segunda-feira, 1 de junho de 2015

Prorrogado - Campanha de vacinação contra a gripe é estendida até dia 5 de junho

A campanha de vacinação contra a gripe continuará até o dia 5 de junho. Quem faz parte do público-alvo e ainda não foi imunizado, deve procurar uma das 20 unidades de saúde do município, que possuem sala de vacinação. Como no país, em Itabira a meta de vacinar 80% do grupo prioritário não foi alcançada. Até a manhã desta sexta-feira (22), no Município haviam sido imunizadas 50,52% das pessoas consideradas com maior risco de desenvolver complicações causadas pela gripe.

Devem receber a vacina: crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade (quatro anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais (com apresentação do atestado médico), povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional e da área da saúde. É necessário apresentar o cartão de vacina.

A diretora de Vigilância Epidemiológica, Lumênia de Souza Duarte, pede que aqueles que precisam receber a vacina compareçam. “O organismo leva cerca de duas a três semanas para criar os anticorpos que geram proteção contra a gripe. Portanto, é fundamental realizar a vacinação no período da campanha para garantir a proteção antes do início do inverno. Depois que a vacina foi implementada reduziram muito as complicações, internações e mortalidade decorrentes de problemas respiratórios”, destaca.

Lumênia Duarte ainda explica que as pessoas não precisam ter receio de receber a vacina, devido a possíveis efeitos colaterais. “A vacina é contraindicada a pessoas que tiveram reação anafilática em doses anteriores, que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados ou estejam febril no dia da imunização”.

A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe: A/H1N1; A/H3N2 e Influenza B. Crianças que vão receber a vacina contra a gripe pela primeira vez devem ser imunizadas em duas etapas, com intervalo de 30 dias entre as doses.

Nenhum comentário:

Postar um comentário