sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Crise econômica muda hábitos do consumidor, informa CDL

A crise econômica mundial está mudando o hábito dos consumidores brasileiros, segundo relatou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itabira, Mauricio Henrique Martins. Se amparando nas pesquisas divulgadas recentemente pela Confederação Nacional da Industria (CNI) o representante dos lojistas em Itabira chamou a atenção para o aumento do número de consumidores que começaram a fazer pesquisas de preços antes de efetuar as compras. 
 
De acordo com os dados divulgados pela CNI, o aumento da inflação foi percebido por 70% dos brasileiros. Ainda de acordo com os dados, 57% dos consumidores afirmaram ter mudado seus hábitos e 21% afirmam que pretendem mudar. Segundo as informações, as principais mudanças previstas são a realização de pesquisas de preço, a mudança dos locais de compra, a troca por produtos similares e mais baratos e a redução das despesas domésticas. 
 
Na opinião do presidente da CDL de Itabira, a crise reeducou o brasileiro e seus hábitos consumistas. “A crise está mostrando para os consumidores que é necessário economizar. São nas horas do aperto que as pessoas começam a ver a importância de realizar pesquisas de mercado e também equilibrar as despesas da casa. Perceber que o consumidor está melhorando seus hábitos, sem dúvidas é uma boa notícia, mesmo que seja em tempos de crise financeira”, ressaltou. 
 
As pesquisas mostraram ainda que seis a cada 10 brasileiros afirmaram ter perdido poder de compra nos últimos 12 meses. Essa redução no poder de compra seria o impacto da redução na renda dos trabalhadores, que atingiu 42% dos trabalhadores.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário