domingo, 6 de maio de 2018

Em parceria com o PPM - Mais novidades! “Estamos iniciando agora um tratamento de varizes que é inovador. E foi um ganho muito enorme!”, anunciou a Secretária de Saúde

“Então, essa parceria vai cada vez mais se fortalecendo!”, comemorou a Rosana Linhares

Secretária de Saúde, Rosana Linhares pega os funcionários do Carlos Chagas a autoridades de surpresa com um novo presente (Foto/Rodrigo Ferreira)  
Itabira/Mg - Durante as comemorações dos dois anos de parceria da Fundação São Francisco Xavier (FSFX) e do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) na tarde desta quinta-feira (06). Em seu pronunciamento, a Secretária de Saúde (SMS), Rosana Linhares Assis Figueiredo anunciou mais novas instalações da implantação do serviço de cirurgia de varizes dentro do bloco cirúrgico do Carlos Chagas que se encontra em atividade desde as comemorações dos dois anos do Hmcc/Fsfx. E foi um dos presentes em que a instituição hospitalar recebe das mãos do Poder Público Municipal (PPM) através uma grande surpresa feita pelo prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB) que pegou os funcionários e autoridades de surpresa que estiveram presentes no evento.

“Então, o processo de fazer dentro do hospital (Hmcc/Fsfx). Ele inicia conosco num processo de tantas especialidades no que foi dito e revido, e foi reforçado aqui (no hospital) através de ofertas e serviços. E quanto também no processo de cuidado daquele paciente pra quando ele retorna pra as unidades (de saúde e hospitalar). E as unidades saibam o que ocorreu, e como lhe dar com ele (os pacientes). E então, essa parceria vai cada vez mais se fortalecendo. E esse processo também nos deu um desejo de implantar coisas novas. E nesse momento com todas as dificuldades vividas (no país). A gente está entregando para a comunidade em nome do prefeito Ronaldo (Magalhães) e da (vice-prefeita) Dalma (Barcelos) o presente. E a gente buscamos todas as possibilidades de trabalhar o ‘novo’ e fiz uma proposta que era o desejo meu e pessoal. Hoje, o nosso presente para comunidade é uma implantação de um serviço que vamos desenvolver cada vez mais para a comunidade um tratamento de varizes. Estamos iniciando agora um procedimento não cirúrgico no tratamento de varizes que é inovador. E isso, foi um ganho enorme!”, anunciou.     
         
De acordo com a Rosana Linhares, as instalações da sessão de cirurgia de varizes dentro do bloco cirúrgico do Carlos Chagas, foi uma sugestão pessoal dentro de equipe que integra a sua pasta. Sendo que o pedido foi atendido pelo Ronaldo Magalhães que foi representado pela vice-prefeita Dalma Helena Barcelos Silva (PDT) que esteve presente durante o evento. E a Rosana Linhares ainda afirmou que a implantação da sessão de varizes que já se encontra instalado nas dependências do bloco cirúrgico do Carlos Chagas foi uma grande conquista pelo Sistema Único de Saúde (SUS) através do governo federal por meio do Ministério da Saúde.               


Novos projetos

Além do Carlos Chagas receber as novas instalações da cirurgia eu já se encontra em andamento no hospital. Ainda neste ano, o Fsfx iniciou todos os procedimentos para a conquista da certificação da Organização Nacional de Acreditação (ONA) nível 1 que avalia excelência na gestão. Para isso, o Fsfx implantou o Sistema de Gestão Qualidade (SGQ) para indicar os indicadores dos hospitais que são administrados por Fsfx como mantenedora das demais instituições hospitalares dos municípios. E o Fsfx ainda vai disponibilizar novos serviços para atender todas as demandas da população como cirurgias de otorrinolaringologia, vascular e urologia. E além de exames de ecodopplercardiograma infantil que acontecerão nas unidades de saúde que são mantidos pelo Fsfx.       


Para entender   
    
As Varizes são veias dilatadas e deformadas, de coloração púrpuro-azulada, que surgem ao longo das pernas e podem causar dor e inchaço. Sua ocorrência é mais comum em pessoas que necessitam ficar em pé por longos períodos.

As veias das pernas, que reconduzem o sangue ao coração após ter irrigado os membros inferiores, possuem válvulas cuja finalidade é impedir o retorno do sangue aos pés pela ação da gravidade. Às vezes, essas válvulas não funcionam com eficiência e o sangue empoça nas veias provocando deformação, inchaço e alterações na sensibilidade da pele. E nas mulheres, durante a menstruação e na gravidez, principalmente, os sintomas tendem a piorar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário