sexta-feira, 15 de dezembro de 2017

Secretaria com o menor orçamento é “hibernada”- Revoltados e pegos de surpresa! Presidente do conselho de esportes não concorda com a “hibernação” da pasta

Após a “hibernação”- Polêmica! Itabira poderá ficar de fora dos grandes eventos esportivos depois do anúncio oficial do Ronaldo Magalhães


Vice - Presidente Marcelo Precata e o Presidente do Comesp, Rinaldo Lage não foram comunicados pelo Martinho Francisco sobre a hibernação da pasta (Foto/Rozenilda Lemos)  
Depois que o prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB) ter anunciado a “hibernação” da Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude (SMELJ) com a Secretaria de Educação (SME) por um ano (até em 2019) durante a entrevista coletiva que foi concedida na manhã de quinta-feira (28) do mês passado em seu gabinete, da qual a pasta tem o seu menor orçamento no valor de “R$ 12.580,00” mensais somando-se no valor total de “R$ 150.960,00” anual que eram previstos para 2018 que foi apresentado pelo Secretário de Planejamento e Gestão (SMPG) Geraldo Rubens Pereira apresentou valores orçamentários durante a audiência pública da Lei de Diretrizes orçamentárias (LDO) que aconteceu durante a noite de quarta-feira (04) de maio deste ano. E antes do Ronaldo Magalhães fazer o anuncio oficial da “hibernação” da pasta, o presidente do Conselho Municipal de Esportes (COMESP), Rinaldo Lucas Araújo disse durante a reunião desta segunda feira (04) que ficou sabendo somente nos bastidores sobre a cogitação do fim da secretaria de esportes e lazer, dizendo que iria acabar no governo Ronaldo Magalhães sem ter sido comunicado oficialmente sequer pelo ex-secretário de esportes e lazer Martinho José Francisco, antes ser exonerado de sua pasta. E nem houve nenhum consenso sequer para a obtenção das informações sobre esse assunto, e ouvir sugestões dos conselheiros para minimizar a situação para evitar a “hibernação” da pasta que acabou chocando os municípios das regiões, e com o risco de impossibilitar os grandes eventos esportivos no município, da qual foi à única pauta da discussão da “hibernação” sobre a pasta com os conselheiros que virou um verdadeiro debate polêmico diante da grande repercussão na cidade e região que durou 1 hora e 34 minutos, após o Ronaldo Magalhães ter anunciado oficialmente a “hibernação” da pasta durante a entrevista coletiva.    

Conselheiros ficaram revoltados ao saber "hibernação" da pasta (Foto/Rozenilda Lemos)
Segundo o Rinaldo Lucas, ele ficou sabendo depois que o Ronaldo Magalhães anunciou oficialmente a “hibernação” da secretaria de esportes e lazer durante a entrevista coletiva, através do professor (sem citar nome) da rede municipal de educação por meio do whatsapp, do qual o Rinaldo Lucas foi informado pelo portal de noticias, da internet. “Na semana passada, eu ouvi comentários que teria uma mudança na secretaria de esportes (e lazer) que iria ia acabar, e juntar com a secretaria de educação, e foi um ‘disse me disse’. Mas, nada oficial! E quando foi na quinta – feira (28), eu recebi um telefonema com a mensagem pelo ‘whatsapp’ de um professor (sem citar nomes) da rede municipal (de educação) questionando se eu já estava sabendo das mudanças da secretaria (de esportes e lazer) que o prefeito (Ronaldo Magalhães) tinha feito. E ele (Ronaldo Magalhães) tinha dado uma entrevista (coletiva) na parte da manhã (...) E quando eu cheguei em casa na hora do almoço, eu fui acessar a internet (portal de notícias) e eu vi uma veiculação da informação (na internet) falando que a prefeitura estava ‘hibernando’ a secretaria de esportes (e lazer) para o ano de 2018, e não explicou muita coisa. E falou dos cortes de cargos comissionados e redução de custos pro ano de 2018, e se a situação de Itabira melhorar no ano de 2019 ele (Ronaldo Magalhães) pode reativar a secretaria de esportes (e lazer)”, contou.

Após ser informado sobre a “hibernação” da secretaria de esportes e lazer por um ano, Rinaldo Lucas ainda contou para os conselheiros que recebeu a ligação da superintendência da educação de João Monlevade-Mg na tarde do mesmo dia, e confirmou com a instituição do ensino educacional o anuncio oficial do Ronaldo Magalhães sobre a “hibernação” da secretaria de esportes e lazer. Do qual o município está correndo o maior risco de ficar de fora dos jogos escolares que acontece no ano que vem. E o Rinaldo Lucas ainda afirmou que houve um aumento muito grande das prefeituras de diversas regiões que acabaram entrando em contato por telefone, para saber se realmente vai haver os jogos escolares no ano que vem, após o anuncio oficial do Ronaldo Magalhães ter decretado a “hibernação” da pasta durante a entrevista coletiva. E ainda o Rinaldo Lucas pretende tomar todas as devidas providencias cabíveis para pedir explicações ao Ronaldo Magalhaes sobre a “hibernação” da pasta, sabendo que a história toda foi mal contada até o momento. “Por que se ela (a prefeitura) não inscrever as escolas estaduais, vão ser prejudicadas também, e o município é que se inscrevem as escolas nos jogos escolares. Então, se o município não quiser que as escolas municipais não participem, e se ele não fizer a inscrição nos jogos, as estaduais não podem ir”, explicou.  

Rinaldo Lucas ainda definiu com os conselheiros sobre as ações que serão tomadas durante a apuração das informações do fato ocorrido, para que o Ronaldo Magalhães possa comparecer a reunião do conselho de esportes, e prestar todos os devidos esclarecimentos sobre o real motivo da “hibernação” da pasta. E o Rinaldo Lucas ainda pediu aos conselheiros para dar todos os esclarecimentos, de forma opinativa sobre a “hibernação” da pasta. “Para que a gente possa entender melhor qual que é a intenção da atual administração (do Ronaldo Magalhães), e dependendo da intenção deles. O quê que a gente vai fazer para poder tentar reverter à situação? E eu acho que todos estão aqui! E que mexe com esporte. Ninguém quer concordar com esta situação, e se tiver que alguém concorda aqui. E eu gostaria até que se esclarecesse o ponto de vista dele ai. E pra mim eu acho que ele tem que é reverter! Manter a situação de ‘hibernar’ a secretaria de esportes (e lazer) pra mim é inconcebível a princípio”, discordou. 

Revoltado e assustado com a “hibernação” da pasta diante da situação financeira que foi anunciado por Ronaldo Magalhães durante a coletiva de imprensa para conter todos os cortes de gastos na prefeitura. O vice-presidente do conselho de esportes, e vice-presidente de esportes especializados do Valériodoce Esporte Clube (VEC) Marcelo Oliveira Precata que também exerce funções dentro da secretaria de esportes e lazer há 30 anos como servidor publico de carreira na prefeitura junto com os 14 servidores concursados há mais de décadas na pasta. E o Marcelo Precata ainda afirmou que nem foi comunicado sequer sobre a “hibernação” da pasta, do qual o Marcelo Precata desempenha funções na pasta como servidor público de carreira há trinta anos. E ainda o Marcelo Precata afirmou que nem mesmo o próprio secretário de educação José Gonçalves Moreira não foi informado sequer sobre a “hibernação” da secretaria de esportes e lazer devido à viagem para o evento que aconteceu em Belo Horizonte – Mg,  no mesmo dia em que o Ronaldo Magalhães decretou a “hibernação” da pasta durante a coletiva de imprensa, do qual o José Gonçalves também foi pego de surpresa diante da tamanha responsabilidade muito grande ao saber que terá que assumir uma pasta a mais pela frente em sua gestão como secretário. “Eu falo abertamente que eu tenho 30 anos lá dentro! E a minha vida toda foi na secretaria de esportes (e lazer), e fui concursado pra lá. Por que nós estamos assustados e somos quatorze servidores concursados, e não falaram uma virgula com a gente e nada! Deixaram a gente encostado sem saber de nada! (...) Nós não podemos retroagir há 2o anos lá atrás (...) Se nos não unir nesse momento agora não volta mais não!”, disse.

Pelo andar da carruagem, o professor de natação e conselheiro José Lino da Costa percebeu algo muito estranho e diferente dentro da secretaria de esportes e lazer sobre o rumo ignorado que foi tomado de forma muito estranha para a “hibernação” da pasta que acabou entrando num verdadeiro colapso. E o José da Costa ainda ficou muito assustado com a pasta totalmente inchada diante da transformação do cabide de emprego dentro pasta antes de ser “hibernada” por Ronaldo Magalhães, onde permaneceram 3 secretários de diversas funções dentro da pasta sem haver nenhuma necessidade sequer. “Dentro da realidade pra gente que é desportista, e eu praticamente só sobrevivo do esporte. A gente sabia que o rumo que a secretaria de esportes (e lazer) estava tomando, e iria acabar entrando em ‘colapso’ por que há muitos anos que a gente percebe a secretaria de esportes (e lazer) é usada pra cabide de emprego. Qualquer vereador em primeiro lugar que colocava as pessoas e encostavam lá! Então, a gente viu, e como eu vi principalmente a secretaria (de esportes e lazer) tão inchada dessa vez não falo na presença dessa gestão do Martinho (Francisco) eu fiquei muito assustado! E eles tinham três secretários (superintendentes, secretários adjuntos e diretores) e sabia que não iria dar certo, e todo mundo sabia. E então nós chegamos a um ponto que iria ter um colapso. Eu não sei de que a gente forma tinha tantas secretarias”, desabafou. 
Para o Rinaldo Lucas e o Marcelo Precata, eles ainda suspeitam que a secretaria de esportes e lazer não ficará “hibernada” com a secretaria de educação por um ano, sabendo que a pasta poderá ficar “hibernada” por tempo indeterminado. E o Rinaldo Lucas ainda relembrou que exerceu diversas funções que são ligadas ao esporte dentro da secretaria de educação durante o mandato do ex-prefeito (1993-1996) Olímpio Pires Guerra “Lí” “In Memoriam” (PDT), antes do departamento de esportes e lazer se tornar oficialmente secretaria durante o segundo ano de governo “Lí” Guerra. Do qual o Marcelo Precata exerce funções na secretaria de esportes e lazer desde o surgimento da pasta há 30 anos quando a pasta ainda era departamento articulado com a secretaria de educação. Na época em que o Ronaldo Magalhães era diretor-presidente da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (ITAURB) durante o governo “Lí” Guerra, antes de ser prefeito por dois mandatos. E o José da Costa ainda relembrou na época em que pasta era departamento articulado com a secretaria de educação, sabendo que a pasta dá mínimo apoio aos servidores para desempenhar as atividades esportivas de todas as modalidades diante da dificuldade que terão pela frente após a “hibernação” da pasta. “E os projetos que são direcionados principalmente a nível competitivo por que eles estão preocupados com o nível competitivo, e às vezes o nível competitivo de auto nível não é o gasto pesado da secretaria de esportes (e lazer), é o mínimo! Por que as modalidades (esportivas) competitivas, e geralmente a gente faz esse trabalho indiferente da secretaria de esportes (e lazer) competindo ou a secretaria (de esportes e lazer) apoiando ou não, nós estamos competindo à mesma coisa. Então, é muito fácil você chegar e desarticular uma coisa que está funcionando que é parceira de divulgação do nosso trabalho dentro do estado a nível nacional por que a secretaria de esportes (e lazer) tem nome? Ela não foi ligada agora! Nós trabalhamos demais pra tirar do departamento pra virar uma secretaria. E agora me vem com ações politicas pra poder desarticular uma secretaria (de esportes e lazer) que funciona?”, relembrou.

Um comentário:

  1. Nossa, que notícia mal redigida. Foi um custo ler e extrair as valiosas informações que vieram à tona.

    ResponderExcluir