quarta-feira, 27 de maio de 2015

Prefeitura realiza 1ª Audiência Pública sobre mobilidade urbana e atrai grande número de participantes

 
Com a participação da população, a Prefeitura de Itabira está elaborando o Plano de Mobilidade Urbana (PlanMob), um importante instrumento de desenvolvimento da cidade. Para isso, foi realizado na noite da última terça-feira (26), por meio da Secretaria Municipal de Ordem Pública (SMOP), a 1ª Audiência Pública sobre mobilidade urbana. Um grande número de pessoas compareceu ao evento, no plenário da Câmara Municipal, e participou ativamente das discussões.

Além da equipe da Tectran – empresa contratada pela Prefeitura para elaborar o Planmob -, que conduziu a sessão, também participaram do evento o prefeito Damon Lázaro de Sena, a promotora de Justiça Sílvia Mariosi Amaral, o presidente do Conselho Municipal de Trânsito Francisco Carlos Silva, vereadores, representantes de entidades, associações e conselhos do município, secretários e servidores municipais e população em geral.

A gerente da área de mobilidade da Tectran, Mariana Moura, explicou que esta foi a Audiência Pública da Etapa de Diagnóstico do sistema de circulação e transporte da cidade. Ela enfatizou que a participação popular nesta fase é muito importante, uma vez que o conhecimento adquirido junto à população será utilizado na consolidação do relatório que irá compor o Diagnóstico do Plano de Mobilidade. Na ocasião, também foram expostos os itens que serão abordados no Plano de Mobilidade e foram discutidos diversos temas relacionados à cidade. 

Mariana Moura (Foto/Ascon Ita) 
Durante a audiência Pública, a equipe da Tectran falou sobre os conceitos trabalhados no Plano de Mobilidade, a Lei Federal de Mobilidade (12.587/2012), os objetivos e etapas do PlanMob em Itabira. Houve ainda a apresentação dos aspectos levantados nos estudos de diagnóstico da mobilidade no município, assim como das avaliações feitas sobre tais aspectos. O técnico e diretor da empresa André Libânio apresentou o software de modelagem de trânsito e transporte e de metodologia a ser aplicada para montagem e calibração da rede viária de Itabira. Após as apresentações, os participantes foram convidados a expor suas contribuições para o PlanMob. Todas as manifestações foram registradas pela equipe de apoio. 

O secretário municipal de Ordem Pública, Júlio Maria Abílio Ferreira, agradeceu a presença de todos e ressaltou a preocupação do Governo Municipal ao lembrar que os estudos sobre a mobilidade no município começaram antes mesmo da instituição da SMOP. “A mobilidade não é somente de veículos mas, bicicletas, motocicletas, o pedestre como parte principal na via. Melhorar a mobilidade é um trabalho árduo e envolve toda a cidade. Itabira tem registrada hoje, aproximadamente, uma frota de 60 mil veículos e o trabalho que foi feito durante os anos não foi suficiente para termos um trânsito melhor. Daí a necessidade de contratar a empresa: a equipe está estudando há mais de um ano a questão da mobilidade em Itabira e propondo soluções viáveis para a melhoria do nosso trânsito”, disse o secretário. 

A promotora Sílvia Mariosi Amaral parabenizou o Município pela iniciativa. “Esta é uma questão que, como cidadã, muito me preocupa assim como a todas as pessoas que estão aqui pressentes. Como promotora, em especial, me preocupa a questão da acessibilidade. Tenho certeza, que a Tectran, com sua notória especialização no tema, desempenhará um bom trabalho. Esperamos que a questão logo se resolva”.

Para o prefeito Damon Lázaro de Sena, a mobilidade é antes de tudo o respeito às normas. Ele acrescentou que ainda há muito o que se fazer para a concretização das melhorias na cidade. No entanto, o Governo Municipal está trabalhando constantemente para executar ações de benfeitoria, sejam elas de curto, médio ou longo prazo. Como exemplo, o prefeito citou o Plano Diretor Participativo e o Plano Municipal de Saneamento Básico que estão sendo desenvolvidos em sua gestão.

“No mesmo momento em que estamos elaborando o Plano de Mobilidade Urbana, acontecem também o Plano Diretor e o Plano Municipal de Saneamento Básico. É muito importante que possam ser desenvolvidos em conjunto: são estruturas essenciais para evoluirmos na construção de um município que atenda as nossas necessidades de qualidade de vida. Hoje, estamos fazendo um diagnóstico – que nunca foi feito em Itabira -, para que possamos dar início às ações para melhorar a mobilidade urbana”, declarou Damon Lázaro de Sena.


Saiba mais

A mobilidade urbana é uma necessidade da população e se apresenta como um grande desafio em grande parte das cidades de todo o mundo. O deslocamento de pessoas em busca de bens e serviços de qualidade, oportunidades de qualificação e empregos, é cotidiano. Para que estas atividades sejam realizadas com mais conforto e qualidade, a população precisa de um sistema de transporte e mobilidade que lhe dê suporte da maneira mais eficiente possível. Assim, a Política Nacional de Mobilidade Urbana (Lei 12.587/12) determinou que o repasse de recursos federais para a mobilidade só ocorrerão quando o município tiver elaborado seu Plano de Mobilidade.

Com isso, o PlanMob definirá propostas e diretrizes, também em formato de lei, para que Itabira tenha uma melhor mobilidade, seguindo o que já determina o Plano Diretor Municipal. Assim, os recursos são usados de forma correta, com as reais necessidades e dinâmica da cidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário