terça-feira, 1 de novembro de 2016

Com o Memorial de “Drummond” superlotado - “Falar de ‘Drummond’ é abrir as portas do mundo para Itabira!”, disse Marcos Alcântara

Encerramento da “15ª Semana Drummondiana” - Com chave de ouro! Fundação cultural encerra com o 114º aniversario do nascimento de “Drummond” no memorial

Grupo de Coral Madrigal encerra com chave ouro a programação da "15ª Semana Drummondiana" [Foto/ACOM FCDDA]
A Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade [FCCDA] realizou a cerimonia de encerramento da programação oficial da 15ª Semana Drummondiana na noite desta segunda - feira [31] no Memorial Carlos Drummond de Andrade [MCDA]. Do qual o saguão do memorial de “Drummond” ficou superlotado ate as dependências da unidade da autarquia que contaram com a presença do grupo de coral “Madrigal” e “Drummonzinhos” que declamaram os poemas consagrados do grande ilustre e magnífico “Poeta Maior” da cidade durante o aniversário do nascimento de “Drummond” que completaria 114 anos de idade desde o seu nascimento. Da qual a fundação cultural contou com a parceria da Prefeitura de Itabira [PMI] e da Vale S.A para a viabilização da programação comemorativa ao aniversário de “Drummond” que contou com a presença do superintendente da fundação cultural, Marcos Alcântara que representou o prefeito Damon Lázaro de Sena [PV]; a museóloga do memorial de “Drummond”, Solange Alvarenga; e do presidente do Conselho Municipal de Politicas Culturais [CMPC], a artista itabirana Rosa Márcia que estiveram presentes no Memorial de “Drummond”.
 
Marcos Alcântara [Foto/Rodrigo Ferreira/Arquivo] 
No inicio de seu pronunciamento do encerramento da programação da “15ª Semana Drummondiana”. Marcos Alcântara disse ainda para o público que esteve presente no Memorial de “Drummond” dizendo que é um dia muito importante na vida do “Poeta Maior” durante o 114º aniversario do nascimento de “Drummond” na cidade onde se radicou no inicio de sua trajetória em sua carreira literária, escritor, jornalista e cronista em diversos veículos de comunicação de grande e maior porte midiática no país até a morte. E o Marcos Alcântara ainda comentou em seu pronunciamento relembrando dos 29 anos da morte de Drummond durante o evento comemorativo ao aniversário de seu nascimento em sua terra natal. E ainda o Brasil e o Mundo ainda comemoram o dia “D” de uma forma muito importante para a literatura brasileira devido ao seu grande reconhecimento da terra natal de Drummond ter sido consagrada como a capital nacional da poesia desde o ano passado. Do qual o atual senador Álvaro Fernandes Dias [PV – PR] foio autor do projeto de lei federal nº 13.131 que institui o “Dia Nacional da Poesia” a ser celebrada, anualmente, no dia 31 de outubro, em homenagem à data de nascimento de “Drummond” que foi decretado e sancionado pela ex - presidente da república [2011/2014 e 2015/2016], Dilma Vana Roussef [PT]. “O ‘Drummond’ ele não é reconhecido apenas no nosso país. Mas, no mundo inteiro! E falar de ‘Drummond’ é abrir as portas do mundo para Itabira! É abrir as portas de nos brasileiros para o mundo por que toda vez que a gente vai viajar fora [...] É uma forma tão bacana as pessoas receberem a gente e quererem conhecer mais a cidade do poeta [maior]. E Itabira tem uma missão muito forte de difundir cada vez mais a obra ‘Drummondiana’. E esse é o nosso papel enquanto a fundação cultural valorizar a literatura brasileira”, defendeu.              
Ainda no inicio de seu pronunciamento, Marcos Alcântara ainda entende que cada vez mais é necessário que a cidade possa vivenciar e trabalhar na literatura. E o Marcos Alcântara ainda lembrou ao público que esteve presente no Memorial de “Drummond” afirmando que a Literatura não tem que ser trabalhada somente em uma semana. Da qual a literatura tem que ser desempenhada e desenvolvida durante o ano inteiro e diante das atividades literárias em prol do exercício da cidadania a serviço da cultura perante as classes culturais artísticas que se encontram instaladas há mais de décadas na cidade. E em defesa dessa conceituada bandeira diante das manifestações culturais que são sensibilizadas na cidade ao longo dos anos. “Nós temos que buscar enquanto itabiranos fazendo o nosso dia a dia sendo uma atividade do no nosso cotidiano essa nova oportunidade de vivenciar essa cidade literária que nos temos. Então, isso para a gente é uma missão [...]”, destacou.
Drummonzinhos declamaram os poemas de "Drummond" [Foto/ACOM FCDDA]  
Durante o seu pronunciamento, Rosa Márcia ainda parabenizou a todos que estiveram presentes no encerramento da programação oficial da “15ª Semana Drummondiana”. E a Rosa Márcia ainda reforçou totalmente as palavras do Marcos Alcântara dizendo que Itabira respira poema, poesia, literatura e cultura. “Nós somos tudo isso! E então por isso temos essa oportunidade de crescer cada vez mais! E estamos desenvolvendo um trabalho pra que possamos alimentar cada vez mais e acreditar que Itabira pode adiante com tudo isso! E a poesia está dentro da cultura! Então, precisamos acreditar [cada vez] mais”, comemorou.
Sobre as avaliações da 15ª Semana Drummondiana que aconteceram durante o decorrer da programação oficial da edição comemorativa do 114º aniversário de “Drummond” que é consagrado o grande magnifico “Poeta Maior” da cidade. Marcos Alcântara ainda fez uma avaliação muito positiva conseguindo mobilizar toda a população para participar da edição comemorativa do 114º aniversário do nascimento de “Drummond” durante os quatro dias de programação com muito sucesso após a cidade ser reconhecida como a capital nacional da poesia depois de um ano de muito sucesso na terra onde nasceu o “Poeta Maior” da cidade. “Por que realmente nós conseguimos mobilizar e envolver pessoas dentro do processo. E para falar sobre literatura e envolver as pessoas dentro desse processo com uma era. Onde as pessoas usam muita tecnologia. Isso é uma missão! Então a gente transformou essa missão em oportunidade visando realmente construir um novo olhar para a literatura na cidade de ‘Drummond’”, explicou.                       
Após o encerramento da programação oficial da “15ª Semana Drummondiana”. O grupo de coral Madrigal fizeram as apresentações interpretando os grandes clássicos da Música Popular Brasileira [MPB]. E na sequencia, “Drummonzinhos” se apresentaram e declamaram os grandes clássicos poéticos literários de “Drummond”. E em seguida, os “Drummonzinhos” ainda declamaram os 10 poemas que foram inscritos no concurso nacional de poesias que foi promovido pela fundação cultural. Do qual os participantes inscritos ficaram entre os 10 finalistas do concurso nacional de poesias que tiveram os seus poemas publicados no jornal “Dário de Itabira” na edição especial deste domingo [30] em homenagem ao “Poeta Maior” da cidade.
 
Notícias Relacionadas:
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário