terça-feira, 29 de setembro de 2015

Superintendente da Fundação Cultural fecha parcerias com importantes instituições culturais do Rio de Janeiro

 
Entre os dias 21 e 25 de setembro, a superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCCDA), Cristina Magalhães, esteve no Rio de Janeiro e visitou instituições que são importantes referências no trabalho de preservação e difusão da vida e da obra de Carlos Drummond de Andrade.

Acompanhada pelo assessor cultural da FCCDA, Marcos Alcântara, Cristina Magalhães teve a oportunidade de conhecer e estabelecer novas relações com Instituto Moreira Salles (IMS) e a Fundação Casa Rui Barbosa. Além disso, visitou o neto de Drummond, Pedro Graña Drummond e conheceu o apartamento no qual o poeta itabirano viveu durante os anos em que morou na capital fluminense.


INSTITUTO MOREIRA SALLES

O Instituto Moreira Salles abriga importantes obras artístico-culturais em diferentes áreas: fotografia, música, literatura e iconografia. Na literatura, cartas, papéis, documentos diversos e livros compõem os acervos de arquivos pessoais de escritores como Otto Lara Resende, Erico Veríssimo, Clarice Lispector, Lygia Fagundes Telles e, claro, Carlos Drummond de Andrade.

O IMS é conhecido como incontestável difusor desses acervos. Nesse sentido, tem procurado estabelecer convênios e intercâmbios com universidades, brasileiras e estrangeiras, bem como outros museus e instituições culturais.

Sendo assim, durante a visita ao IMS, Cristina Magalhães e Marcos Alcântara tiveram a oportunidade de conhecer a coordenadora de literatura da instituição, Elvia Bezerra. Na busca por novas parcerias, falaram sobre a possibilidade de trocar experiências e compartilhar acervos, já que o IMS detém grande número de obras relacionadas a Maria Julieta, filha de Drummond. Também entrou na pauta a possibilidade de Elvia conhecer o trabalho realizado pela FCCDA e trazer a proposta do Clube da Leitura, um dos projetos bem-sucedidos do Moreira Salles, para Itabira.
 
Para entender como o projeto funciona, Cristina Magalhães e Marcos Alcântara, assistiram a palestra do jornalista Edmilson Caminha, ligada ao Clube da Leitura. Nela, Caminha conta um pouco da relação entre Drummond e o escritor carioca Antônio Carlos Villaça. Villaça é reconhecido como um dos mais importantes memorialistas em sua área no Brasil, tendo recebido, em 2001, pelo conjunto de sua obra, o Prêmio Machado de Assis, concedido pela Academia Brasileira de Letras.

Quando lançou o livro “O nariz do morto”, Villaça despertou em Drummond uma imensa curiosidade sobre o tal “nariz” definindo-o, num poema de mesmo nome (publicado em “Discurso de primavera”), como “duro e triste, machucante”. Assim, durante a palestra, Caminha ressaltou a proximidade entre as escritas dos dois autores, cheia de um humor discreto, ácido e perspicaz.


FUNDAÇÃO CASA RUI BARBOSA

Outro roteiro importante na visita dos itabiranos à capital fluminense foi a Fundação Casa Rui Barbosa. Lá, eles puderam conhecer os modernos sistemas utilizados para consulta ao acervo relacionado à obra drummondiana. Hoje, com aval dos netos de Drummond, a Casa Rui Barbosa é a principal guardiã de cartas, documentos, fotos, livros, primeiras edições, entre diversos itens relacionados ao escritor mineiro.

A ideia é que a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade e a Casa Rui Barbosa estabeleçam contato direto para intercambiarem informações e expandirem os trabalhos de difusão da obra do poeta maior. Para Marcos Alcântara “essa é uma oportunidade ímpar, já que a Casa Rui Barbosa se transformou em um centro de referência no que diz respeito à obra de Drummond. Assim, como primeiro passo dessa parceria, foi possível trazer a Itabira os fac-símiles de três poemas do livro ‘A rosa do povo’ para que os itabiranos conheçam ainda mais sobre seu conterrâneo.”
 
 
HERANÇA DE FAMÍLIA

A estadia dos mineiros em terras cariocas se encerrou com um agradável encontro com Pedro Augusto e Luiz Maurício Graña Drummond, dois dos três netos de Drummond. Na oportunidade, eles conheceram o apartamento em que o itabirano viveu no Rio de Janeiro, bem como todo o acervo que os netos preservam, entre obras de arte de artistas como Portinari e livros originais que constituem a biblioteca pessoal do poeta.
 
Durante o encontro foi discutida uma futura parceria para dar continuidade, em conjunto com a família do itabirano, ao projeto “Museu Casa de Drummond”. Pedro sinalizou positivamente quanto ao plano museológico já desenvolvido pela FCCDA e mostrou-se animado quando a possibilidade de doar bens do avô para o acervo de futuro museu.

Ainda durante o encontro, Pedro doou para a FCCDA revistas com entrevistas e citações de Drummond, para o acervo do Memorial, e livros do autor para serem disponibilizados nas bibliotecas Maria Julieta e Luiz Camillo de Oliveira Netto.

Para a superintendente da Fundação Cultural “esse é um momento muito positivo para o desenvolvimento cultural de Itabira e para o fomento a obra de Drummond. Esse contato foi um importante passo para fortalecer o diálogo entre Pedro e a FCCDA. Ele é um parceiro indispensável quando pensamos em projetos voltados para a preservação da obra do poeta.”

Sevor recebe medalha de Ordem do Mérito Legislativo da Assembleia de Minas

Representantes do Sevor receberam maior comenda do legislativo mineiro (Foto/Ricardo Martins)
Em solenidade de agraciamento realizada pela Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), nesta segunda-feira (28), o Serviço Voluntário de Resgate (Sevor) recebeu a medalha de Ordem do Mérito Legislativo por indicação do deputado estadual Nozinho. A medalha é a mais alta honraria do legislativo mineiro
 
Foram agraciadas neste ano 92 personalidades e entidades que se destacaram pelos serviços prestados e que, por isso, tenham se tornado merecedoras do reconhecimento. O tema em 2015 foi “Rio São Francisco, rio-mar”.
 
O deputado Nozinho destacou o relevante papel desempenhado pelo Sevor. “O trabalho realizado pelo Sevor é heroico e merece todo reconhecimento. Muitas vidas já foram salvas pelas mãos desses voluntários. ”
 
 
O Sevor
 
O Serviço Voluntário de Resgate (Sevor), fundado em 2000, é uma entidade civil de direito privado, sem fins lucrativos, apolítica, sem discriminação religiosa ou racial, com sede e foro na cidade de João Monlevade-MG.
 
A principal finalidade da entidade é auxiliar, a nível pré-hospitalar, em situações de emergência ou urgência às vítimas de acidente e/ou mal súbito, dando amparo à sociedade de um modo geral. Colabora com autoridades municipais, estaduais e federais, quando solicitado ao atendimento de acidentes provenientes de rodovia, principalmente a BR-381, área urbana ou em casos de calamidade pública.
    
Atualmente a entidade conta com formação específica de socorristas e que em seu dia a dia são profissionais das mais diversas áreas, tais como: vendedores, eletricistas, operários de usinas, músicos, profissionais liberais, representantes comerciais, empresários, comerciantes, técnicos em segurança, bombeiros civis, técnicos de enfermagens, enfermeiros, médicos, entre outros.  

Uso da tribuna é destaque da reunião ordinária desta terça-feira

A reunião da Câmara nesta terça-feira (29) vai contar com debates na tribuna do Plenário. Estão confirmadas as presenças do Secretário Municipal de Saúde, Reynaldo Damasceno, de representante da Funcesi e representante dos funcionários do Hospital Carlos Chagas. A convocação de todos foi aprovada no início do mês para esclarecer o atraso de repasse da prefeitura para o HCC, que é administrado pela Funcesi. Os funcionários foram à Câmara protestar contra atraso no pagamento dos salários do mês de agosto. 
 
Está prevista também a utilização da tribuna por representantes da AMPARI – Associação Municipal de Proteção Animal da Região de Itabira. A intenção da entidade é divulgar como é realizado o trabalho de proteção aos animais, principalmente cães e gatos soltos nas ruas. A entidade é formada por voluntários e cobra do município a instalação do Centro de Zoonoses.
 

Votações 

A pauta vai contar com três projetos para votação em primeiro turno. O Projeto de Lei 74/2015, de autoria da Mesa Diretora da Câmara, “dispõe sobre o subsídio do prefeito, do vice-prefeito e dos secretários municipais”. A matéria prevê a redução dos salários em 25%, conforme ofício enviado pelo próprio Prefeito Damon de Sena (PV) à Câmara.
 
O Projeto de Lei 75/2015, de autoria do vereador Ronaldo Capoeira (PV), que “institui a Semana de Mobilização Municipal para Doação de Medula Óssea”, foi liberado para votação na semana passada. O Projeto prevê a realização de campanha de conscientização da população sobre a importância da doação de medula para transplantes. Por último, os vereadores devem votar o Projeto de Resolução 90/2015, da Mesa Diretora, que “Denomina Professor Paulo Neves a Escola do Legislativo”. O homenageado foi um dos mais conhecidos advogados especialista em direito administrativo e público, tendo atuado por vários anos como consultor do Legislativo Itabirano e da prefeitura. A reunião começa ás 14h. 

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

Setembro Verde encerra atividades com Palestra

Durante todo o mês de setembro a Câmara Municipal de Itabira desenvolveu ações de conscientização sobre o câncer do tipo Linfoma. Foram realizadas palestras em escolas e empresas, mobilizações e blitze educativas na Avenida João Pinheiro esquina com rua São José e na Feira Livre com distribuição de material da campanha. Também foram visitadas empresas e unidades de saúde do município.
 
Nesta terça-feira (29) acontece palestra com Dra. Mariana Boavetura - Pediatra com especialização em infectologia. A palestra acontece às 19h no Plenário da Câmara.

quinta-feira, 24 de setembro de 2015

Câmara realiza Cerimônia de Homenagens nesta sexta-feira

A Câmara Municipal realiza a Cerimônia de Entrega de Honrarias a 68 pessoas, empresas e entidades no Teatro da Fundação Carlos Drummond de Andrade nesta sexta-feira (25), às 19h. Entre os homenageados destacam-se políticos como o Senador Álvaro Dias (PSDB), o ex-vereador José Celso de Assis e o Deputado Estadual Raimundo Barcelos, o Nozinho (PDT). Há ainda artistas, como o cantor Jésus Henrique, atletas como o corredor Hudson Charles, instituições como a Diocese Itabira - Cel. Fabriciano e entidades como o Grupo Meninos de Minas. As homenagens são divididas em quatro categorias: Honra ao Mérito, Medalha do Minério, Medalha Carlos Drummond de Andrade e Cidadania Honorária. Cada vereador pode indicar quatro homenageados. As honrarias são concedidas em comemoração ao aniversário de emancipação do município, no dia 9 de outubro. 

Confira a relação dos homenageados e os respectivos autores:

Lúcio Mauro Dias
Diploma de Honra ao Mérito
Construtora Ápice Ltda
3.143
Antônio G. Fernandes da Silva
Diploma de Honra ao Mérito
Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano
3.100
Carlos Henrique da Silva
Diploma de Honra ao Mérito
Empresa Israel Duarte Ferreira - ME
3.122
Carlos Henrique da Silva
Diploma de Honra ao Mérito
Empresa Maria Helena Pires Guerra Lage - ME
3.158
Rodrigo Alexandre Assis Silva
Diploma de Honra ao Mérito
Empresa Moto Point
3.129
Geraldo Magela Pena Torres
Diploma de Honra ao Mérito
Empresa Sergame Serviços Gerais Ltda
3.121
José Luiz F. dos Santos
Diploma de Honra ao Mérito
Empresa Valenet
3.110
Geraldo Magela Pena Torres
Diploma de Honra ao Mérito
Fundação Itabirana Difusora do Ensino
3.140
Bernardo Mucida Oliveira
Diploma de Honra ao Mérito
Grupo de Brinquedistas ‘Alegria Alegria’
3.176
Sebastião Ferreira Leite
Diploma de Honra ao Mérito
MR Transportes
3.150
José Mauro de Oliveira
Diploma de Honra ao Mérito
Sr. Avail Gomes Costa
3.171
Solimar José da Silva
Diploma de Honra ao Mérito
Sr. Gilson de Alcântara Alves
3.157
José Mauro de Oliveira
Diploma de Honra ao Mérito
Sr. João Pastor do Couto
3.172
Jorge Lúcio Leão
Diploma de Honra ao Mérito
Sr. Marco Aurélio de Oliveira Gomes
3.125
Paulo Soares de Souza
Diploma de Honra ao Mérito
Sr. Mário Rosa
3.141
Solimar José da Silva
Diploma de Honra ao Mérito
Sr. Paulo Lúcio Pereira
3.155
Jorge Lúcio Leão
Diploma de Honra ao Mérito
Sr. Valder Lage Duarte
3.124
Pacelli Eustáquio S. Moreira
Diploma de Honra ao Mérito
Sra. Ivete Silveira Pires Lage
3.128
Ronaldo Meireles de Sena
Diploma de Honra ao Mérito
Supermercado Nova América
3.138
Geraldo Magela Pena Torres
Medalha Carlos Drummond de Andrade
Banda Almir e Ana
3.127
Solimar José da Silva
Medalha Carlos Drummond de Andrade
Dupla  Romário Araújo e Nonoca
3.156
Antônio G. Fernandes da Silva
Medalha Carlos Drummond de Andrade
Prof.ª Maria do Rosário de Souza Rosa
3.134
Ronaldo Meireles de Sena
Medalha Carlos Drummond de Andrade
Projeto Meninos de Minas
3.131
Rodrigo Alexandre Assis Silva
Medalha Carlos Drummond de Andrade
Sr. Jésus Henrique de Souza
3.139
Jorge Lúcio Leão
Medalha Carlos Drummond de Andrade
Sr. José Luiz dos Reis
3.142
Sueliton Cordeiro de Souza
Medalha Carlos Drummond de Andrade
Sr. José Marçal da Fonseca Filho
3.118
Ilton Araújo Magalhães
Medalha Carlos Drummond de Andrade
Sr. Luiz Aloísio Zeferino
3.114
Paulo Soares de Souza
Medalha Carlos Drummond de Andrade
Sr. Roberto Alexandre de Oliveira
3.168
Carlos Henrique da Silva
Medalha Carlos Drummond de Andrade
Sra. Aparecida Cirilo Cruz
3.137
Marcela Cristina L. da Silva
Medalha Carlos Drummond de Andrade
Sra. Maria Helena de Souza
3.132
Pacelli Eustáquio S. Moreira
Medalha Carlos Drummond de Andrade
Sra. Myriam Becho Mota
3.119
Bernardo Mucida Oliveira
Medalha Carlos Drummond de Andrade
Sra. Solange Bethônico Figueiredo
3.175
Sebastião Ferreira Leite
Medalha Carlos Drummond de Andrade
Srta. Paola Figueiredo Guerra
3.135
Lúcio Mauro Dias
Medalha Carlos Drummond de Andrade
Sr. Elder da Silva Daniel
3.145
José Luiz F. dos Santos
Medalha Carlos Drummond de Andrade
Sr. Marcelino dos Santos Castro
3.151
Lúcio Mauro Dias
Medalha do Minério de Itabira
Dr. Dimas José Castro Araújo
3.146
Ilton Araújo Magalhães
Medalha do Minério de Itabira
Cap. Werner Leonardo Pereira Santos
3.113
Paulo Soares de Souza
Medalha do Minério de Itabira
Dr. José Eustáquio Assis Ferreira
3.126
Solimar José da Silva
Medalha do Minério de Itabira
Sr. Cléber Antônio Gualberto
3.163
José Mauro de Oliveira
Medalha do Minério de Itabira
Sr. Fernando de Souza Jácome
3.170
Marcela Cristina L. da Silva
Medalha do Minério de Itabira
Sr. Geraldo Ramos Madeira
3.161
Jorge Lúcio Leão
Medalha do Minério de Itabira
Sr. Hudson Charles do Nascimento
3.164
Carlos Henrique da Silva
Medalha do Minério de Itabira
Sr. Jesus Adriano Silva Venâncio
3.152
Ronaldo Meireles de Sena
Medalha do Minério de Itabira
Sr. José Celso de Assis
3.165
Sueliton Cordeiro de Souza
Medalha do Minério de Itabira
Sr. José Mateus Vieira Marinho
3.148
José Luiz F. dos Santos
Medalha do Minério de Itabira
Sr. Leandro Pascoal
3.109
Pacelli Eustáquio S. Moreira
Medalha do Minério de Itabira
Sr. Maurílio Vital de Sena
3.123
Antônio G. Fernandes da Silva
Medalha do Minério de Itabira
Sr. Pedro Fortunato dos Santos
3.167
Sebastião Ferreira Leite
Medalha do Minério de Itabira
Sr. Raimundo Agostinho Filho
3.136
Rodrigo Alexandre Assis Silva
Medalha do Minério de Itabira
Sr. Thales Benício Fernandes Pena
3.166
Sueliton Cordeiro de Souza
Medalha do Minério de Itabira
Sra. Elza Tortieri Coelho
3.112
Pacelli Eustáquio S. Moreira
Medalha do Minério de Itabira
Sra. Tânia Mara de Almeida
3.129
Antônio G. Fernandes da Silva
Título de Cidadania Honorária Itabirana
Deputado estadual Raimundo Nonato Barcelos
3.101
José Mauro de Oliveira
Título de Cidadania Honorária Itabirana
Dr. Marcelo Marcelino dos Santos
3.169
Sebastião Ferreira Leite
Título de Cidadania Honorária Itabirana
Pr. Renato Martins da Rocha
3.149
Rodrigo Alexandre Assis Silva
Título de Cidadania Honorária Itabirana
Senador da República Álvaro Dias
3.177
Sueliton Cordeiro de Souza
Título de Cidadania Honorária Itabirana
Sr. Anderson Gleisser Barbosa Tassi
3.153
Ronaldo Meireles de Sena
Título de Cidadania Honorária Itabirana
Sr. Daniel Alves Pereira
3.130
Bernardo Mucida Oliveira
Título de Cidadania Honorária Itabirana
Sr. José Augusto Valadares
3.173
Ilton Araújo Magalhães
Título de Cidadania Honorária Itabirana
Sr. Luiz Alberto Bettero do Valle
3.116
Bernardo Mucida Oliveira
Título de Cidadania Honorária Itabirana
Sr. Miguel Pena Drummond
3.174
Paulo Soares de Souza
Título de Cidadania Honorária Itabirana
Sr. Sebastião Marcos dos Santos
3.162
Geraldo Magela Pena Torres
Título de Cidadania Honorária Itabirana
Sr. Walter Pontes
3.111
Lúcio Mauro Dias
Título de Cidadania Honorária Itabirana
Sra. Andréia Aparecida Ferreira do Vale
3.144
Ilton Araújo Magalhães
Título de Cidadania Honorária Itabirana
Sra. Eny Pereira Soares
3.115
Marcela Cristina L. da Silva
Título de Cidadania Honorária Itabirana
Sra. Helena Raimunda Silva Magalhães
3.147
Marcela Cristina L. da Silva
Título de Cidadania Honorária Itabirana
Sra. Isabel da Silva Porcino
3.133
José Luiz F. dos Santos
Título de Cidadania Honorária Itabirana
Sra. Márcia Conceição da Costa Appel
3.154