quinta-feira, 7 de maio de 2015

São Gonçalo do Rio Abaixo lança edital para processo unificado dos Conselheiros Tutelares

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Gonçalo do Rio Abaixo lançou, no último dia 28 de abril, edital para o primeiro Processo de Escolha Unificado para Conselheiros Tutelares do município.
 
O processo é composto de cinco etapas e a primeira se inicia na próxima segunda-feira, 11, com a inscrição dos candidatos que deve ser feita na Sala dos Conselhos, na rua Farmacêutico José Cândido Pessoa, nº 83, Centro, no horário de 8h as 11h e de 13h as 16h. O prazo para que os interessados ao cargo entrem na disputa segue até o dia 29 de maio.
 
O cidadão que desejar candidatar-se à função de conselheiro tutelar deverá, entre outras exigências que constam no edital, ter mais de 21 anos, residir em São Gonçalo do Rio Abaixo no mínimo há um ano e ter concluído o ensino médio até o dia da posse.
 
Os interessados ao cargo também passarão por um curso de capacitação (preliminar e obrigatório para todos os candidatos) com duração de 16 horas, sendo submetidos em seguida a uma prova de conhecimentos específicos, de caráter eliminatório. Ainda haverá avaliação psicológica individual e por fim a eleição dos candidatos por meio de voto.
 
No dia 4 de outubro, todos os municípios vão eleger novos conselheiros tutelares na primeira votação unificada do Brasil. Poderão votar todos os cidadãos maiores de 16 anos inscritos como eleitores no município. O mandato passará de três para quatro anos e a posse será no dia 10 de janeiro de 2016.
 
Além de todas essas mudanças, também está proibida a formação de chapa sendo aceitas apenas candidaturas individuais. Os conselheiros eleitos receberão um salário mensal de R$ 2.170,83 para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais, mais regime de plantão.
 
O edital está disponível no site da Prefeitura - www.saogoncalo.mg.gov.br e na Sala dos Conselhos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário