domingo, 29 de abril de 2018

1º Simpósio de Autismo – Apenas 40 alunos com TEA! “Esses desafios só são superados com muito trabalho e informação”, comemorou a Cleuza Reis

“Itabira não deve nada a São Paulo!”, defendeu o José Gonçalves


Secretário de Educação e  Esportes e Lazer, José Gonçalves defendeu a Cemae Durante o evento (Foto/Rodrigo Ferreira)  
Na abertura oficial do “1º Simpósio Itabirano de Autismo” durante a manhã deste sábado (28) no teatro da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade (FCDDA). A diretora do Centro Municipal de Apoio Educacional (CEMAE), Cleuza Aparecida dos Reis afirmou que existe cerca de 40 alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) incluídos dentro da rede municipal de ensino, e com a inclusão de mais de 220 alunos com outras deficiências dentre transtornos mentais e bipolares para atender todas as demandas no município nas redes estadual e privada. Sendo que a data do “Dia Nacional do Autismo” é comemorada no dia 2 de abril. “Na verdade se for parar pra pensar, hoje a gente tem uma gama grande de possibilidade na rede (municipal) de ensino graças à inclusão desses alunos dentro da rede (de ensino) (...) Essa Inclusão desses alunos a todo o momento ela nos apresenta novos desafios e novas aprendizagens. E a gente sabe que esses desafios eles só são superados com muito trabalho e informação. Então, esse (1º) Simpósio (Itabirano de Autismo) veio atender assim uma demanda da nossa rede (de ensino) e da nossa cidade na busca de uma melhor compreensão e possibilidade de atenção das crianças e dos nossos alunos com transtorno espectro autista (tea) nesse espaço escolar”, destacou.  
            
Diretora do Cemae, Cleuza Reis (Foto/Rodrigo Ferreira)
Sobre os balanços da edição do “1º Simpósio Itabirano de Autismo”, Cleuza Reis ainda ficou muito emocionada e satisfeita com o teatro da fundação cultural lotado de profissionais de todos os setores que integram a rede municipal de ensino. E sabendo que ainda as palestras dos profissionais das áreas de saúde e educação somaram-se muitas forças nas práticas destes profissionais da rede de ensino durante a capacitação na manhã deste sábado. “A fundação cultural ficou cheio de pessoas que vieram e tiraram um pouco de seu tempo de descanso para estar aqui com a gente discutindo sobre a inclusão da criança e do nosso aluno contra a sua espectro autista, e foi muito positivo. E as palestras vão acrescentar em nossa prática por que a gente deslumbra, e quando a gente pensa no evento como este. E que essa criança que estar lá na escola com toda a dificuldade em que ela apresenta, e que ela tem a possibilidade de fato a ser incluída. E a gente só consegue que essa inclusão que de fato aconteça quando a gente tem informação e conhecimento pra lhe dar com as questões e as necessidades dessas crianças”, acrescentou.

Representando o prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB), o Secretário de Educação Esportes, Lazer e Juventude (SMEELJ), José Gonçalves Moreira encerrou o seu pronunciamento tirando risadas e gargalhadas dos colegas da rede de ensino durante a abertura do “1º Simpósio de Autismo”, e afirmou que esteve em São Paulo-SP junto com a Cleuza Reis e demais membros do Cemae para conhecer as instalações e o estudo sobre o autismo no Centro de Educação Terapêutica Lugar de Vida (CETLV), no bairro nobre da capital metropolitana. “A gente fomos (em São Paulo) e ficamos o dia todo dentro desse espaço. E podemos perceber que Itabira não deve nada com relação à cidade de São Paulo. Há pontos em que nós aqui em Itabira estamos há anos luz da grande metrópole que é uma das maiores metrópoles da América Latina (...) Então, a gente fica muito feliz orgulhoso de pertencer à cidade que tem um órgão igual ao Cemae há mais de 25 anos. E que vem dando conta do recado, e que pode melhorar e que nós podemos avançarmos ainda  muito mais!”, defendeu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário