo, sendo derrotado nas urnas das últimas eleições de 2012, permanecendo como primeiro suplente da coligação, retornando na reunião de terça – feira [05] do dia seguinte, solicitando o requerimento que foi aprovado pelos vereadores do legislativo, permitindo a sua licença de seu cargo, retornando novamente a sua pasta composta na Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude [SMEL], sendo renomeado pelo Damon Sena na quarta - feira [06], da mesma semana, por meio do decreto publicado no diário oficial, abrindo a vaga para o Jorge Chibanca. Mantendo o cumprimento da sanção do artigo, na qual se encontra baseada na constituição, em vigor, através da Justiça Eleitoral, por meio do Tribunal Regional Eleitoral do Estado de Minas Gerais [TRE – MG].
No inicio da cerimonia de sua posse, Jorge Chibanca fez o juramento, para ser empossado oficialmente como vereador, utilizando a tribuna para falar dos seus projetos e das promessas de campanha voltadas às questões sociais do município, que entraram na pauta, de sua primeira reunião de terça – feira [12] do dia seguinte, do qual o Jorge Chibanca defendeu durante  todo o período eleitoral, quando foi candidato a vereador, disputando as eleições de 2008, pelo Partido dos Trabalhadores [PT], e em 2012, pelo Partido Popular Socialista [PPS], no qual ele é filiado atualmente, ficando como segundo suplente da coligação com 456 votos.
Além de o Jorge Chibanca estar acompanhado de sua esposa e seus filhos, e de seus familiares, durante a cerimônia de sua posse no legislativo. Ele também contou com a presença autoridades, secretários do governo Damon Sena, juntamente com os membros da mesa diretoria de seu partido que estavam presentes no evento. Antes de o Jorge Chibanca ser empossado vereador, durante a sua visita nas dependências do legislativo, em sua conversa com a imprensa, durante a sessão plenária na reunião de terça – feira [22] do mês passado, Jorge Chibanca tinha afirmado que tinha existência dos projetos que seriam colocados em prática na casa para votação na sessão plenária, sendo mantidos em segredo, antes do dia de sua posse.
Em entrevista a imprensa após ser empossado oficialmente vereador, depois de dois anos como segundo suplente, Jorge Chibanca afirmou que pretende cumprir todas as suas promessas de campanha voltadas nas situações mais críticas na saúde, educação, segurança e trânsito. Da qual em que ele defendeu essas bandeiras durante o período eleitoral das eleições 2008 e 2012. Em seu pronunciamento na tribuna, Jorge chibanca declarou que “o vereador sozinho não faz nada”, durante a cerimonia de sua posse, sabendo que a função do vereador é atuar como parlamentar, elaborando e aprovando projetos que são encaminhados pelo Damon Sena, para serem pautados na casa, durante a sessão ordinária no legislativo que acontece semanalmente todas as terças - feiras. “Eu creio que eu vou ter autoridade na casa para que a gente possa trabalhar, para buscar benefícios na geração de recursos para a cidade, contando com os meus amigos e parceiros que estão comigo desde a minha primeira candidatura. E eu estou aqui para somar! Fazendo o melhor para aproximar a população das ações.[...] E temos vários projetos para entrar na pauta, para serem aprovados na casa, possibilitando o que é melhor para o município”, destacou.
Ao ser questionado novamente sobre os projetos que serão pautados no legislativo, durante a sua gestão na casa, Jorge Chibanca preferiu manter novamente no mais absoluto sigilo, afirmando que são projetos voltados para saúde, educação, segurança e trânsito. Sem entrar em detalhe sobre os projetos que ele pretende colocar em prática, durante o seu mandato, pretendendo a ser candidato à reeleição. “Então, a gente tem vários projetos, e sabendo que não consegue aprovar todos. E a gente vai lutar no que for melhor para a nossa população, e vamos discutir para colocar os assuntos na mesa, referentes aos projetos que vão ser pautados na casa, para que dê tudo certo”, resumiu.
Assim que o ex-vereador Geraldo Martins da Costa “Lado de Dona Dudu”, se licenciou de seu cargo na tarde de terça - feira [22], do mês passado, retornando a Empresa Desenvolvimento de Itabira [Itaurb], depois de 29 anos longe da empresa, sendo um dos primeiros funcionários da autarquia, ainda no Governo do Jose Maurício Silva [PMDB], na gestão 1983/1988, desde a sua inauguração. Jorge Chibanca também se licencia da função de encarregado de obras no setor da construção civil da Itaurb, da qual ficou desativada por 12 anos, entre os governos de Ronaldo Lage Magalhães [PTB] na gestão 2001/2004 e João Izael Querino Coelho [PSL] nas gestões 2005/2008 e 2009/2012, e em seguida, a unidade da autarquia foi reativado pelo Damon de Sena em 2013, no seu primeiro ano de gestão, depois de ser empossado prefeito desta cidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário