sábado, 4 de março de 2017

Após as discussões – Em união! “A questão da água é prioridade no município!”, defendeu o Solimar Silva

Após as discussões – O retorno! Solimar anuncia a volta do "Grupo da Água" ainda neste mês

Solimar Silva [Foto/Sérgio Santiago/DeFato/Divulgação]
O vereador Solimar José da Silva [SD] pretende retomar ainda neste mês todas as atividades do “Grupo da Água”, juntamente com os seus demais membros e parceiros para debater e apurar todas as informações com relação ao abastecimento de água, e também do andamento das obras das instalações de captação da Estação de Tratamento de Água [ETA´S] e da Estação de Tratamento de Esgoto [ETE´S] nas barragens. Do qual o “Grupo da Água” pretende ir a fundo para apurar todas as informações com relação ao andamento das ações que estão sendo desempenhadas constantemente pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto [SAAE], para dar todos os esclarecimentos com relação ao abastecimento que se encontra atualmente em andamento devido aos problemas da contaminação da água como aconteceu na Barragem do Rio de Peixe que integra a bacia, onde ficam instalados os postos de captação de água do “ETA/Rio de Peixe”.

Em entrevista a imprensa Solimar Silva explicou que fazia reuniões internas com o SAAE para fazer todos os devidos levantamentos aos dados técnicos com relação à qualidade da água durante o seu abastecimento nas casas e residências que se encontram lotadas na cidade. Do qual o SAAE tem que repassar todas as informações com relação ao andamento sobre o abastecimento e as melhorias da qualidade da água para a população. E o Solimar Silva ainda relembrou dos três projetos como o “ETA/Rio de Peixe”, “ETA/Gatos” e “ETA/Pureza”. E dentre destes três projetos de captação de água [citados acima] que resultou grandes discussões para a viabilização deste projeto foi o “ETA/Rio de Peixe” de caráter prioritário. Do qual o “ETA/Rio de Peixe” foi inaugurado no ano passado pelo ex-prefeito [2013/2016] Damon Lázaro de Sena [PV].

No ano passado as águas da barragem Rio de Peixe foram contaminadas durante a dragagem dos produtos químicos de metais pesados como o ferro e manganês que poluíram as águas do Rio de Peixe durante a lavagem da “Usina Conceição Itabiritos” da “Mina Conceição” onde fica instalada o “ETA/Rio de Peixe” gerou uma grande discussão na reunião do “Grupo da Água” de forma excelente com a total participação da Vale S/A para ajudar a manter e melhorar a qualidade da água durante a sua captação com muito mais abundancia durante o abastecimento nas casas e residências da cidade. Da qual os bairros próximos ao “ETA/Rio de Peixe” já se encontra com a situação totalmente regularizada pela Vale, e pelo prefeito Ronaldo Lage Magalhães [PTB] e pelo Diretor - Presidente do SAAE, Leonardo Ferreira Lopes.

De acordo com o Solimar Silva as obras de captação de água do “ETA/Gatos” na barragem Santana do “Rio Tanque” já encontra atualmente em andamento através do processo licitatório que ficou no valor de algo em torno de “R$ 17 Milhões”, do qual o “ETA/Gatos” era para ter sido entregue em outubro do ano passado. E as obras do projeto de captação do “ETA/Gatos” será reiniciado depois que foi feito o anúncio oficial do Ronaldo Magalhães em sua entrevista coletiva durante a entrega dos 3 postos de captação de água do “ETA/Rio de Peixe” que aconteceu no auditório do SAAE durante a tarde desta segunda feira [21] do mês passado. E o Solimar Silva ainda confirmou que as obras de captação da barragem do “ETA/Gatos” ficaram paralisadas devido à falta de pagamento ainda no governo Damon Sena que foi em parceria entre a Vale e o governo federal. “No meu ponto de vista, hoje é a questão da água do município é prioridade! Por que quando a gente fala em água, a primeira coisa que a gente pensa em questão de sedentação e higiene. Mas, a água esta também ligada diretamente ao crescimento econômico. E ela [a água] vai permitir a vinda de novas empresas no município, e temos essa preocupação por que hoje altamente somos dependentes da Vale”, destacou.

Ainda de acordo com o Solimar Silva em sua primeira reunião do ano no “Grupo da água”, serão discutidas novas ações em parceria com as demais entidades e instituições que se encontram lotadas na cidade há mais de décadas, para tratar sobre o uso racional da água de forma bem econômica nas épocas e períodos de seca que são captados somente 200 lts por segundo sabendo que são necessários 500 lts por segundo de captação de água que é o volume total para serem abastecidos em todas as casas e residências que se encontram lotadas na cidade. Da qual as informações serão repassadas nas empresas e escolas com relação ao uso racional da água. E o Solimar silva ainda pediu ajuda e a compreensão da população para que use a água de forma mais econômica até que a situação seja sanada na cidade, sabendo que é necessário a união da população e do Poder Público Municipal [PPM] para fazer a caminhada até que a situação da água seja sanada na cidade até o momento. “Eu acho muito importante levar isso para as escolas por que as crianças e os jovens cobram mais dos pais essas ações econômicas. E além disso, eles [as] [crianças e os jovens] vão ser adultos mais bem educados em relação ao uso da água”, comparou.

Solimar Silva ainda afirmou que o município ainda tem um déficit de captação de água aproximadamente 100 lts por segundo, sendo que nos períodos chuvosos o município consegue captar algo em torno de 385 lts por segundo durante a sua produção total. Do qual o Solimar silva ainda reafirmou que será necessário cerca de 500 lts por segundo para atender a real situação atual da população que vem sofrendo com a falta d’água no município. E o Solimar Silva ainda se dispôs para ouvir as sugestões e reclamações da população relacionados aos problemas com a falta d’água na cidade, e também sobre a forma e a maneira mais simples de economizar a agua nas [os] casas, residências, condomínios [residenciais e comerciais], estabelecimentos [comerciais e empresariais] e empresas no ramo da construção civil. E ainda o Solimar Silva pediu o total apoio do poder público dar o total suporte quando se trata de reforma das casas e residências onde envolvem a construção civil. “Mas, se você for pensar na questão de viabilizar a vinda de empresas no município, logicamente a gente tem eu ofertar um volume bem maior de água. E o que vai resolver isso definitivamente e justamente essa captação”, concluiu. 

Repercussão - Sobre as discussões que foram feitas pelo presidente da Associação de Amigos do Bairro Praia, Paulo Magela Rodrigues “Paulinho” que é irmão do vereador Heraldo Noronha Rodrigues [PTB], e pelo diretor da associação do Bairro Praia, Mateus “Zacarias” que estiveram presentes durante a reunião de comissões que aconteceu durante a tarde desta quinta – feira [23] no plenário da Câmara sobre a volta do “Grupo da Água”. E o Solimar Silva ainda percebeu que a necessidade que foi solicitada pelos líderes comunitários “Paulinho” e “Zacarias”, e o parabenizou pelo manifesto sobre a volta do “Grupo da água” para manter a continuidade nas discussões sobre o futuro do município com relação ao abastecimento de água que está em falta na cidade. Do qual o assunto causou uma grande repercussão no plenário da Câmara durante a reunião de comissões temáticas na tarde de quinta – feira [23] da semana passada.

Memória – O Grupo da Água foi fundado em 2012 durante o mandato do ex-prefeito [2005/2008 – 2009/2012] João Izael Querino Coelho [PSL]. Do qual o Grupo da Água foi formado numa ação de parceria entre a Prefeitura de Itabira [PMI]/Câmara de Itabira [CMI]/Serviço Autônomo de Água e Esgoto [SAAE]/ Ordem dos Advogados do Brasil [OAB/Itabira]/Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira [ACITA]/Vale S.A. /Interassociação dos amigos dos bairros de Itabira [ICRECI] juntamente com os seus demais membros que estão sempre dispostos para solucionar, discutir, debater e prestar todos os devidos esclarecimentos com relação a captação e o tratamento de água e esgoto nas ETA´S e ETE´S visando mais melhorias no abastecimento da água com mais qualidade nas casas e residências durante o seu abastecimento sem nenhum mau cheiro sequer. Da qual as unidades da autarquia se encontram instaladas nos bairros e zonas rurais da cidade há mais de décadas.  

Notícias Relacionadas:



16 de Setembro de 2014/Racionamento - Água poderá chegar suja por causa das horas de interrupção


11 de novembro de 2015/Áudio sobre captação de água que circula em aplicativos refere-se a Governador Valadares


Nenhum comentário:

Postar um comentário