terça-feira, 23 de maio de 2017

“Rodovia da morte” – 810 mortes nas estradas! “BR-381” é o tema principal das associações comerciais em Itabira e região

Estratégia e Mobilização – BR Assassina! “Nós acreditamos muito nesse trabalho! É um empenho, é uma força, determinação e coragem”, disse o Eugenio Muller


Eugenio Muller foi o mediado do debate sobre a rodovia da BR-381 [Foto/Acom Acita] 
O presidente da Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira [Acita], Eugenio Andrade Muller realizou o Encontro Regional das Associações Comerciais do Médio Piracicaba [ACE´S] na noite desta segunda-feira [15], da semana passada com os demais presidentes da associação comercial da região com o objetivo de reivindicar melhorias na rodovia federal BR-381 que é mais conhecida como a “Rodovia da Morte”, juntamente ao governo federal por meio do Departamento Nacional de Infraestrutura [DNIT], visando desenvolvimento regional. Da qual as mobilizações das associações comerciais tiveram o inicio em 2016 para discutira as ações e implantar projetos estratégicos para o fortalecimento da região. E ainda também contou com a presença do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo [SMDECTIT], José Don Carlos que representou o prefeito Ronaldo Lage Magalhães [PTB], e do assessor parlamentar Élson Ferreira de Sá que representou o deputado estadual Raimundo Nonato Barcelos “Nozinho” [PDT], e demais autoridades que representaram o Poder Público Municipal [PPM]. Da qual a Acita também é parceira da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais [FIEMG] em prol da melhoria da “Nova BR-381” visando segurança, conforto, comodidade e desenvolvimento da região e também do estado.      

Eugênio Muller [Foto/Acom Acita]
No inicio da reunião com os demais presidentes das associações comerciais, Eugenio Muller apresentou a nova logomarca da campanha de mobilização para melhoria da BR-381, visando desenvolvimento e diversificação econômica no polo regional, e apresentou o vídeo institucional “Human Planet” baseado em sua nova logomarca da campanha da melhoria da BR-381, visando redução de índice de acidentes com vitima fatal na rodovia, e colocando o ponto final na violência no transito evitando futuras vitimas fatais na BR-381. Do qual o Eugenio Muller fez comparações do vídeo com as construções das pontes que interligam a BR-381, e criou a sem consultar sequer os demais presidentes das associações comerciais que foram todos pegos de surpresa no evento, e também estão abraçando a esta causa em prol de uma paz nas rodovias federais que interligam a BR-381, e sendo que o Eugenio Muller anunciou a nova logomarca da campanha para a conscientização sobre a conclusão das obras da BR-381, visando à elaboração do “Plano Regional de Desenvolvimento” em parceria com os empresários e empreendedores das 10 cidades do Médio Piracicaba que abraçam a esta causa, e também com a inclusão da redução de acidentes de transito na rodovia federal que é mais conhecida como a “Rodovia da Morte” que gera vítimas fatais nas estradas constantemente passando pelas regiões como o Centro-Leste, Vale do Aço até chegar a Belo Horizonte – MG, no anel rodoviário onde se vê mortes por todo o canto das estradas da BR-381. E o Eugênio Müller ainda apresentou a proposta da nova logomarca para destacar os encontros que buscam o fortalecimento e o crescimento da união, e sendo que a nova marca tem formas que evidenciam a importância das associações comerciais, de forma independente da estrutura e do porte, do qual representa também o poder de influência que as entidades irradiam em diversos públicos. E ainda o Eugenio Muller pediu a opinião de cada uma dos presidentes das associações comerciais do Médio Piracicaba que estiveram presentes no evento, e afirmou sobre a ideia e o objetivo da nova logomarca de transformar uma figura simbólica na manifestação pela da paz e pela conclusão das obras da BR-381 visando mais segurança e paz no transito ao trafegar na rodovia federal. “Nos acreditamos muito nesse trabalho! É um empenho, é uma força, determinação e coragem para que a cada dia a gente puder ir com vocês”, disse.  

Presidentes das Associações Comerciais durante a reunião na Acita [Foto/Acom Acita]
Durante a reunião das associações comerciais do Médio Piracicaba, Eugênio Müller iniciou o debate com os presidentes das associações comerciais, e fez os levantamentos de todos os dados dos acidentes de trânsito com vitimas fatais que acabou resultando em mortes na BR-381, e apresentou o andamento das obras da BR-381 de Governador Valadares - MG a Belo Horizonte – Mg. E o Eugênio Müller ainda apresentou todos os dados situacionais dos acidentes que ocorreram na BR-381 entre 2010 a 2016 que acabou resultando 14.269 acidentes com 810 mortes com vítimas fatais nas estradas, onde as sugestões sobre as melhorias estratégicas de mobilização da BR-381 foram elaboradas pelos demais presidentes das associações comerciais que estiveram presentes no evento da Acita, e sendo que o Eugênio Müller recolheu todas estas propostas que foram elaboradas durante o decorrer da reunião que aconteceu no auditório da Acita por meio de oficio que foi encaminhado para o DNIT para cobrar celeridade nas obras e impedir a paralisação de alguns trechos da rodovia, da qual as propostas ainda estão sendo discutidas pelas 10 associações comerciais das cidades que integra a este manifesto pela melhoria da BR-381, visando mais duplicação nas margens das rodovias evitando lentidão com os veículos lentos como ônibus, caminhões e carretas que trafegam pelas estradas federais da rodovia, onde possui redutores de velocidade, radares e grande circulação de pedestre causando engarrafamento e atrasos durante as viagens ao trafegar naquele local, do qual foi um dos maiores gargalos expostos pelos participantes foi o trecho próximo a localidade de Santa Luzia - Mg, na chegada de Belo Horizonte . “A ideia de trabalhar pela [BR -] 381, é para que a gente pudesse diante no que foi nos apresentado, e temos também uma ação de melhoria, e é por isso que a gente coloca todas as melhorias estratégicas”, explicou.  

De acordo com as informações que foram obtidas e repassadas pelo Dnit, Eugênio Müller ainda ressaltou que ainda existem partes da rodovia da BR-381 que interligam as cidades da região do “Médio Piracicaba”, na qual se encontram inacabadas, abandonadas, paradas, e em fase de recomeço em seu recapeamento na recomposição da camada asfáltica ou em andamento ate o final da conclusão das obras das BR-381 nas margens da rodovia que interligam as cidades polo da região do “Médio Piracicaba” causando um enorme engarrafamento nas estradas federais. E além da BR-381 provocar diversos acidentes com vitimas fatais que acabam resultando em mortes. E o Eugênio Muller ainda ressaltou que as rodovias da BR-381 se encontram em estado precário com a falta de sinalização, erosão no asfalto, pista ondulada, falta de conservação nos asfaltamentos e acostamento nas margens da rodovia BR-381 que são as maiores causas dos acidentes, e sendo que de Belo Horizonte a João Monlevade são mais de 200 curvas em 110 km nas margens da rodovia da BR-381 que também contribui com as causas dos acidentes gerando mortes com vitimas fatais nas estradas entre as duas cidades que interligam a BR-381. “E isso é assustador! Por que combina com a geografia ruim! Um projeto antigo com o trafego intenso de automóveis e caminhões, e um estado precário de uma rodovia com uma sinalização ineficiente, e esse conjunto de características da BR-381 torna realmente uma estrada extremamente perigosa”, lamentou.         

Ainda no decorrer da reunião das associações comerciais, Eugênio Müller ainda comparou com números estatísticos das mortes na BR-381 equivalendo a 3% de todas as mortes que acontecem em acidentes de transito em Minas Gerais, e sendo que 25% das mortes no transito são de Belo Horizonte a Governador Valadares pela BR-381 nestes trechos da rodovia federal. E o Eugênio Müller ainda anunciou sugestões e melhorias para a conscientização e segurança dos demais seres humanos ao assumir a direção perigosa pelas estradas da BR-381, visando estratégias de valorização das vidas dos motoristas que usufruem e trafegam pela rodovia federal através de novos estudos e de grande uma possibilidade de realizar uma audiência pública na região para debater sobre o futuro das obras da duplicação da BR-381, da qual as associações comerciais se manifestaram para uma nova sugestão da melhoria da BR-381 diante uma nova politica de uma grande transformação na obra de maior infraestrutura, onde o clima ficou muito fervoroso e caloroso ao mesmo tempo quando se debateu sobre a BR -381, de forma muito crítica a esta situação que gerou muitas discussões para chegar numa certa conclusão final sobre as obras de duplicação da BR-381, e com a inclusão de trabalhos de comunicação entre as associações comerciais por meio dos órgãos de imprensa e da mídia local. E ainda o Eugênio Müller sugeriu que as associações comerciais para uma possível mobilização na criação de uma comissão para encontrar pessoalmente com o Ministro dos Transportes, Maurício Quintella Lessa, e sendo que o encontro pode acontecer em Minas Gerais ou até mesmo em Brasília–DF diante das conformidades da agenda e das articulações juntamente aos deputados federais para que possam intermediar o contato para uma possível reunião sobre a possibilidade da melhoria da BR-381 de forma cabível.


Ipatinga x João Monlevade


Presidente da Acimon, Carlos Arthuso [Foto/Acom Acita]
Don Carlos ainda sugeriu ao Eugênio Müller e também as associações comerciais para se reunirem com o "Fiemg/Vale do Aço" em Ipatinga-MG para ajustar alguns detalhes deste movimento para que as associações comerciais possam ter o maior fortalecimento com a instituição para poder somar mais forças em prol da BR-381, do qual o Fiemg também esta lutando por esta bandeira. “Uma das ações que nós estamos fazendo e já temos mobilizado uma união de serenidades de desenvolvimento econômico, e como você citou ai, e além desses números que são fortemente pesados, e não se negocia por que a vida. Mas, é importante que a nossa região seja melhorada nessa questão da mobilização da duplicação da BR-381, e eu acho que a solicitação sua só vem a fortalecer mais no inicio em que a gente iniciou”, elogiou.  
          
No final da reunião das associações comerciais, o presidente da Associação comercial, Industrial e Prestação de serviços de João Monlevade [ACIMON], Carlos Arthuso, afirmou que a preocupação das 10 cidades envolvidas na mobilização com a lentidão das obras da BR 381 é enorme, e sugeriu também uma reunião com o presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba [AMEPI], o prefeito de Santa Bárbara-MG Leris Felisberto Braga [PHS] para aderir ao movimento pela mobilização na melhoria da BR-381, e perguntar também para os prefeitos associados do Amepi, e aos vereadores das câmaras municipais da região “Médio Piracicaba” sobre a reação das ações da mobilização da BR-381 para conceder o espaço na tribuna do legislativo para responder todos os questionamentos que serão levantados sobre as ações do movimento pela mobilização da BR-381 com a intenção de formar a caravana para ir a Belo Horizonte e Brasília para reivindicação na liberação de recursos financeiros para conclusão das obras de melhoria da BR-381. “A dificuldade do tráfego na estrada emperra o nosso desenvolvimento, por isso estamos unindo forças pela nossa região”, defendeu. 

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