quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Disputa acirrada - De volta ao começo! Ronaldo é o 9º prefeito eleito da história a reassumir a prefeitura após 12 anos

Pela primeira vez! Dalma Barcelos é a primeira mulher a ser vice - prefeita na história da politica de Itabira

Ronaldo Magalhães e Dalma Barcelos [Foto/Arquivo/Divulgação/Rodrigo Ferreira]
 
O prefeito eleito Ronaldo Lage Magalhães [PTB]; e a vice - prefeita eleita Dalma Helena Barcelos [PDT] e o presidente do Partido Trabalhista Brasileiro [PTB], José Wilson Campos se reuniram com a imprensa para anunciar a vitória restando apenas duas urnas para serem totalizadas. Do qual o Ronaldo Magalhães foi eleito com 30.018 votos que representa 44,66 % dos votos válidos resultando na diferença
Presidente do PTB, José Wilson Campos [Foto/Arquivo/Rodrigo Ferreira]
de 2.643 votos que colocou o então candidato a prefeito, vereador Bernardo Mucida Oliveira [PSB] que permaneceu em segundo lugar nas apurações das urnas com 27.375 votos que representa 40,73% dos votos válidos das 259 urnas que foram apuradas pelo Tribunal Regional Eleitoral [TER] totalizando 100%.
 
Do qual o Ronaldo Magalhães teve uma disputa muito acirrada com o Bernardo Mucida que teve um crescimento bastante enorme em sua campanha de forma simples e barata do que os candidatos a prefeito e vereadores que investiram e pagaram um preço muito alto para serem eleitos e reeleitos durante as eleições que aconteceram neste ano.  E em terceiro lugar ficou o atual prefeito Damon Lázaro de Sena [PV] com 4.340 votos [6,46%]; seguido por Talmo Curto de Oliveira [DEM], com 2.817 votos [4,19%]; e o Gil César Lopes “César da Dular” [PMDB], com 2.664 votos [3,96%]. Da qual as urnas eletrônicas foram registraram 2.481 votos brancos e 6.130 nulos.
Ronaldo Magalhães conversa com a imprensa após a entrevista coletiva [Foto/Rodrigo Ferreira] 
No inicio da entrevista coletiva, Ronaldo Magalhães agradeceu aos demais órgãos de imprensa que estiveram presentes durante a coletiva de imprensa e afirmou que fizeram um trabalho em conjunto com os militantes e com os partidos de forma muito organizada que vão compor a base de seu governo para a próxima gestão 2017/2020. Do qual o Ronaldo Magalhães e a Dalma Barcelos trabalharam incansavelmente durante as caminhadas e nas reuniões em diversos bairros e na região da zona rural em plena campanha eleitoral de forma intensa e curta em razão ao cumprimento ao novo código eleitoral que foi sancionado pelo governo federal. ”Mas, graças a Deus! Fomos vitoriosos tudo transcorreu muito bem”, disse.
Ainda no inicio da entrevista coletiva, Ronaldo Magalhães ainda esclareceu após a sua vitória nas urnas que foi muito acirrada afirmando que o prefeito Damon Lázaro de Sena [PV] que foi derrotado nas urnas permanecendo em 3º lugar não atendeu todos os anseios que a população vem reclamando desde o início de seu governo. De acordo com o Ronaldo Magalhães devido ao levantamento das pesquisas foram feitas com a população por todo o canto da cidade. E o Ronaldo Magalhães ainda afirmou que em 1º lugar o emprego; 2º lugar a saúde pública; 3º lugar segurança pública; 4º lugar educação. Do qual o Ronaldo Magalhães levantou esses quatro pontos fundamentais para melhorar estas situações sem deixar de desempenhar as ações voltadas para o esporte e lazer. E o Ronaldo Magalhães ainda levantou a questão sobre a situação da limpeza urbana que é outro ponto que foi levantado durante a caminhada nos bairros e zonas rurais da cidade em pleno período eleitoral. Ainda de acordo com o Ronaldo Magalhães falta muita água nos pontos da cidade e principalmente nos períodos de seca em que a cidade vive nesta época. E o Ronaldo Magalhães ainda esclareceu que o governo Damon Sena não deu nenhum apoio sequer ao produtor rural através do programa “Patrulha Agrícola”, do governo federal que é o fator principal voltado à agricultura quanto nas melhorias das estradas nas zonas rurais. Do qual o Damon Sena não deu nenhum incentivo sequer aos demais produtores rurais da cidade. “Nós percebemos que tudo ficou deficitário em alguns pontos de diversas áreas [...] No caso temos que encarar para tentar resolver”, resumiu.          
Sobre o governo de transição, Ronaldo Magalhães esclareceu ainda para a imprensa que estará organizando a sua equipe para ser discutido com o governo Damon Sena a situação da prefeitura. E o Ronaldo Magalhães ainda esclareceu que não chegou a tocar nesse assunto durante a sua campanha que foi muito insegura devido a sua disputa acirrada pelo voto do eleitor nas caminhadas e reuniões nos bairros e também na sede do seu partido. E ainda o Ronaldo Magalhães afirmou que realmente não foi pressionado quando foi questionado sobre a sua disputa acirrada com o Bernardo Mucida através do voto devido à contratação de três institutos de pesquisas diferenciados para a confirmação de sua aceitação na intenção de votos nos dois últimos dias antecedendo as eleições antes de ter a sua vitória confirmada nas urnas. Do qual o Ronaldo Magalhães saiu disparadamente nas pesquisas de intenção de votos que colocou o Damon Sena em 3º lugar para favorecer ao Bernardo Mucida que subiu para o segundo lugar ao pódio da votação. E ainda de acordo com as pesquisas de intenção de votos. Ronaldo Magalhães ainda esclareceu que os números de aceitação da população nas pesquisas seriam ainda superiores durante o decorrer de sua campanha sabendo do aperto que passou durante a disputa que foi muito acirrada diante as apurações nas urnas que se encerrou por volta das 20:47 Hs da noite. “Mas, houve essa diferença menor do que a gente imaginava e eu não sinto pressionado. E a gente sabe que Itabira é bem apertada mesmo e temos essa consciência também”, explicou.          
Quanto ao plano de governo, Ronaldo Magalhães ainda afirmou o compromisso de cumprir todas as promessas de campanha que estão contidos em seu plano de governo quando for empossado prefeito para assumir a prefeitura a partir do dia 1º de janeiro do ano que vem. Para o Ronaldo Magalhães a divida do atual governo Damon Sena não é novidade para ele. E o Ronaldo Magalhães terá um trabalho muito intenso em seu primeiro ano de governo para sanar todas as dividas para colocar a prefeitura em ordem diante da reforma administrativa que será feito em seu primeiro ano de governo como foi discutido nas sabatinas que aconteceram na Ordem dos Advogados do Brasil [OAB]; Conselho Municipal de Esporte [COMEP]; Sindicato dos Trabalhadores e Servidores Públicos Municipais de Itabira [SINTSEPMI] e Universidade Federal de Itajubá [UNIFEI/Itabira]. Da qual as sabatinas aconteceram durante o período eleitoral. E também no “22º Congresso Municipal das Associações de Moradores de Itabira” que aconteceu na nova sede da Interassociação dos amigos dos bairros de Itabira [ICRECI]durante o período eleitoral. “Mas, vamos tentar que isso se resolva de uma forma tranquila e serena. Um período gradativamente rápido para que a gente podermos fazer o nosso trabalho que nós pensamos e queremos. E o que a comunidade quer!”, afirmou.

Dalma Barcelos [Foto/Arquivo/Divulgação/Rodrigo Ferreira]
Ao ser questionado sobre o destaque e a importância da mulher no cenário politico. Dalma Barcelos ainda afirmou diante das conformidades ao novo código eleitoral que 52% eleitorado sabendo que tem pouca representação feminina nos cargos públicos. Dalma Barcelos ainda afirmou que é um grande avanço no crescimento feminino na politica esperando a ajudar o Ronaldo Magalhães na administração da cidade. “E espero não decepcionar e estou preparada para ajudar o Ronaldo Magalhães na administração da cidade. E espero a fazer um trabalho bom e não decepcionar as mulheres que confiam e que estão muito felizes de ter uma mulher como a vice - prefeita da cidade”, destacou.
No final da entrevista coletiva Ronaldo Magalhães ainda esclareceu que não fara o governo para os eleitores que confirmaram os 30.018 votos nas urnas afirmando que fará um governo para a população de 120 Mil habitantes. E o Ronaldo Magalhães ainda afirmou que pretende continuar trabalhando em parceria com as iniciativas públicas e privadas juntamente com o governo estadual e federal por meio de recursos para viabilização de projetos que acontecerão em seu governo. E ainda o Ronaldo Magalhães ainda afirmou que o orçamento de “R$ 462 Milhões” que está prestes para ser aprovado na Câmara para ser utilizado em seu governo. Do qual o Ronaldo Magalhães ainda afirmou que não dá para fazer obras de infraestrutura grande porte como o “Canal do Gabiroba” que leva o nome da Avenida Almir Pessoa Magalhães, em homenagem ao seu pai, no Bairro Gabiroba. E também o “Canal da Praia” que leva o nome das Avenidas Cristina Gazire e Prefeito “Lí” Guerra aconteceram em seu primeiro mandato. Da qual as obras que foram herdadas pelo ex-prefeito [1997/2000] Jackson Alberto de Pinho Tavares [PT] que foram escolhidas pelos moradores destes bairros pelo programa “Orçamento Participativo [OP]”.  
Memória - Ronaldo Magalhães é o nono prefeito da história da politica de Itabira a retornar a prefeitura após 12 anos ter deixado à prefeitura e ter sucedido ao ex - vice - prefeito [2001/2004] e ex - prefeito [2005/2008 e 2009/2012], João Izael Querino Coelho [PSL]. Do qual o Ronaldo Magalhães saiu da prefeitura sem tentar sequer a reeleição para eleger o João Izael como o seu sucessor para manter a continuidade nas ações que foram desempenhadas em seu governo. E antes de o Ronaldo Magalhães ser o nono prefeito a reassumir novamente o comando da prefeitura ao lado de Dalma Barcelos por ser a primeira mulher da história da politica de Itabira a ser empossada como vice - prefeita da cidade. Já se passaram vários ex - prefeitos das gestões passadas que já retornaram anteriormente a prefeitura como o José Alberto Santos Drumond [1873/1876;1881/1884;1891/1900]; Doutor José de Grisolia [07/1946 a 12/1946; 01/1948 a 01/1950; 05/1950 a 01/1951]; Virgilino Quintão [02/1950 a 05/1950; 02/1955 a 08/1955; 04/1956 a 02/1957]; José Eliziário Barbosa [09/1955 a 03/1957; 03/1957 a 01/1959]; Daniel Jardim de Grisolia [MDB] [02/1959 a 08/1962; 11/1962 a 01/1963; 02/1967 a 09/1970]; Wilson do Carmo Soares [02/1963 a 11/1964; 05/1965 a 07/1965; 03/1966 a 01/1967]; José Machado Rosa “Rosinha” [12/1964 a 04/1965; 07/1965 a 02/1966] e o Virgílio José Gazire [MDB] [09/1970 a 01/1971; 02/1973ª 11/1976; 01/1977 a 09/1983]. Da qual a esposa do ex-prefeito [1996/2000] Jackson Alberto de Pinho Tavares e candidata a vice - prefeita derrotada Maria Lúcia Gazire [PT] é filha do Virgílio Gazire que foi o prefeito que revolucionou a história da politica de Itabira até a sua morte depois que o ex-prefeito [1983/1988] e ex - vice prefeito [1983; 1996/2000] e atual procurador Jurídico da Câmara Municipal de Itabira [CMI] e advogado, Dr. José Maurício Silva [PMDB] assumiu a prefeitura após a morte do Virgílio Gazire.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário