sábado, 5 de dezembro de 2015

“Operação Natalina” – PM´S farão o policiamento ostensivo nas áreas comerciais da cidade durante o período natalino


O mês de dezembro é conhecido tradicionalmente como o melhor para o comércio no “Fim de Ano”, em função do período natalino. Por isso, foi lançado durante o período dessa semana, em todas as demais dependências e unidades lotadas do 26º Batalhão de Polícia Militar de Minas Gerais [26ºBPMMG] a “Operação Natalina”, que visa o reforço no policiamento ostensivo, em função ao combate a criminalidade, relacionados aos furtos, roubos, assaltos e golpes contra o consumidor, que acontece constantemente na cidade.

Assim, evitando que os demais consumidores sejam vítimas desses infratores que aterrorizam nas áreas comerciais, durante o período natalino. Ainda no decorrer do período deste fim de ano, a operação será desencadeada até o dia 03 de janeiro de 2016. 

Militares foram distribuídos em seus devidos postos, e nas diversas áreas consideradas de risco, priorizando o patrulhamento a pé, paralelamente, será realizada a campanha “Natal da Paz”, até quarta – feira [30] deste mês  com a distribuição de materiais impressos, dando as orientações de dicas de segurança, com o objetivo de despertar a necessidade da autoproteção, evitando ser vítima dos ladrões, durante o decorrer do período natalino.

Equipe do CDL/Itabira entregam a cartilha (Foto/Acom CDL/Itabira/Arquivo)
Memória – O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas [CDL], Maurício Henrique Martins “Maurício da Cor & Tom”, firmou a parceria com o do 26º Batalhão da Polícia Militar, Tenente Isaac Newton, que se reuniram para percorrer em diversos estabelecimentos comerciais que se encontram lotados na cidade, durante toda a manhã de segunda – feira [18] de dezembro de 2013, para distribuir as cartilhas contidas com as “25 Dicas de Segurança para o Comércio Local”, durante a “Campanha Natal Premiado - Sua Sorte Está Aqui”, que foi promovido pelo CDL, durante o período natalino daquele ano. Antes de o “Maurício da Cor & Tom” anunciar oficialmente o fim da parceria com o Prefeito Damon Lázaro de Sena [PV], na tarde de segunda – feira [15] de julho deste ano, com o cancelamento da 33ª Exposição Agropecuária de Itabira [Expoita], pela primeira vez que a edição é interrupta
Presidente do CDL, "Maurício da Cor & Tom" (Foto/Acom CDL/Itabira/Arquivo)
na história da politica de Itabira, após 31 meses de união de parceria com muita transparência, gerando emprego e renda na cidade. Sendo que a 1ª “Expoíta” aconteceu em 1982, durante o governo de Jairo Magalhães Alves [PMDB], na gestão 1977/1982, que é o pai da atual superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade [FCCDA], Sônia Cristina Magalhães Alves “Kiki”.   
O mês de dezembro é uma época de boas vendas e as dicas pedem atenção para as ameaças de furtos e outros delitos. Atualmente, o CDL firmou a nova parceria com a MD Predial, na promoção da campanha “Natal com Apê III!”, com direito ao apartamento de dois quartos, que foi doado pelo MD Predial, para ser sorteado no domingo [31], de janeiro do ano que vem, com o local ainda para ser definido o sorteio destes prêmios que serão entregues ao futuro felizardo desta promoção, no encerramento da campanha de natal do CDL.  
 
Além do apartamento de dois quartos que a CDL vai sortear no final do mês de Janeiro do ano que vem. E ainda o [a] vendedor [a] de um dos estabelecimentos participantes desta promoção, também será contemplado [a] com um premio no valor de R$ 5.000,00 em dinheiro, ao entregar a seladinha para o consumidor felizardo, que adquiriu os produtos, para concorrer o apartamento de dois quartos, caso ele for premiado na campanha “Natal com Apê III”, do CDL.
Ainda Faça este fim de ano mais alegre e lucrativo, siga as dicas:
1. Preste atenção ao movimento nas imediações de sua rua. Percebendo a presença de pessoas ou veículos estranhos e em atitudes suspeitas, informe à Polícia Militar, disque 190.
2. Incentive seus clientes a efetuarem compras com cartões, assim estará diminuindo a possibilidade de atuação de infratores em seu estabelecimento.
3. Instale dispositivos de segurança, tais como alarmes, câmeras de monitoramento etc...

4. Reforce a tranca das portas, evite janelas de vidros muito grandes.
5. Tenha sempre um lugar seguro para guardar mercadorias de valor e dificulte todos os acessos fáceis para um ladrão.
6. Evite deixar grandes quantias de dinheiro no caixa. Recolha esses valores e coloque-os em lugar seguro, sempre em quantias e horários alternados, sem alarde e preferencialmente fora do seu estabelecimento (cofre, banco e outros).
7. Oriente seus funcionários a não reagirem em caso de assalto.
8. Procure instalar os caixas longe da porta de entrada ou saída do estabelecimento.
9. Alterne o trajeto de ida e volta entre sua casa e o trabalho, assim dificultará ações de sequestro por parte dos infratores.
10. Oriente os seus empregados e clientes a terem cuidado com bolsas e sacolas de compra.
11. Estreite o relacionamento com a Polícia Militar. Procure saber os tipos de delitos e características dos marginais que estão atuando na região.
12. Evite deixar produtos expostos do lado de fora da loja.
13. Oriente os clientes a não contarem dinheiro de forma explícita, pois estarão atraindo a atenção de possíveis infratores.
14. Se o caixa ficar próximo à saída da loja, procure colocar seguranças do lado de fora.
15. Procure instalar os caixas longe da porta de saída ou entrada. Comércio com caixas próximas às saídas tem maior atrativo para os marginais para fuga e levantamento do movimento, facilita a localização do dinheiro.
16. Evite deixar a sua loja com só uma pessoa ou vendedor. Infratores das normas penais em número de dois ou três usam da tática de desviar a atenção do vendedor enquanto os outros furtam produtos e dinheiro do caixa.
17. Deixe sempre atualizado a relação de endereços de funcionários e ex-funcionários da sua empresa.
18. Na execução de serviços bancários evite rotinas e instrua o funcionário designado para tais atividades sobre as medidas de segurança necessária(s).
19. Produtos de grande valor não devem ficar expostos sem a devida segurança. Ao final do expediente eles devem ser guardados em um cofre.
20. Ao encerrar as atividades da sua empresa nunca deixe as portas abertas à meia altura. Feche-as por completo. Se houver clientes no interior da loja eles devem sair pelos acessos de funcionários.
21. Certifique-se que ninguém permaneceu escondido na loja após o horário de expediente.
22. Evite deixar acumular grandes quantias de dinheiro no caixa.
23. Faça o fechamento do caixa sempre perto de algum alarme, telefone, dispositivo acionador de vigilância ou câmeras.
24. Antes de dar emprego, peça referências sobre o novo funcionário, situação financeira, círculo de amizades, locais onde costuma frequentar, etc.
25. Sempre que ocupar um novo imóvel lembre-se de trocar as chaves do novo estabelecimento.
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