terça-feira, 19 de setembro de 2017

No dia do "WIN 2017" - Pela primeira vez! Vereador de oposição é o novo presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural

Com o Reginaldo eleito - “No último caso eu estarei como o 1º Secretário!”, disse o Mauro Lúcio 

Reginaldo Santos é o novo presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural Sustentável (Foto/Acom CMI/Divulgação)
Antecipando os preparativos do “5º Workshop Itabirano de Negócios [WIN 2017] – Caminhos para a Diversificação”, o vereador de oposição Reginaldo Mercês dos Santos [PTB] foi eleito presidente do Conselho Municipal de Desenvolvimento Rural Sustentável [CMDRS] pela primeira vez na história da política de Itabira para os próximos 2 anos de gestão [2017/2019] com apenas 10 votos dentre os 20 conselheiros que permaneceram no quórum durante a manhã desta quarta – feira [13], na sede do Sindicato Rural de Itabira, no Bairro Pará, onde os conselheiros se reuniram para fazer as discussões para eleger o novo presidente, com intuito de não politizar o conselho para manter bons relacionamentos com os demais conselheiros e autoridades locais. Do qual o vereador Solimar José da Silva [SD], o Secretário de Agricultura e Abastecimento [SMAA] William Sampaio Gazire, e o presidente da Associação Comercial, Industrial de Serviços e Agropecuária de Itabira [ACITA], Eugênio Andrade Muller também são titulares do conselho.

Extensionista do Emater, Mauro Lúcio Ferreira [Foto/Wesley Rodrigues/Defato]
No inicio da reunião, o extensionista agrônomo da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais [Emater–MG/Itabira] e presidente interino do Conselho de Desenvolvimento Rural, o 1º Secretário Mauro Lúcio Ferreira deu início nas discussões para a escolha do novo presidente para manter a continuidade nas ações e nos trabalhos de atividades que são ligados ao produtor rural. E o Mauro Lúcio ainda se recusou a ser presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural, no caso ele fosse escolhido pelos conselheiros, e afirmou que é necessária a renovação na gestão do conselho. E o Mauro Lúcio ainda afirmou que só permanece no conselho como o 1º Secretário para atender todas as demandas e as necessidades dos conselheiros para manter as continuidades nas ações que são desempenhadas pelos produtores rurais nas zonas rurais da cidade. “Agora é justo fazer essa definição aqui hoje!”, definiu o Mauro Lúcio. 

Após o Reginaldo Santos ser eleito como o novo presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural, Mauro Lúcio ainda fez um pedido ao petebista para não politizar o conselho visando união entre a mesa diretoria para alcançar parcerias com Poder Público Municipal [PPM], onde o Reginaldo Santos também debateu e discutiram situações sobre o fechamento das escolas nas zonas rurais entre os distritos Senhora do Carmo e Ipoema, do qual este assunto foi discutido e debatido entre os vereadores durante a reunião ordinária que aconteceu na tarde de terça-feira [12]. “Eu vou fazer um pedido de coração, e eu sei que você é uma pessoa de bom censo: ‘Nós não podemos politizar o Conselho [de Desenvolvimento Rural] no ponto de vista partidário. Por que política é uma coisa que todo mundo faz! Agora, politica partidária nós não podemos permitir no conselho, e eu sei que você exerce o mandato eletivo e vai fazer um bom trabalho’. E nós precisamos trabalhar juntos, e eu e o conselho precisamos caminhar, e sem depender de posições politicas [partidárias]. E a gente sabe que você tem uma boa visão por que a gente tem que lhe dar com a situação entre os dois lados da moeda”, sugeriu o Mauro Lúcio.    
       
Eleito como o novo presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural, Reginaldo Santos ainda falou das suas expectativas como o novo presidente do conselho, e anunciou novas medidas nas ações que serão desempenhadas durante o seu primeiro mandato durante os dois anos de gestão, e também anunciou aos conselheiros que estiveram presentes na reunião que vai fazer de tudo para conseguir um caminhão e uma caminhonete 4x4 0 km para atender o produtor rural de sua origem. E mesmo indiferente de ser oposição ou não ao governo Ronaldo Magalhães, Reginaldo Santos ainda anunciou que as tarifas das contas de água dos moradores das zonas rurais serão igualadas com o dos moradores das zonas urbanas, e com a inclusão do saneamento rural que também será feito através de um cronograma que será feito pelo Serviço de Autônomo de Água e Esgoto [SAAE] juntamente com a Agência Reguladora de Água e Esgoto de Minas Gerais [ARSAE - MG] que acontecerá ainda em novembro deste ano como foi anunciado durante a audiência pública que aconteceu durante a tarde de terça-feira [12]. E o Reginaldo Santos ainda afirmou que continua defendendo e lutando pelos interesses da população do município.  


Na Câmara

No dia seguinte, Reginaldo Santos ainda conversou com a imprensa durante a tarde desta quinta-feira [13] na reunião de comissões na Câmara Municipal de Itabira [CMI], e falou das suas expectativas como novo presidente do Conselho de Desenvolvimento Rural, e reforçou que vai defender e colocar todas as suas práticas voltadas aos interesses nas regiões das zonas rurais e também ao produtor rural que se encontra em andamento durante a seu mandato quanto no legislativo e no conselho em que o Reginaldo Santos vai presidir pela frente em sua estreia no dia 11 de outubro deste ano. E o Reginaldo Santos ainda elogiou o 1º Secretário Mauro Lúcio pelas suas ações que são desempenhadas dentro do conselho através da Emater, e também como representante da instituição no conselho. E o Reginaldo ainda reforçou que ainda não concorda com o aumento abusivo de 29,9% nas tarifas das contas de água do SAAE, e afirmou que o saneamento rural está sendo contemplado nas zonas rurais do município. E ainda o Reginaldo Santos afirmou está com boas perspectivas para que ações sejam desempenhadas em parceria com as entidades e instituições na que se encontram lotadas na cidade há mais de décadas. “Para que a gente possa conseguir desenvolver a nossa região rural que ficou jogada há alguns anos atrás, e ficou completamente esquecida infelizmente”, lamentou.

Sobre as estradas rurais, Reginaldo Santos ainda vai discutir com os conselheiros sobre a situação das estradas rurais que sempre necessitam de manutenção e de asfaltamento para facilitar a vida do produtor rural e dos moradores das zonas rurais, e reforçou ainda o apelo ao governo Ronaldo Magalhães para que ele volte a fazer todas as conservações das estradas rurais que é um dos primeiros passos a serem providenciados de caráter prioritário. E ainda sabendo que as manutenções com os equipamentos são muito caro para manter todas as conservações das estradas rurais. “Por que infelizmente, a manutenção com os equipamentos é muito caro! Quando você coloca a mão de obras você agrega dois valores: o valor social que é o pai família empregado e as pessoas que estão na região [da zona rural] vão ficar atrelados aos seus bairros e nas suas localidades [das zonas rurais] realmente para gerar renda no município. Então, a gente espera que o governo [Ronaldo Magalhães] sensibilize nessa causa, e sabe da situação às vezes que está acontecendo, e também seria possível a implementação dos trabalhadores rurais nas estradas”, sugeriu.    
              
Ao ser questionado sobre o relacionamento com o Willian Gazire como titular no conselho, Reginaldo Santos ainda elogiou o Willian Gazire como um dos melhores secretários de agricultura e abastecimento do governo Ronaldo Magalhães. “O Willian [Gazire] é uma pessoa muito especial e é um amigo da gente, e eu tenho muito carinho pelo Willian [Gazire] e ele sabe disso. E o Willian é um dos melhores Secretários [de Agricultura e Abastecimento] do governo [Ronaldo Magalhães] e eu falo isso por que ele [Willian Gazire] tem um grande conhecimento de maior capacidade, e eu tenho muita admiração pelo Willian Gazire”, elogiou.            

Um comentário:

  1. Parabéns ao Reginaldo Mercês dos Santos pela nova atribuição,tenho certeza que irá executar um excelente trabalho. Ainda a mais que terá com companheiro de luta, e o apoio e dedicação do 1º Secretário do Conselho o Mauro Lúcio Ferreira. Pessoa comprometida com a comunidade rural e um exemplar profissional da área. Desejos sucessos para todos, e conte com meu apoio, respeito e admiração.

    ResponderExcluir