terça-feira, 19 de maio de 2015

Nova Era sedia exposição do Circuito Vieira Servas

Exposição ficará aberta à visitação entre os dias 15 e 29 de maio

Retábulo do Altas Mor da igreja Matriz de São José, entalhado por Francisco Vieira Servas
 (Foto/Moriá Benevides/PMNE)
A cidade de Nova Era será sede da abertura da I Exposição Itinerante Francisco Vieira Servas - Memória - Arte – Educação entre os dias 15 e 29 de maio, na Igreja Matriz de São José da Lagoa. A cerimônia de abertura ocorrerá às 19h desta sexta-feira (15). Além de Nova Era, João Monlevade, Bela Vista de Minas, Itabira e Rio Piracicaba compõem esta mostra.
A proposta da exposição é apresentar o artista Viera Servas para a população do Médio Piracicaba. Além disso, ela foi pensada de modo a fazer as pessoas da região se sentirem parte dessa história, assumindo seu papel de responsáveis pelo resgate e preservação de suas raízes culturais. A mostra terá quatro espaços a serem visitados: espaço educativo, onde serão expostas as réplicas das obras de Vieira Servas; espaço Interativo, onde o público é convidado a sentir-se parte dessa história; espaço “Atelier do Artista”, quando artistas e artesãos convidados se apresentarão e executarão seu ofício em alguns momentos da exposição; e o espaço de jogos, onde os visitantes serão convidados a interagir e refletir sobre as questões culturais da região.
 
 
Circuito Vieira Servas

O Programa Circuito Cultural Vieira Servas teve início em 2012, na pró-reitoria de extensão da Universidade Federal de Minas Gerais – UFMG. Após a realização dos primeiros trabalhos no município de São Domingos do Prata, cidade de grande atuação do Vieira Servas, o CCVS ganhou força com a adesão da associação dos municípios do médio Rio Piracicaba – AMEPI – e da maioria dos municípios da região. Em 2013, o ano foi de muito estudo e planejamento. Foi necessário levantar recursos, apoios, parcerias, sensibilização e, principalmente, buscar o que a região tinha para oferecer da sua rica cultura para incrementar o programa.
 
Em 2014 e 2015, os frutos começam a ser colhidos. Foi lançado um site cultural da região, que está hospedado no sitio da UFMG, o livro “As Gerais de Servas”, lançado durante a realização da Conferência Regional do Programa, em São Gonçalo do Rio Abaixo, e ainda estão previstos, como continuidade deste trabalho, o lançamento de um catálogo cultural da região e totens multimídia para divulgação do CCVS.
 
Além da exposição em Nova Era, outras duas ocorrerão ainda este ano, nas cidades de Catas Altas e São Domingos do Prata.

Nenhum comentário:

Postar um comentário