Expectativa surpreendente - No Alto dos Pinheiros! 1º Iron Chef de Itabira faz produtores da arte gastronômica a mudar de endereço

A produção do "1º IRON CHEFF DE ITABIRA – Festival Gastronômico" , evento que acontecerá nos dias 11, 12, 13 e 14 de maio de 2017, trocou o local de sua realização, da Fazenda do Pontal para o Alto dos Pinheiros. Essa é uma parceria com a direção do antigo “bar Mirante Cara de Pau” que no momento está inaugurando um novo nome e altas novidades. A área livre no entorno vai fornecer mais conforto e segurança ao público, além da belíssima vista de toda Itabira em qualquer momento do dia e da noite.

Por sua vez, a estrutura do bar se transformará na Cozinha do "1º IRON CHEFF DE ITABIRA" além de camarins e ponto de apoito técnico.

Outro importante motivo que levou a coordenação à troca do local, foi o número de interessados em participar da competição, em apreciar como público e em explorar comercialmente o evento (estandes), que vem crescendo de forma surpreendente. "Antes mesmo de estrear com a publicidade de peso, já temos, por exemplo, propostas significativas de duas faculdades de gastronomia de Belo Horizonte, veículos de comunicação e empresas querendo chancelar o IRON”. Diz Marcos Gacê, um dos produtores do evento.

O período de inscrições começa no dia 3 de abril e termina após completar o número de 60 inscritos de toda Minas Gerais. Sendo assim, os 60 sortudos vão concorrer nas eliminatórias de “entrada”, dias 11 e 12/05, “sobremesa” no dia 13/05 e a grande final, dia 14/05 com o “prato principal”, onde conheceremos os três cozinheiros amadores que ganharão prêmios em dinheiro, bolsas para curso de Gastronomia, troféu e o primeiro lugar, é claro levará ainda o título de "1º IRON CHEFF DE ITABIRA".

Entre os jurados já confirmados estarão a renomada chef Bel Coelho de São Paulo e Jackson Cabral (registrado no Guiness Book como maior feijão tropeiro do mundo) e o chef Antônio Mendes de Itabira. Acontecerão dois dias de oficina gastronômica com a confeiteira itabirana Alice Assis (Lilica Doces). O "Iron Cheff" será recheado de atrações artísticas, com 16 apresentações de itabiranos, entre musicais e recitais de poesia. Nos dias 13 e 14, o encerramento dos trabalhos fica por conta de Toninho Horta e do irreverente talento do Caffeine Trio, de Belo Horizonte. Estandes de vinho, cervejas e chopp artesanal, cachaças diversas, bebidas não alcoólicas, doces, massas, comida regional e outras variedades completam o ambiente do festival.

O evento foi idealizado pelos produtores itabiranos Miriã Fonseca, Marcos Gacê e Carlos Amorim.

Em breve, informações completas e muitas novidades que vem por aí nesse grande evento de gastronomia na terra da poesia.

Notícias relacionadas:

quarta-feira, 29 de março de 2017

Nova diretoria - Fundação cultural convoca os representantes da sociedade civil para eleição do Conselho de Política Cultural

A Superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade [FCCDA], Martha Mousinho Gomes Barbosa, no uso de suas atribuições legais, em conformidade com a Lei nº 4.728, de 25 de setembro de 2014, que dispõe sobre o Sistema Municipal de Cultura [SMC], convoca para o processo de eleição dos conselheiros, representantes da sociedade civil, que irão compor o Conselho de Política Cultural de Itabira [CMPC], para a gestão 2017/2019.

O processo engloba os segmentos artísticos: artes visuais e audiovisual, artesanato, arquitetura e urbanismo, música, artes cênicas, literatura, artes plásticas, cultura popular, cultura afro-brasileira, empresas e produtores culturais.

A eleição será realizada no dia 18 de abril, às 20 horas, na fundação cultural. Para concorrer o candidato deve apresentar histórico de atuação na área cultural, atestando sua reconhecida idoneidade, vivência e representatividade, ter idade mínima igual ou maior de 18 anos, e apresentar documentos conforme edital, pessoalmente, na fundação cultural. As inscrições dos candidatos serão realizadas no período de 27 de março a 7 de abril. As inscrições dos eleitores serão feitas no local. Sendo que a data da eleição será no dia 18 de abril, a partir das 17h às 19h30.

O Conselho de Política Cultural será formado por 20 membros titulares e 20 membros suplentes. Desses, 10 representantes da Administração Pública [APM] e 10 da Sociedade Civil, sendo os primeiros indicados pelo Gestor Público [GPM] e os segundos eleitos por seus pares [Plenária].

Para mais detalhes acesse o EDITAL completo. 

Música Sinfônica na FCCDA - Orquestra de Câmara de Itabira abre temporada 2017 neste sábado


No próximo sábado, 1º de abril, a Orquestra de Câmara da Escola Livre de Música de Itabira [OCELMI] abre a temporada de concertos oficiais de 2017 com apresentação na galeria da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade [FCCDA], às 20 horas.
Sob a regência do maestro Cláudio Lage, a Orquestra interpretará obras de Mozart, Nikolai Rimisky-Korsakov, Robert Sheldom, Johann Strauss e Elliot Del Borgo.
O grupo, que conta também com membros da Banda Santa Cecília, vem desenvolvendo um trabalho pedagógico de formação musical servindo como prática em conjunto para os alunos da Escola de Música de Itabira.
Os concertos pretendem contemplar à população um repertório de qualidade, composto por obras orquestrais de diferentes estilos e épocas e, somado a isso, levar informações sobre as obras apresentadas e sobre o funcionamento de uma orquestra.
Mais informações pelo telefone 3835-2152.

Unindo o útil ao agradável – Poesia e Gastronomia! Itabira sediará o primeiro festival gastronômico com literatura

Pela primeira vez! Fazenda do pontal será a grande atração da arte culinária 

Fazenda do Pontal [Foto/Acom Fccda/Divulgação]
Nos dias 11,12, 13 e 14 de maio de 2017, Itabira passa a ter uma nova e grandiosa opção de lazer, entretenimento e cultura em seu calendário de eventos, com a estreia do "1º Iron Cheff de Itabira - Festival Gastronômico". Serão sessenta cozinheiros amadores de todo o Estado de Minas Gerais, disputando entre si nas modalidades de “entrada”, “sobremesa” e “prato principal”. Os felizardos serão julgados pela renomada nacionalmente, chef Bel Coelho e mais dois chefs locais. Além da premiação de 7 mil reais e troféus exclusivos, distribuídos entre 1º, 2º e 3º lugares, dois dias de oficina gastronômica, com a Confeiteira itabirana Alice (Lilica Doces), vão garantir o resíduo sociocultural que o festival deixará para Itabira.

O evento é recheado de atrações como as 16 apresentações itabiranas entre música e recital de poesias. Nos dias 13 e 14, o encerramento dos trabalhos fica por conta da inconfundível musicalidade de Toninho Horta e o irreverente talento vocal do "Caffeine Trio", de Belo Horizonte.

Para suprir o paladar do público, estandes de cerveja e chopp artesanal, cachaças diversas, bebidas não alcoólicas, doces, massas, comida regional e outras variedades.

O "1º Iron Cheff de Itabira será realizado" no Centro Cultural Fazenda do Pontal (CCFP), símbolo da nossa poesia, onde morou nosso poeta Carlos Drummond de Andrade. O local é a cereja do bolo, que vem dar o requinte e o charme que o evento merece e propõe.

O evento tem o patrocínio da Codemig, apoio cultural da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade [FCCDA] sob a realização da Help Consultoria, a assinatura da produção fica por conta do Trio Miriã Fonseca, Marcos Gacê e Carlos Amorim.

quinta-feira, 23 de março de 2017

Partida cancelada - Jogo beneficente da OAB é adiado, mas doações continuam

O jogo de futebol beneficente promovido pela direção da 52ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Itabira) em parceria com o time Solidários Futebol Clube, inicialmente marcado para o último domingo (19) precisou ser adiado devido ao tempo chuvoso. Uma nova data está sendo avaliada para a realização do evento, mas segundo o membro da Comissão de Esportes da Subseção e secretário geral da OAB, o advogado Rogério Pierry Vieira, as doações continuam até o dia do evento.

O intuito, segundo explicou o advogado, é arrecadar material escolar e distribuir para crianças carentes e instituições beneficentes do município. Os locais de arrecadação continuam os mesmos: salas da OAB na Justiça do Trabalho e no Fórum Desembargador Drummond e também na sede da instituição, localizada na rua Trajano Procópio, sem número, em frente à Praça Dr. Nelson Lima Guimarães (Pracinha do Pará).

Os interessados em contribuir, devem procurar os pontos de coleta ou levarem no dia do evento, quando a data for remarcada. De acordo com a direção da OAB, aqueles que estiverem impossibilitados de levar os materiais até os pontos de recolhimento poderão entrar em contato com a instituição para que sejam recolhidos na residência do doador. Bastam ligar na OAB, pelo telefone 3831-1740 e informar o endereço que será providenciado o recolhimento.

“Infelizmente as condições climáticas não contribuíram para a realização do jogo beneficente, mas já estamos acertando uma nova data e tão logo seja definida faremos a divulgação. Mas o mais importante é que as doações continuam e aqueles que tiverem interesse em nos auxiliar nesta causa, bata nos procurar que faremos a coleta do material. A nossa intenção é justamente ajudar as pessoas que tanto precisam”, disse Rogerio Pierry.

Notícias Relacionadas:

“A Rosa do Povo” - Em homenagem ao “Poeta Maior”! Itabira será palco do “Slam”, a batalha de poesias

No dia 04 de abril, Itabira será palco do primeiro Slam “A Rosa do Povo”. O evento é uma promoção da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade [FCCDA] e do “Programa Drummonzinhos” e será realizado na arena da Praça Acrísio Alvarenga “Praça Redonda”, a partir das 19 horas.

O “Slam” é uma competição em que os inscritos leem ou recitam um trabalho original. As inscrições são feitas no local da batalha 30 minutos antes do início.

Quinze [15] poetas são inscritos por dia, em ordem de chegada, com três poemas autorais. Em cada batalha existem três [3] fases. Na primeira, eliminatória, os [15] candidatos competem ficando seis [6], que competem na semifinal restando três [3], que disputarão a grande final da noite.

As regras são as mesmas dos slams internacionais: os poemas devem ser de autoria própria, com no máximo três [03] minutos, e não pode haver acompanhamento musical, figurinos e adereços. As performances são julgadas por cinco [5] espectadores escolhidos espontaneamente entre o público, que darão a nota aos slammers [os poetas], levando em consideração principalmente dois critérios: a poesia e o desempenho. As notas vão de zero a dez. Retiram-se, então, as melhores e as piores notas, mantendo-se apenas as três notas do meio, que somadas serão a nota final.

O projeto pretende incentivar a criação e revitalizar o cenário de poesia contemporânea por meio de performances públicas de leitura e tem o objetivo de atrair, além de poetas, espectadores e escritores que, muitas vezes, têm pouca intimidade com a “poesia tradicional”. A intenção é que os eventos reúnam jovens escritores de diversas vertentes e estilos: poetas, escritores, músicos, rappers, jornalistas, estudantes etc.

Informações pelo telefone [31] 3835-2152 ou [31] 3831-2102.
                

“Dia Mundial da Água” – Prefeitura e Saae lançam a campanha nesta quarta - feira

No Dia Mundial da Água que acontece nesta quarta - feira [22], a Prefeitura de Itabira [PMI] pede que toda a população use a água com muita consciência. A campanha “Não deixe que a Água vire um artigo de luxo” será lançada amanhã, por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Itabira [SAAE], em escolas públicas e particulares, empresas públicas e privadas, alguns pontos da cidade e na Prefeitura.

“Queremos conscientizar a população sobre o uso racional da água”, afirmou o diretor-presidente do SAAE, Leonardo Ferreira Lopes. E Ainda de acordo com ele, a campanha pretende ressaltar “que apenas 0,008% da água, no planeta, é própria para o consumo humano. Além disso, as mudanças climáticas dos últimos anos reforçaram a necessidade de cuidar ainda mais da água. Por isso, devemos incentivar a ideia de que ela é um bem precioso, caro e, quase escasso”, destacou.


Ações

A campanha será divulgada em diversas ações, além da tradicional entrega de material informativo sobre o tema. Nesta quarta-feira [22], dia “D” do assunto, a Prefeitura preparou um evento surpresa na rua São José, esquina com a avenida João Pinheiro, às 16:00 hs. Também nesta quarta-feira, em todas as escolas municipais, os bebedouros serão adesivados com material da campanha. Às 14:00 hs, os alunos do “Colégio Auge” receberão a equipe do SAAE para as atividades da oficina “Trilha na economia da Água” e para a palestra “Água é Vida”. Já no dia 23, a equipe do SAAE realiza as mesmas atividades na Escola Municipal Antônio Camilo Alvim. Segundo o Leonardo Lopes, “essas atividades educativas têm como objetivo, estimular nas crianças, novos hábitos para a utilização dos recursos naturais”, ressaltou.



Concurso


O SAAE promoveu nesta terça – feira [21], um concurso cultural de frases para os alunos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental II, das escolas municipais. Durante a semana, os alunos criarão frases sobre a água e, nesta quinta-feira [23], cada escola terá que entregar a frase escolhida à comissão julgadora do concurso que serão compostos por demais funcionários da autarquia e da Prefeitura que divulgarão o resultado nesta sexta-feira [24]. O vencedor será premiado com uma bicicleta e sua frase será usada pelo SAAE até o próximo “Dia Mundial da Água”.

terça-feira, 21 de março de 2017

São Gonçalo - Alunos do 4º ano fará uma trilha ecológica durante a "Semana da Água"


A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo [PMSGRA], por meio da Secretaria de Meio Ambiente [SMA] realiza esta semana, entre os dias 20 a 24 de março, a “Semana da Água”. Todos os dias o viveiro de mudas do município irá receber a visita dos alunos do 4º ano da rede municipal de ensino, que irão vivenciar a experiência de uma trilha ecológica e visitar a nascente que existe no local.

Durante o passeio as crianças irão receber informações sobre a importância da preservação das nascentes, da mata ciliar, das florestas, da água e do meio ambiente como um todo. O “Dia Mundial da Água” é comemorado em 22 de março desde o ano de 1993. Essa data busca conscientização a respeito da importância da água para os seres vivos.


Programação:

Dia 20/03
08h  Palestra – 4º ano da Escola Manoel Gonçalves
13h - Palestra – 4º ano da Escola de Tempo Integral

Dia 21/03
08h  Visita á nascente do viveiro de mudas
Alunos do 4º ano da Escola Manoel Gonçalves
13h - Visita á nascente do viveiro de mudas
Alunos do 4º ano da Escola de Tempo Integral

Dia 22/03
08h – Visita á nascente do viveiro de mudas
Alunos do 4º ano da Escola Manoel Gonçalves
13h - Visita á nascente do viveiro de mudas
Alunos do 4º ano da Escola de Tempo Integral

Dia 23/03
08h  Visita á nascente do viveiro de mudas
Alunos do 4º ano da Escola Manoel Gonçalves
13h - Visita á nascente do viveiro de mudas
Alunos do 4º ano da Escola de Tempo Integral

Dia 24/03
08h – Visita á nascente do viveiro de mudas
Funcionários da Secretaria de Meio Ambiente




segunda-feira, 20 de março de 2017

Contra a epidemia - HNSD promove treinamento sobre febre amarela para médicos e enfermeiros

Reforço no combate a “Categoria 3” - Dr. Marcello Fontana capacita todos os profissionais de saúde contra a doença que vem se alastrando na cidade


Depois de confirmar o contágio de febre amarela em macacos, a Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG) reclassificou Itabira para a ‘Categoria 3’, que é considerado o nível máximo de risco da doença. Diante desse quadro, o Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) promoveu na quarta-feira, 15 de março, treinamento sobre a enfermidade para médicos e enfermeiros da instituição e do Pronto Socorro Municipal de Itabira (PSMI).

Médico infectologista, Dr. Marcello Monteiro [Foto/Acom HNSD]
A atualização foi ministrada pelo médico infectologista do HNSD, Dr. Marcello Fontana Monteiro, que abordou aspectos técnicos sobre a febre amarela, formas de tratamento e as ações de prevenção que devem ser tomadas para evitar a propagação da doença. “A Febre Amarela é uma doença que está presente nos últimos meses e com um surto na região. Tivemos a confirmação de casos em macacos e Itabira passou para a ‘Categoria 3’ e, por isso, decidimos capacitar a equipe do 'Nossa Senhora das Dores' e do 'Pronto Socorro' para lidar com essa situação”, destacou.

Com o treinamento e atualização dos profissionais da saúde, é possível melhorar o atendimento e a prestação de serviço para a população, sobretudo nas unidades responsáveis pelo primeiro contato com os pacientes, que são o 'Pronto Socorro ' e o Pronto Atendimento (PA). Com isso, é possível instruir melhor as pessoas e dar os encaminhamentos necessários a possíveis casos de febre amarela.

“Capacitando a mão de obra médica vamos ter um ganho no atendimento. Primeiro com o clínico, que está na ponta de atendimento, que é o 'Pronto Socorro' e o 'Pronto Atendimento', e, em segundo, com enfermeiros e áreas afins, que atualizam a sua forma de atendimento e passam a conhecer mais a doença. Além disso, essas pessoas são disseminadoras de conhecimento, então ajudam a passar as questões de prevenção”, ressalta Marcello Monteiro.

A principal forma de enfrentamento da doença é a prevenção. A vacinação é um mecanismo necessário para assegurar a saúde da população e evitar a disseminação da enfermidade, pois, o ser humano que possui a febre amarela pode contaminar o mosquito transmissor, o que aumenta o ciclo de contágio.

Também é necessário tomar outros cuidados devidamente. Atualmente o principal transmissor da febre amarela é o Aedes aegypti que é o principal responsável pela disseminação de outras doenças, como dengue, Chikungunya e Zica vírus. Portanto, é necessário limpar casas e terrenos para eliminar os focos do mosquito. Além disso, é importante evitar áreas de mata, que são centros de risco, e realizar ações de educação continuada junto à população.


Histórico

A febre amarela é uma doença que vinha ocorrendo apenas em sua versão silvestre, sendo que o último caso registrado em Minas Gerais ocorreu em 2009, no município de Ubá. Os casos urbanos não eram registrados desde 1942. Porém, no início de 2017, a SES-MG foi notificada sobre casos suspeitos de febre hemorrágica nas regiões de Teófilo Otoni, Coronel Fabriciano, Manhumirim e Governador Valadares.

Recentemente, Itabira e São Gonçalo do Rio Abaixo tiveram a confirmação de morte de primatas infectados com a febre amarela. Para o enfretamento da doença, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itabira oferece gratuitamente a vacina por meio do Calendário Nacional de Vacinação nas unidades do Programa de Saúde da Família (PSF). 

Unindo o útil ao agradável! Dia Internacional Contra a Discriminação Racial é comemorado em Itabira nesta terça - feira

Duplo impacto! Eventos promovidos pela fundação cultural comemoram também o Dia Mundial da Poesia


Nesta terça-feira [21], a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade [FCCDA] promove eventos em comemoração ao “Dia Internacional Contra a Discriminação Racial” e “Dia Mundial da Poesia”.

MC Carla Lisboa [Foto/Divulgação]
As intervenções terão início às 18 horas, no deck da Fundação Cultural, com recitação de poesia com Sérgio Dias e Felipy Guiniu, performance poética com a atriz Carla Lisboa e palestra da MC Tamara Franklin, que também fará uma roda de bate papo relatando sua caminhada enquanto mulher dentro do Hip Hop em Minas Gerais. Haverá também shows de rap com MC Taylor, grupo Contra Correnteza, MC Wallace Peterson e Riot MC. O evento terá ainda a apresentação de Street Dance de Yuka Medrado e de Beat Box com Tomate Beat Box.

O evento é realizado em parceria com a Seção de Promoção da Igualdade Racial da Prefeitura de Itabira [PMI] e com a produtora Karlla Alencar.


No mesmo dia, a “Casa de Drummond” será palco do sarau “alguma poesia”, especial em comemoração ao “Dia Mundial da Poesia”, a partir das 19 horas. O sarau terá a participação dos “Drummonzinhos” e de convidados.

Jogo no Grêmio - OAB Itabira promove jogo de futebol beneficente para arrecadar material escolar

A direção da 52ª Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-Itabira) em parceria com o time Solidários Futebol Clube promove no próximo domingo (19) um jogo amistoso com o objetivo de arrecadar materiais escolares para doação para crianças carentes e instituições beneficentes.

O jogo acontece no Campo do Grêmio, as 8h30. As doações podem ser feitas no dia do evento, mas também nas salas da OAB na Justiça do Trabalho e no Fórum Desembargador Drummond e também na sede da instituição, localizada na rua Trajano Procópio, sem número, em frente à Praça Dr. Nelson Lima Guimarães (Pracinha do Pará). As doações, explica o membro da Comissão de Esportes da Subseção e secretário geral da OAB, o advogado Rogério Pierry Vieira, podem ser variadas, como mochilas em bom estado, lápis, caneta, cola, tesoura, cadernos, dentre outros.

“A nossa intenção é justamente trabalhar o lado social, fazer essas doações e a gente pede para todos os atletas que forem participar e todos que forem assistir o jogo que leve o material escolar, para que a gente possa ajudar um pouco quem está precisando. Quem não tiver condições de ir ao jogo, estamos pedindo que leve até as salas da OAB os materiais para que possamos arrecadar o máximo de volume possível e doar a quem precisa”, convidou o advogado.

Busca em domicílio-Ainda de acordo com o secretário geral, as pessoas que não estão em condições de levar as doações até o os pontos de entrega a OAB estará se disponibilizando a buscar os materiais na residência do doador. Basta ligar na OAB, pelo telefone 3831-1740 e informar o endereço que será providenciado o recolhimento da doação.

quinta-feira, 9 de março de 2017

Após a repercussão – 7 macacos mortos! “Qual é o papel que a gente assume na ‘Categoria 3’?”, questionou Rosana Linhares

Febre amarela - SES/MG decreta oficialmente o último macaco que foi encontrado morto em Ipoema        
       
Rosana Linhares, Alexandre "Banana" e "Therezão" concederam entrevista coletiva sobre a febre amarela [Foto/ACOM PMI]   
A Secretária de Saúde [SMS], Rosana Linhares; O Diretor da Gerencia Regional de Saúde [GRS], Alexandre Faria Martins da Costa “Banana”; A Superintendente da vigilância de saúde epidemiológica, Thereza Cristina Oliveira Andrade Horta “Therezão” se reuniram com a imprensa para prestar todos os devidos esclarecimentos sobre a morte dos macacos qual eu foram mortos no inicio deste ano e deram também orientações com relação às vacinas contra a febre amarela durante a manhã desta segunda – feira [06]. No inicio da entrevista coletiva Rosana Linhares falou sobre o processo de acompanhamento no combate contra a doença da febre amarela diante da importante missão de repassar todas as informações com relação à febre amarela que vem se alastrando cada vez mais no município, sendo o assunto mais falado e comentado na cidade que causou uma grande repercussão. Da qual a Rosana Linhares ainda deu todo o seu esclarecimento que está preparando a população do município para enfrentar essa nova realidade, diante de todos os movimentos que está acontecendo na cidade que resultou em morte de 7 macacos que aconteceu em pleno inicio deste ano, sendo que 1 macaco morreu eletrocutado em frente a “Policlínica”, onde foi encontrado morto no passeio de uma residência durante a manhã de quinta-feira [02] da semana passada, resultando apenas 6 macacos mortos de febre amarela que se enquadraram na posição “Categoria 3” que intensifica a vacina contra a febre amarela nos postos de saúde da cidade durante a campanha no combate contra o mosquito da dengue ainda no decorrer do inicio deste ano. E Rosana Linhares ainda falou sobre a importância da parceria da comunidade da zona rural que foi muito parceira no combate contra a febre amarela, e avisou se acaso houver um sinal de animais silvestres mortos com sintomas de febre amarela, favor comunicar com a secretaria de saúde neste tel. [31] 3831-2679 para tomar todas as medidas e as providencias cabíveis ao combate contra a febre amarela.

Macaco encontrado morto de descarga elétrica em frente a "Policlínica" [Foto/Heitor Bragança]
Ainda a Secretaria do Estado de Saúde de Minas Gerais [SES/MG] publicou oficialmente nesta quinta – feira [02] o decreto no “Diário Oficial dos Poderes do Estado – Minas Gerais” confirmando 7 macacos mortos que foram recolhidos e colocados no freezer numa temperatura ideal, evitando a perca dos órgãos que integra o corpo do animal silvestre, e em seguida, foram encaminhados para fazer todas as análises no Centro de Controle de Zoonose [CCZ] de Belo Horizonte-MG, e na sequencia, foram novamente encaminhados para a Fundação Oswaldo Cruz [FIOCRUZ] no Rio de Janeiro-RJ na segunda – feira [06], onde o resultado da morte dos macacos chegou com cerca de 20 dias. E dentre os 7 macacos que foram encontrados mortos, apenas 1 macaco que foi encontrado morto e eletrocutado pela descarga elétrica em frente a “Policlínica”, e mais 1 macaco que foi encontrado morto no pontilhão da primeira curva da esquerda da rodovia que fica próxima a Fundação Comunitária do Ensino Superior de Itabira [FUNCESI], sendo que no mês passado foi encontrado na manhã de quinta – feira [09] de Fevereiro, mais 1 macaco foi encontrado morto na localidade da zona rural do Distrito de Ipoema totalizando 7 macacos mortos que foi confirmado e decretado oficialmente pelo SES/MG por meio de analises técnicas. E a Rosana Linhares ainda afirmou em entrevista coletiva que fará uma visita técnica de trabalho em Ipoema que envolve todos os cuidados e os devidos procedimentos durante os trabalhos de atividades diante do impasse que serão desempenhados no local que foi encontrado o último macacão que foi morto de febre amarela que foi a causa da morte natural dos animais.  “Então, esse movimento faz com o que a gente tem uma nova fase técnica de trabalho que envolve todo o cuidado. Novamente, onde foi encontrada evidentemente onde a região [zona rural de Ipoema] onde vai fazer o ataque de cuidado primeiro e depois a gente vai iniciar um processo de cuidado para um impasse, por eu não é uma vacinação em massa! E não existe isso na febre amarela. E a febre amarela não tem esse movimento”, explicou.

Preocupada com o aumento das doenças como dengue, zika vírus, chikungunya e o aedes aegypti. E também com a situação da febre amarela que se alastrou por todo o canto da cidade se tornando uma grande repercussão que resultou com 5 macacos mortos de febre amarela. E a Rosana Linhares ainda mencionou todos os envolvidos no processo de cuidado no combate contra a febre amarela, e relatou todos os pontos mais importantes que são fundamentais no combate contra a doença que está repercutindo muito na cidade visando cobertura vacinal nas matas e zonas rurais. Principalmente, nas zonas urbanas na mobilização contra a febre amarela. “Esse é o ponto mais importante! E inclusive, que nos protege a cada achado e sinal que nos temos com relação ao processo de desenvolvimento do trabalho no cuidado da proteção evitando a disseminação da febre amarela para nós é muito importante para ser colocado [...]”, salientou.    

Segundo a Rosana Linhares, a vacinação em massa é vacinar de forma indiscriminadamente sem conferir o cartão de vacinas e o estado de saúde do paciente quando se trata da vacina da febre amarela através de um processo de cuidado com as crianças e com os adultos, e também existe um processo de acompanhamento de um bloqueio das cidades da região para ficar fora da contaminação da febre amarela. E a Rosana Linhares ainda alerta toda a população que cada sinal de um macaco morto com febre amarela é uma analise técnica sobre o que fazer naquela localidade da região diante do formato de cuidar cada vez melhor da população da cidade, e alertou que o município está num processo de alto índice de vacinas. Da qual a cobertura vacinal vem acontecendo na cidade, e evitando causar terror e pânico na população. “E estamos de forma crescente, e não em teto baixo de apavorar. É por isso que a gente tenta falar com muita tranquilidade, e esse é o nosso papel de dar segurança e de fazer tosas às analises técnicas de todo o processo”, alertou.

De acordo Alexandre “Banana”, ele ainda relembrou que desde o inicio deste ano foram encontrados 7 macacos que foram vitimas de morte da febre amarela e eletrocutado pela descarga elétrica na cidade. E ainda no inicio deste ano, houve mais casos de animais silvestres que também foram vitimas de febre amarela também nas cidades mineiras da região do sul de minas. Do qual o governador de Minas Gerais, Fernando Damata Pimentel [PT] decretou emergencialmente o estado calamidade de febre amarela em algumas das cidades da região do sul de minas intensificando todos os trabalhos e atividades de prevenção e vacinação sobre o controle contra a febre amarela nestes municípios mineiros de forma muito calamitosa na saúde do estado mineiro. E o Alexandre Banana ainda confirmou que a febre amarela entrou na posição “Categoria 3”, e  assim, evitando de criar pânico na cidade visando repassar todas as informações sobre as ações que serão desempenhadas na guerra contra a febre amarela que já se encontra em atividade no município evitando que a doença cause uma tamanha epidemia na cidade, sabendo que doença preocupa muito a população do município. E o Alexandre Banana ainda reforçou que a febre amarela vem dos animais silvestres, relembrando que no mandato do ex-prefeito [1997/2000] Jackson Alberto de Pinho Tavares [PT], e também antes de ser vereador por dois mandatos consecutivos [2001/2004-2005/2008], Alexandre “Banana” ainda relembrou que em 1999 houve um caso da febre amarela envolvendo animais silvestres na cidade que também se tornou uma verdadeira e grande epidemia durante o governo do Jackson Tavares.

“Therezão” ainda acrescentou na entrevista coletiva que atua na vigilância de saúde desde a década de 80, e relembrou dos grandes acompanhamentos de vários casos de surtos que foram causados pela febre amarela nas gestões anteriores do atual prefeito Ronaldo Lage Magalhães [PTB], reforçando todas as palavras do Alexandre “Banana” sobre o caso da febre amarela ocorrida em 1999 com os demais animais silvestres na região centro – leste de minas, e também sobre os relatos qual foi contados e testemunhados por demais profissionais que acompanharam de perto o caso de febre amarela com demais os animais silvestres ocorrido naquele ano. E a “Therezão” ainda afirmou que ela e a Rosana Linhares estão desde inicio deste ano cobrando devidamente todas as providencias das suas equipes das áreas de saúde que atuam desde agentes e demais profissionais envolvidos na pasta diariamente, de forma constante no combate contra a febre amarela de forma interligada na situação do município com o apoio das unidades do Programa Saúde da Família [PSF] que estão cobrindo toda a região do município através da distribuição de vacinas contra a febre amarela numa ação de parceria com SES/MG e do governo federal através do Ministério da Saúde [MS], sabendo que a vacina faz parte da rotina contra esta terrível doença qual causou a morte dos 7 macacos que foram mortos de febre amarela e de descarga elétrica, quando se trata de tranquilidade e segurança da população na cidade. “Nós aqui ficamos alertados pela própria experiência que a gente vivencia a cada dia”, resumiu.

Nas áreas ambientais como matas e zonas rurais, o risco de adoecimento com a febre amarela ainda são maiores nestas regiões mais periféricas da cidade. E a “Therezão” ainda esclareceu que ela e sua equipe que integra a sua pasta percorreram nestas regiões da zona rural antecipadamente visitando casas e residências, antes de encontrar macacos mortos no município e de se enquadrar na posição “Categoria 2” para a “Categoria 3”, e explicou que  já estava cobrindo antecipadamente a zona rural evitando a população daquela região de contrair a febre amarela através da distribuição de vacinas contra essa terrível doença. Da qual a população está imunizada contra a febre amarela sem correr nenhum risco de vida sequer.

Sobre as normas estabelecidas pelo FIOCRUZ, “Therezão” ainda esclareceu que após o resultado das análises dos 7 macacos que foram encontrados mortos na cidade, já se havia antecipado a conduta a partir do foco da febre amarela que foi identificado durante as analises que foram feitas pelo FIOCRUZ, e afirmou que continua fazendo mais averiguações de mais pessoas naquela localidade para ver se realmente estava sem ter vacinado contra a febre amarela. Da qual a população daquela localidade já se encontra em ampliação diante da intensificação da vacinação de rotina contra a febre amarela, sendo que 80% da população da zona rural já se encontram vacinada contra essa terrível doença. E a população da zona urbana também já se encontra em fase de andamento no apoio logístico durante a distribuição das vacinas contra a febre amarela atendendo todas as normas e as demandas totalmente estabelecidas pelo Ministério da Saúde para atingir a maior meta da cobertura vacinal acima de 93% com o aporte vacinal que será fornecido pelo SES/MG para a intensificação antecipada das vacinas contra a febre amarela.   


Histórico

Durante a coletiva de imprensa “Therezão”, apresentou todos os levantamentos com todos os dados estatísticos dos 7 macacos eu foram mortos de febre amarela e descarga elétrica na apuração dos dados estatísticos sobre as causas e mortes dos macacos. Leia:

-09 de fevereiro – Foi encontrado um macaco morto de febre amarela, no Distrito de Ipoema.

-10 de fevereiro – Foi encontrado mais um macaco morto de atropelamento e já com o comportamento alterado com a febre amarela, no Bairro Hamilton, e sendo encaminahado para o “CCZ” na [11], do dia seguinte.
  
-26 de fevereiro – Foi encontrado mais um macaco morto com febre amarela, em estado de decomposição no Parque Estadual da Mata do Limoeiro durante o feriado de carnaval no Distrito de Ipoema.

-02 de Março – Foi encontrado um macaco morto pela descarga elétrica em frente à Policlínica Regional de Itabira [PRI], nas proximidades entre os bairros Vila Piedade e Esplanada da Estação, e sem fornecimento de energia elétrica na região desses bairros próximos a “Policlínica”, e foi encaminhado para o “CCZ” na sexta – feira [03], do dia seguinte.

-02 de Março – Foram encontrados dois macacos que morreram agonizados e com febre amarela no Parque Estadual da Mata do Limoeiro após o feriado de carnaval no Distrito de Ipoema, sendo que um macaco morto agonizado ainda não tem a morte ainda realmente confirmada de febre amarela.

-05 de Março – Foi encontrado um macaco morto de atropelamento na rodovia que liga a Belo Horizonte, Bom Jesus do Amparo, Bairros Barreiro e Chapada, Centro do Distrito Industrial [CDI], São Gonçalo do Rio Abaixo. Da qual a rodovia que fica próximo a FUNCESI, onde o animal foi encontrado morto no pontilhão da primeira curva da esquerda da rodovia. Sendo que as fotos foram enviadas nas redes sociais [Watsapp] pelo smartphone [celular] do “Therezão”, e foi encaminhado para o “CCZ” na segunda – feira [06]. 

Notícias relacionadas:

quarta-feira, 8 de março de 2017

Café Empresarial – Coordenador do PAQP lança nova turma nesta sexta – feira na ACITA

A Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira [ACITA] promove na próxima sexta-feira, 10 de março, às 8h, mais uma edição do Café Empresarial. Durante o evento será lançada a terceira turma do Programa Acita de Qualidade e Produtividade [PAQP].

A palestra “Selo de Produtividade – Um fator de competitividade em tempos de crise”, ministrada por Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Turismo, Inovação e Tecnologia [SMDECTIT] e coordenador do PAQP, José Don Carlos marca a abertura da nova turma com oportunidade de conhecer mais sobre o programa que já certificou várias empresas de Itabira.

As empresas que participam do programa passam por uma metodologia de cursos, treinamentos, reuniões periódicas e consultorias para a implantação do Selo de Qualidade Acita. As normas utilizadas seguem o padrão de certificação ISO 9001. O programa oferece inúmeras vantagens para os participantes como: mais organização, produtividade e credibilidade. Mais informações na Acita: 3831-2025.

Data: 10/03/2017 – Sexta-feira

8h - Recepção dos Convidados

8h30 - Início da apresentação

Local: Auditório da Acita – Av. Duque de Caxias, 810 – Esplanada da Estação 

Dia da Mulher - Itabira terá ações de conscientização no "Dia Internacional da Mulher"

“Saúde da Mulher” - Janaína Ávila e Virgilino quintão farão a palestra sobre o tema

Este ano, nesta terça-feira [08] no “Dia Internacional da Mulher” será celebrado com palestras sobre a saúde da mulher e ações de combate à violência sexual e doméstica. A Prefeitura de Itabira [PMI], por meio da Secretaria Municipal de Saúde [SMS], em parceria com as secretarias municipais de Educação [SME] e Ação Social [SMAS], Gerência Regional de Saúde [GRS], Conselho Tutelar de Itabira [CTI], Conselho Municipal dos Direitos da Mulher [CMDM], Câmara de Itabira [CMI], Ordem dos Advogados do Brasil [OAB/Itabira], Hospital Nossa Senhora das Dores [HNSD] e Hospital Municipal Carlos Chagas [HMCC], Poder Judiciário, Polícia Civil [PC] e Polícia Militar [PM], organizou uma comissão composta por representantes dessas instituições citadas para divulgar o “Serviço de Apoio à Mulher Vítima de Violência Sexual”.

“O objetivo é que as vítimas tomem atitudes corretas e o mais rápido possível através do número telefônico 180”, explicou Margarida Guerra, funcionária da SMS e membro do Comitê de Enfrentamento à Violência Sexual e Doméstica. Ainda segundo ela, o telefone 180 é um serviço gratuito, oferecido pela Secretaria Especial de Políticas para as Mulheres que é um órgão federal pertencente ao Ministério da Justiça e da Cidadania [MJC], que funciona 24 horas por dia e orienta as mulheres a buscarem o apoio necessário, dentro do que existe em sua região e de acordo com as necessidades do caso.

Amanhã, às 8 horas, o comitê se reunirá no Centro Estadual de Atenção Especializada [Ceae] antigo “Viva Vida”, na avenida João Pinheiro, nº 791, para participar de um programa de rádio, e às 10 horas, começará a distribuição do material educativo para a população. Este material, segundo Margarida Guerra, estará disponível em todos os Programa de Saúde à Família [PSF], nos hospitais, nas escolas municipais Marina Bragança, Antonina Moreira, José Gomes Vieira, Antônio Camilo Alvim, Didi Andrade e na Prefeitura.


Palestras

Das 10 às 11 horas, a psicóloga Janaína Ávila estará no auditório do Paço Municipal para a palestra “Saúde da Mulher” e, no período da tarde, das 14 às 15 horas, Virgilino Quintão, médico ginecologista, prosseguirá com o tema. O evento é aberto ao público.


sábado, 4 de março de 2017

“Categoria 3” - Confirmado! Febre amarela é a causa da morte do macaco encontrado na zona rural de Itabira

Coletiva de imprensa - “Therezão”, Rosana Linhares e Alexandre “Banana” irão se pronunciar nesta segunda - feira

A Prefeitura de Itabira [PMI], por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), confirmou nesta tarde (3), que o macaco encontrado morto no dia 9 de fevereiro, na zona rural de Itabira, na localidade do distrito Ipoema estava infectado com o vírus da febre amarela. O resultado da análise da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) chegou ontem (2), por e-mail, no final do dia. Apesar dessa confirmação, a Secretaria de Saúde afirmou que ainda não registrou casos da doença em seres humanos.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde Epidemiológica, Thereza Cristina Oliveira Andrade “Therezão”, até segunda-feira (6), a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES/MG) deve publicar a reclassificação do município no protocolo de intensificação e orientações sobre a vacinação de febre amarela, agora “Categoria 3” – municípios com casos/óbitos humanos ou epizootias confirmadas para febre amarela.

Assim que o macaco foi encontrado, a Secretaria de Saúde o encaminhou para Belo Horizonte “e de lá ele foi para análise na Fiocruz, no Rio de Janeiro”, explicou “Therezão”. A partir de hoje (3), a estratégia da Secretaria de Saúde é prosseguir com a vacinação, “porque ela já está intensificada desde que encontramos o macaco. É importante reforçar também, que ainda não notificamos, em pessoas, casos de febre amarela”, afirmou a superintendente. Além disso, "Therezão" explicou que no dia da notificação do animal morto, a polícia ambiental também foi acionada. “Os policiais traçaram um raio por onde o macaco teria transitado e nenhum outro animal foi encontrado morto”.


Histórico

Após identificar macacos mortos na zona rural, o município passou, no início do mês passado, para a “Categoria 2” do protocolo – municípios com rumor ou epizootias em investigação e municípios que são limítrofes a regiões com casos humanos e epizootias confirmadas . Segundo “Therezão”, “desde o início do surto na região leste do estado, quando ainda estávamos na 'Categoria 1', nós tomamos todas as medidas que seriam necessárias na 'Categoria 2', considerando que a transmissão da febre amarela silvestre acontece porque o homem adentra a mata e se contamina acidentalmente”, explicou a superintendente. Dessa maneira, segundo ela, a Prefeitura de Itabira já havia intensificado a vacinação na zona rural de Itabira. “Como temos Programa de Saúde da Família (PSF) em toda a região, nós já procedemos a vacinação, inclusive na região que o macaco foi encontrado”, ressaltou.


Categoria 3

De acordo com o protocolo da SES/MG, nesta categoria, o município tem que intensificar a vacinação. Neste caso, é necessário considerar as particularidades e vacinar nos postos fixos, volantes e casa a casa. “Sabemos que a região é grande e extensa e nós já começamos a trabalhar de casa em casa com os nossos agentes comunitários e equipes da Saúde da Família antes do resultado do exame chegar”, salientou “Therezão”. Antes disso, no dia 20 de janeiro, a superintendente relatou, que foram realizadas reuniões com a infectologista Andréa Cabral, para os funcionários da área de saúde que atuam em diversos locais e empresas do município. “Nós tivemos o cuidado de chamar todo mundo que representa, tanto a rede hospitalar, quanto a população de trabalhadores que atua em zonas de mata e que poderiam estar expostos ao vírus. Inclusive, a partir de então, decidimos vacinar os trabalhadores dessas empresas”, finalizou. 


Coletiva de imprensa 

Na próxima segunda-feira (6), às 10:00 hs, da manhã, na Gerência Regional de Saúde (GRS), Avenida Vila Lobos, nº 121, no Bairro Esplanada da Estação. A equipe da Secretaria Municipal de Saúde e a diretoria da GRS irão se reunir para esclarecer à população a situação de febre amarela e os procedimentos de vacinação. Em seguida, concederão entrevista coletiva sobre a reclassificação do município de Itabira no protocolo de saúde da Secretaria de Estado de Minas Gerais.