sexta-feira, 26 de maio de 2017

“Projeto Fiemg Itinerante” – Sem nenhum envolvimento com a politica! “O desenvolvimento é regional! E não adianta querer crescer sozinho! Por que a Fiemg resolveu trabalhar pela Br-381?”, pontuou o Luciano Araújo

Presidente do FIEMG afirma que “Itabira é o 2º maior PIB da região do Centro-Leste de Minas”

Presidente do FIEMG, Luciano Araújo minstra a palestra sobre os andamentos das obras de duplicação da  "Nova BR-381" [Foto/Acom Fiemg "Vale do Aço"]
Antes do presidente da Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira [ACITA], Eugenio Andrade Muller realizar o “Encontro Regional das Associações Comerciais do Médio Piracicaba [ACE´S]” na noite desta segunda-feira [15], da semana passada, o presidente da regional da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais [FIEMG/Vale do Aço], Luciano José de Araújo também já tinha se manifestado durante a sua palestra com o tema “O papel da FIEMG e a Importância da Duplicação da BR-381 para o Desenvolvimento das Indústrias” que aconteceu na noite de quarta-feira [26], do mês passado, na unidade do Serviço Social da Indústria de Itabira [SESI/Itabira] “Sesi/Fiemg”, na Rua São Paulo, no Bairro Amazonas durante a primeira noite da programação do “Projeto Fiemg Itinerante”, que aconteceu entre os dias 26 e 28 de abril no SESI/Itabira e na unidade do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial [SENAI/Itabira] no “Centro de Formação Profissional Pedro Martins Guerra”, na  Rua Nossa Senhora da Piedade, s/n, no Bairro Campestre. Do qual o prefeito Ronaldo Lage Magalhães [PTB]; a Acita; o Sindicato Intermunicipal das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico do Vale do Aço [SINDIMIVA], de Ipatinga-MG; e também incluindo o Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas de Minas Gerais [SEBRAE-MG] que são parceiros desta grande causa contra a violência na rodovia federal que aderiu ao movimento pela “Nova 381” que acaba resultando vitimas com mortes fatais a cada minutos e segundos nas margens da rodovia que liga da região do “Vale do Aço” a Belo Horizonte -MG. 
  
No inicio de sua a palestra que aconteceu na unidade do “Sesi/Fiemg”, Luciano de Araújo apresentou as ações e os andamentos da “Nova BR-381”,  e afirmou que  Itabira é o 2º maior Produto Interno Bruto [PIB] da região do Centro-Leste de Minas, da qual a unidade do  “Sesi/Fiemg”, de Itabira, é integrada a regional “Fiemg/Vale do Aço”. E o Luciano Araújo ainda reclamou da ausência dos demais empresários e empreendedores que representam as entidades na cidade falando da importância da participação das grandes ações sobre a Iniciativa do setor empresarial de Minas Gerais com o objetivo de promover o desenvolvimento socioeconômico do estado a partir do movimento da “Nova 381” para abraçar com muita força, garra e coragem a bandeira desta conceituada causa sabendo que o futuro e o progresso estão nas mãos destes empresários que dependem e usufruem da "BR-381". “Então é muito importante o empresário entender que ele precisa participar mais do movimento ao associativismo para estar mais junto, por que sem duvida nenhuma a gente fica muito mais forte, e só estamos aqui fazendo todas essas ações por que nós temos aqui essa toda essa estrutura com vocês [...] Então, a verdade do fato de não organizar fica muito difícil trazer os grandes benefícios e trabalhar com vocês nessas questões [...] Quando vem uma estrutura dessas empresas que participam, vamos procurar outros lugares para que mais empresas participem e querem estar buscando o beneficio, e esse grande desenvolvimento, e eu falo dessa importância é dessa união e dessa integração”, destacou. 

Ainda no inicio da palestra, Luciano de Araújo apresentou todas as ações que foram desenvolvidas pela regional “Fiemg/Vale do Aço” juntamente com as unidades que integram a instituição em trabalho de parceria com as entidades locais para o desenvolvimento da qualificação profissional diante da diversificação econômica como saúde, educação, esporte, lazer, cultura, segurança e competitividade diante das ações que são desempenhadas constantemente pela instituição.  E na sequência, Luciano de Araújo apresentou todos os levantamentos situacionais dos dados estatísticos da “BR-381” em trabalho de parceria com as demais entidades e instituições públicas e privadas em prol da causa da “Nova 381”, e com o apoio das lideranças politicas locais, estaduais e federais que também estão em defesa desta causa em trabalho de parceria com a vida dos seres humanos, visando grandes melhorias estratégicas nas estradas da “BR-381”, de forma muito bem integrada para o desenvolvimento da região. E o Luciano de Araújo ainda lamentou a falta mão de obra qualificada para a contratação na conclusão das obras “BR-381”, visando mais cursos de capacitação dentre as funções que são totalmente demandadas durante as atividades nas rodovias federais que interligam a “BR-381”, devido às diversas falhas que foram cometidas durante as obras na rodovia federal na integração entre as grandes empresas privadas para o desenvolvimento regional da “Nova 381” diante da diversificação econômica das cidades e regiões. “Por que ninguém vem pra cá? Por que não tem logística, e não consegue explorar produção, e não consegue atrair investimentos. E o principal gargalo é a BR-381! E eu já ouvi de tudo com relação a BR-381”, desabafou.   
    
De acordo com o Luciano Araújo, ele ainda fez a questão de apresentar todos os mecanismos sobre o portal institucional com transparência pela “Nova 381” para as autoridades, convidados e imprensa que estiveram presentes na cobertura do evento, e falou da criação da agenda das obras da BR-381 no portal, de forma mais transparente com os andamentos das obras e ações que estão sendo desempenhadas na “BR-381” de Governador Valadares – MG a Belo Horizonte com 303 km e 48,2 milhões de m² em obras por todo o canto das margens da rodovia até chegar a capital mineira com geração de 5.729 empregos diretos e indiretos, e mais de “R$ 4 Bilhões” que foram investidos em 205 km de pistas duplicadas com 64 obras de artes especiais [17 pontes e 47 viadutos], e com 5 túneis [2.385 metros de extensão], e incluindo 20 passarelas com 99 paradas de ônibus com mais de 83.300 metros de defensas nas margens da rodovia. E também apresentou todo o funcionamento do portal institucional com matérias publicadas pelos órgãos de imprensa da região com varias explanações sobre o andamento das obras da “BR-381”. E o portal da “Nova 381” atualmente possui cerca de 11.765 seguidores nas redes sociais pela internet com o cadastramento de 64.672 pessoas que aderiram a este manifesto em defesa desta causa dentre 607 municípios divididos em 23 estados brasileiros, e sendo que Itabira tem apenas 728 participantes que aderiram ao movimento pela “Nova 381”, e com a inclusão de “R$ 1,1 Milhão” dentro do valor montante que foram investidos na duplicação da BR-381 que está para ser concluídos pela frente, de forma irreversível para favorecer as cidades mais próximas da região. Do qual o Luciano Araújo ainda lamentou a pouca participação dos itabiranos ao movimento pela “Nova 381”, para uma cidade com mais de 120 mil habitantes, e afirmou que pretende chegar a 1 milhão de assinaturas impressas e eletrônicas para o manifesto deste grande movimento que vem crescendo cada vez mais na regiões “Centro-Leste” e “Vale do Aço” que integram a “BR-381 Norte”, e com as pontes do lote 7 que interligam as cidades da região do “Vale do Aço” para serem concluídas e entregues até em dezembro deste ano, e com o risco nos cortes de gastos orçamentários devido a crise econômica mundial, e com a queda do preço do minério eu se encontra em baixa no mercado atualmente. “Significa que a [BR-] 381 não é importante para leste de minas, e importante para o Brasil”, resumiu.  

Luciano Araújo e os parceiros pela "Nova 381" [Foto/Acom Fiemg "Vale do Aço"]
Luciano Araújo pontuou ainda a questão sobre o motivo de trabalhar em prol da BR-381, diante de todas as situações que foram apresentadas em sua palestra durante a primeira noite do “Projeto Fiemg Itinerante”, da qual a “mão de obra qualificada”, “matéria prima de qualidade” e “BR-381” foram os três maiores pontos fundamentais da discussão durante a palestra. E o Luciano Araújo ainda lamentou que vários deputados estaduais e federais que se elegeram em 2013 lutaram e defenderam a “BR-381” durante a gestão, e com a exclusão do “Fiemg/Vale do Aço” diante do afastamento das lideranças politicas para a conclusão das obras da “BR-381” diante deste todo o manifesto pela paz e segurança nas rodovias federais perante a distância, e sabendo que é necessária a união da todas as lideranças para o manifesto desta causa. Do qual o Luciano Araújo ainda já tinha manifestado antecipadamente, e sendo que as associações comerciais da região do “Médio Piracicaba” também estão em trabalho de parceria pela defesa da duplicação da BR-381, juntamente com a Acita. “Se vai ou não! Eu não sei! Por que não depende do meu dinheiro, e se dependesse de mim? Saia! O que depender de mim pela [BR-] 381 para trabalhar isso vai sair, e vou ate o ultimo minuto por eu nos colocamos lá o grande conceito nosso é acompanhar e monitora essa obra [da BR-381] até a conclusão, e elaborar um plano ace [´s] de desenvolvimento do leste de minas com a duplicação”, defendeu.    

Para obter mais informações sobre o andamento das obras da duplicação da rodovia “Br-381”, e fazer o cadastramento para aderir ao movimento “Nova 381”, acesse: http://www.nova381.org.br/site/


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