sexta-feira, 12 de junho de 2015

Moção de Aplausos - Diocese recebe a homenagem pelos 50 anos de atuação no município

Neste Domingo - Padre Cleverson anuncia antecipadamente o lançamento do livro comemorativo do cinquentenário da instituição


Antecipando a programação do aniversário dos 50 anos da Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano, que acontece na manhã deste domingo [14], no Parque de Exposições Virgílio José Gazire, desta semana. O Vereador Antônio Gonçalves Fernandes da Silva “Toninho da Pedreira” [PROS], homenageou a Diocese na tarde de terça – feira [09], desta semana, em comemoração pelos seus 50 anos de atuação na cidade, da qual placa foi entregue e conferida ao bispo emérito Dom Lélis Lara, juntamente com o assessor de comunicação diocesano Padre Cleverson Pinheiro e o vigário geral da Diocese de Ipatinga - MG, Alísio Vieira, sendo acompanhado pelos Padres Alex Banza Hunga, Marcelino e Diácono Anderson que também receberam as homenagens do “Toninho da Pedreira”, contando com a presença do presidente da Câmara Municipal de Itabira [CMI], o Vereador Solimar José da Silva [SD], do qual o evento cerimonial de homenagens aconteceu durante a sessão ordinária no plenário do legislativo.
Dom Lélis Lara e Padre Cleverson Pinheiro (Foto/Heitor Bragança)
A Diocese é uma instituição voltada aos demais católicos praticantes que tem a sua fé voltada ao nosso senhor Jesus Cristo e a Nossa Senhora de Aparecida, sendo que a “Moção de Aplausos” foi um dos maiores destaques da reunião ordinária que aconteceu no plenário do legislativo, na tarde de ontem. Sendo que o Padre Cleverson Pinheiro é representante da instituição católica, composta juntamente pelo Bispo Diocesano Dom Marco Aurélio Gubiotti. Durante a homenagem do cinquentenário da Diocese, que foi feito pelo “Toninho da Pedreira”. Padre Cleverson Pinheiro ainda anunciou e exibiu o livro, para a imprensa e o público presente no plenário, do qual o exemplar trata sobre a comemoração dos 50 anos da instituição, retratando dos grandes acontecimentos históricos da cidade desde a sua inauguração de sua instituição votada aos católicos praticantes e cristãos, diante da presença de Jesus Cristo. E ainda o lançamento desta edição terá a sua data definida, para a comercialização deste exemplar, resgatando os grandes acontecimentos, durante os 50 anos de sua existência, desde a sua inauguração, desenvolvendo grandes ações sociais em que a instituição é voltada aos fieis católicos, perante a comunidade católica que vem contribuindo cada vez mais, no aumentando de sua fidelidade na fé cristã, que vem crescendo constantemente a cada ano que se passa.

Na comemoração de seus 50 anos de atuação na cidade, desde sua inauguração, a Diocese é uma das maiores prestadoras de serviços, na função das diversas causas sociais da cidade, e ainda é parceira do movimento “Reage Itabira”, que se tornou a identidade opositora as demissões da Vale e contratadas, que se encontram lotados nas minas: Cauê, Conceição e Periquito. Se tornando uma grande repercussão na mídia estadual, lutando contra as demissões, que acabou fortalecendo ao Sindicato de Metais Básicos e Extração de Ferro [METABASE], por meio de uma ação de parceria entre as demais instituições e entidades que integram as classes sindicais e comerciais.

Mesmo indiferentemente sendo católica ou evangélica, em prol dos trabalhadores que são envolvidos nas classes sindicais, mantendo a defesa contra o desemprego na cidade, diante da nova crise mundial devido à queda do preço do minério na qual se encontrava em baixa, da qual a situação vai se transtornado, em função da superação da queda superior ao preço do minério, do qual o Sindicalista e Vereador Paulo Soares de Souza [PSB], que foi a porta voz do movimento “Reage Itabira”, sendo representado como membro da frente desta liderança, e como presidente do sindicato Metabase, durante a reunião com a Vale, que aconteceu no Hotel Novo Mundo, situado na praia do Flamengo no Rio de Janeiro – RJ, depois de ter se manifestado na Av. João Pinheiro, se deslocando da praça Acrísio de Alvarenga com acesso Praça Laércio Guimarães Rosa sentido ao Poço da Água Santa, nas proximidades da Rua Agua Santa, na área central, com poucas pessoas que aderiram esse movimento, da qual se manifestaram em favor da causa social contra o desemprego na cidade. E após a manifestação que aconteceu na tarde de quinta – feira [14], do mês passado. E mesmo com poucas pessoas que aderiram à manifestação contra as demissões na Vale e contratadas. A mineradora acabou propôs uma reunião com o Paulo Soares na capital carioca, da qual a Diocese continua parceira, em favor da causa social contra o desemprego na cidade. E Após ter participado da reunião com os representantes da mineradora, Paulo Soares retornou do Rio de Janeiro, e se reuniu com a imprensa local na noite de quinta - feira [21], do mês passado, anunciando que não haverá mais demissões na empresa.
Em entrevista a imprensa o Padre Cleverson Pinheiro disse que a instituição, está preparando para esta festa, há cerca de um ano, para abrigar os católicos, durante as comemorações dos 50 anos da Diocese, em que comemora o ano júbilo da instituição. Sendo que a diocese foi criada no dia 14 de junho de 1965, durante o golpe militar. Ainda Padre Cleverson, ele afirma que será um grande evento comemorativo do aniversário dos 50 anos da Diocese, que contará com a participação de todos os Cleros e Bispos da região para prestigiar o evento, que marcou historicamente o século XX, diante das igrejas católicas que integram a instituição ao longo de décadas, que será um maior evento de renovação cristã, pretendendo continuar fazendo parte da igreja com toda a maior satisfação em servir aos católicos fieis. “A igreja ele nasce com muita alegria! E nós estamos um cronograma cheio de atividades para que essa festa realizada com maiores intenções de favorecer alegria, por que nós estamos no tempo de júbilo. Apesar das nossas dificuldades daquilo em que estamos vendo no que é favorável ao reino de Deus. Nós queremos assim demonstrar com júbilo a nossa satisfação em poder fazer parte dessa igreja”, comemorou.

Durante a conversa com a imprensa, Padre Cleverson Pinheiro falou do livro que retrata dos 50 anos de atuação da diocese na cidade, do qual foi apresentado em público, durante a moção de aplauso que foi feita aos demais membros e padres que acompanharam a reunião ordinária na tarde de terça feira, desta semana, que aconteceu no plenário do legislativo. E a edição comemorativa dos 50 anos da instituição, possui seis capítulos, que abordam temas de assunto de interesse voltado aos católicos fieis que resgata a vida e a participação da instituição na vidada de cada um na comunidade, através de trabalhos e desenvolvimentos sociais, voltadas as famílias cristãs, sendo que os dois primeiros capítulos da edição comemorativa, retrata da história que antecedeu a criação da instituição. E o terceiro e o quarto capítulo, que estão contidos na página do livro, retrata a participação históricas dos bispos, presbíteros e dos leigos a frente da instituição, com depoimentos dos grandes acontecimentos históricos da Diocese, do qual os Bispos diocesanos presenciaram, que também colaboraram com o crescimento da instituição. E o quinto capítulo fala sobre a espiritualidade e a formação, com um destaque especial da edição comemorativa dos 50 anos da Diocese. “A diocese vem percebendo que o maior desafio para o desenvolvimento da sua identidade não esteja, portanto na organização canônica da Igreja local, com suas diferentes instâncias, calendários e fóruns, mas, sobretudo na redescoberta do que significa ser cristão no mundo de hoje”, diz a apresentação do livro. 
Ainda o livro comemorativo do cinquentenário da instituição, traz grandes depoimentos dos cristãos, falando do surgimento do primeiro bispo emérito que administrou a instituição que fez um excelente trabalho na cidade, diante do enfrentamento da ditadura militar, do qual os brasileiros sofreram com esse terrível golpe até chegar ao fim das eleições indiretas. E Incluindo, denúncias do primeiro bispo que comandou a instituição, durante o período da ditadura militar que constam no livro alguns casos históricos. E ainda o livro possui 228 páginas, sendo constituído por meio de três pessoas envolvidas neste exemplar, com a colaboração da Doutora e Historiadora da Universidade Federal de Ouro Preto [UFOP], Virgínia Albuquerque de Castro Buarque, contando com a colaboração do Padre Cleverson na elaboração dos textos contidos no livro, que levou há cerca de 10 meses para ser concluído e confeccionado os exemplares que estarão a disposição nos estabelecimentos comerciais das grandes livrarias da cidade. “O livro nasceu do desejo de deixar histórico mesmo para as futuras gerações [...], E um destaque deste livro que aquilo que a Diocese tem como preocupação, uma atenção às questões sociais, a nossa igreja ela tem assim se voltado muito para atender as questões sociais está sempre envolvidas com iniciativas que favorece o bem comum [...]. E daqui para frente observamos o crescimento da Diocese voltado para essa ação social. É claro! Que a diocese também cultiva fé, espiritualidade encarnada que revela um rosto de um Cristo que está presente na história”, destacou.
Ao ser questionado sobre os grandes desafios para os próximos anos, em que a Diocese vai realizar, por meio de questões e ações sócias, que é bandeira da causa social na identidade, diante da comunidade cristã. Ao saber dos principais desafios na cidade, Padre Cleverson percebe que há um grande problema de extrema urgência para ser solucionado, de caráter prioritário, tratando – se da questão em defesa do meio ambiente. A diocese inteira se mobilizou, e se reuniu para discutir esse assunto sobre a destruição da natureza que vem causando na cidade, que aconteceu no início de fevereiro deste ano. E ainda Padre Cleverson pretende rever a situação da degradação ambiental, que vem destruindo a cidade com as detonações, causando a poluição e a destruição ambiental, com a exploração do minério que vem acontecendo com muita frequência. “Eu acredito que nesse momento isso venha a favorecer a população e a diocese ela entra como a instituição que defende a vida. E a vida precisa ser preservada todo em curso. Então! Dentre tantas outras questões sociais atualmente essa crise de agua, essa crise hídrica ela é também uma causa de defesa da Instituição”, acrescentou.     
 
Confira a programação comemorativa dos 50 anos da Diocese de Itabira – Coronel Fabriciano:
 8h- Café partilhado
9h- Acolhida, Palavra do Bispo e Momento Mariano
10h- Apresentação cultural das regiões pastorais
12h- Almoço partilhado
12h30- Show com a banda Anjos de Resgate
15h- Santa Missa

Nenhum comentário:

Postar um comentário