A Prefeitura de Itabira, em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piracicaba apresentam, às 19h desta quinta-feira (17), o Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB). O documento foi elaborado com a participação da comunidade, movimentos sociais, sociedade civil e técnicos da Prefeitura, do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) e do Instituto BioAtlântica (Ibio). Ele traça as diretrizes para serviços, infraestrutura e instalações operacionais de abastecimento de água, esgotamento sanitário, limpeza urbana, manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais. Também define as ações e os investimentos necessários para os próximos 20 anos.
Durante 12 meses, técnicos e representantes da sociedade civil organizada fizeram visitas de avaliação, ouviram a população e chegaram a um diagnóstico preciso da cidade. A partir disso, trabalharam na elaboração do plano.
O documento que será apresentado na audiência pública indica a ação, bem como o detalhamento técnico e financeiro para os sistemas de água e esgoto, resíduos sólidos e drenagem urbana de toda cidade. Os distritos de Senhora do Carmo e Ipoema, além das comunidades do Chapada, Boa Esperança, Ribeirão São José, Macuco, Serra dos Alves, Turvo, Candidópolis, Barro Branco, Rocinha e Várzea, têm ações pontuais que devem ser feitas.
A audiência pública é aberta a toda população. Quem se interessar em inserir alguma ação ainda pode fazer durante a audiência. Depois deste encontro, o documento será revisado e seguirá para a Câmara Municipal, em forma de anteprojeto, para aprovação dos vereadores.
Nenhum comentário:
Postar um comentário