sexta-feira, 24 de julho de 2015

41º Festival de Inverno - exposições, extensões culturais, música na igreja e cinema


A última semana do 41º Festival de Inverno de Itabira começou agitada com a abertura de duas importantes exposições. Na segunda-feira (20), a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA) realizou uma belíssima homenagem ao memorialista itabirano Chiquinho Alfaiate e mostrou um pouco do trabalho do tatuador Dério Di Carvalho. “A Alfaiataria” e “Tatuagem: processo criativo” estão em cartaz na Casa de Drummond até o dia 20 de agosto e podem ser visitadas de 8h às 18h.

Na terça-feira (21), a rua São Francisco, no Bairro Santa Marta, ganhou colorido especial com Extensão Cultural. A FCCDA levou ao bairro uma animada programação com os palhaços do Circo Vira Volta. Magrela e Sufoco divertiram a garotada com truques de mágica, malabarismo e muito humor. Além deles, os rappers itabiranos Thiago SKP e Lukinha DDG fizeram apresentações, e por meio da parceria com o projeto “Cinema Petrobrás em Movimento”, foi exibido o filme “Rio 2”.

Ainda na terça-feira, a Orquestra de Câmara da Escola Livre de Música de Itabira, regida pelo maestro Cláudio Lage, se apresentou no projeto Música na Igreja. Quem esteve na Igreja da Saúde aproveitou o belo o repertório com obras de Jean-Joseph Mouret, Erik Satie e Jeremiah Clarke, entre outros.

A Extensão Cultural aconteceu novamente na quarta-feira (22), dessa vez no bairro Praia. Os palhaços do Circo Vira Volta alegraram as crianças em sua divertida apresentação no Centro de Esportes e Lazer do bairro. Além disso, a FCCDA promoveu o incentivo à leitura por meio da campanha de doação de livros "Pegue seu livro e solte a palavra".

A fria noite de quarta-feira não atrapalhou os amantes da sétima arte que compareceram ao Memorial Carlos Drummond de Andrade, para assistir ao filme “O vestido”. O diretor Paulo Thiago e o roteirista Haroldo Marinho transpuseram para uma linguagem cinematográfica a narrativa carregada de drama do conhecido poema “Caso do Vestido” de Drummond. Nele, duas irmãs encontram um vestido de festa no porão, e, ao questionarem a descoberta, concluem que foi aquele vestido que causou a separação dos pais.

Nessa quinta-feira (23), abre, a partir das 19h, na Casa de Drummond, a última exposição do 41 º Festival de Inverno de Itabira. O Projeto Resíduo recebe a instalação “Professores leem Drummond”. Quem visitar a antiga casa do poeta maior poderá ver um minidocumentário com professores itabiranos como Myriam Brandão, Leda Lage, Aparecida Pinto Coelho, Carlos de Cássia Silva, Graça Lima e Maxsandro Ferreira Soares lendo poemas de “A Rosa do Povo”, de Drummond. Os visitantes terão, ainda, a oportunidade de conhecer um pouco mais do que o poeta pensou e opinou, por cartas trocadas com a mãe, sobre fatos históricos itabiranos. A exposição fica aberta para visitação até o dia 20 de setembro, das 8h às 18h.

A programação completa do 41º Festival de Inverno de Itabira pode ser acessada no site www.fccda.mg.gov.br. Outras informações pelo telefone 3835-2102.

Notícia Relacionada:

Clique aqui e confira a programação: 41º Festival de Inverno – Sem bar cultural no pontal! Artistas de renome nacional são isentos da grade da programação desta edição 

Nenhum comentário:

Postar um comentário