domingo, 15 de julho de 2018

Eta/Laboreaux - Depois do “Anel Hidráulico”, agora é a vez do “Anel Ferroviário”! “A nossa meta é chegar a 91% de esgoto tratado em curto prazo”, resumiu a Priscila Braga

Secretária de Desenvolvimento Urabano, Priscla Braga (Foto/Rodrigo Ferreira)
Segundo a presidente do Conselho Municipal de Meio Ambiente (CODEMA), Secretária Municipal de Meio Ambiente (SMMA) Priscila Braga Martins da Costa. Ela apresentou aos conselheiros do colegiado à prestação de contas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) referente às obras de ligação dos interceptores de redes de esgotos da Estação de Tratamento de Esgoto do Laboreaux (Ete/Laboreaux) que é a jusante da sub-bacia do Córrego da Praia que passam pelas Avenidas Cristina Gazire e Prefeito “Lí” Guerra (Canal da Praia), e com o acréscimo na interligação do “Anel Ferroviário” atravessando pela linha férrea da Estação de Estrada de Ferro Vitória a Minas (EEFVM), da Vale S/A com mais de “1,1 Metros” de travessias por Metro Não Destrutivo (MND) no valor de “R$ 908.268,16” para prestação de serviços de sondagem, e com “zero” movimento de terras nas estradas e linhas férreas, e com a inclusão de mais “5 Mil” metros de redes coletoras para efetivar a ligação das redes de esgotos já existentes há mais de décadas que se encontra em processo licitatório no valor de “R$ 1 Milhão” para ser liberado para a conclusão desta obra que chega ao valor total de “R$ 1.908.268,16” em investimentos nas obras de infraestrutura do anel ferroviário dentro das conformidades e dos estudos e das analises do Detalhamento do Cálculo de Revisão Tarifária Periódica (DCRTP) de 2017 que foi homologado pela Agencia Reguladora de Serviços de Abastecimento de Água e de Esgotamento Sanitário do Estado de Minas Gerais (ARSAE-MG), e com a inclusão o aumento do Imposto Sobre Circulação de Mercadoria e Serviços Ecológico (ICMS/Ecológico) quando se trata de área ambiental durante a sua degradação. “Que é só pra falar (aos conselheiros) que nós estamos fazendo agora as ligações sobre a linha férrea por que nos tínhamos parado anteriormente, e a prefeitura retomou as obras. Nós todos estamos sabendo que a ‘Ete/Laboreaux’ a grande parte da orçada com a capacidade inferior”, explicou.     

Eta/Laboreaux terá interligção em 11 bairros da cidade 
(Foto/Acom Pmi/Arquivo/Divulgação)
Com interligação no Amazonas, São Bento, Novo Amazonas, Vila São Geraldo (acrescido para solucionar problema), João XXIII (acrescido para solucionar problema), Areão, Alvorada, São Marcos, São Cristóvão, Juca Rosa e Colina da Praia (I,II e III).  A obra de interligação do anel ferroviário através do “Ete/Laboreaux” ficou paralisada durante o primeiro ano de governo do prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB), da qual a unidade do Saae se encontra mantida em atividade para serem concluídas até o termino das obras de interligação do anel ferroviário. Sabendo que o “Eta/Laboreaux” atende apenas uma parte da população inferior de “49 Mil” habitantes qual equivale a “44%” da área urbana de Itabira-Mg que integra o núcleo urbano. Sendo as interligações do anel ferroviário já se encontram concluídas na Vila São Geraldo e São Marcos que passou de “44%” para “56%”, e com a meta de chegar a “91%” de esgoto tratado em curto prazo durante o governo Ronaldo Magalhães. “Então, o quê que falta hoje são essas interligações desses bairros todos em linha férrea. Para todos nós que conhecemos bem a área urbana. São exatamente os bairros que estão logo atrás, e por um motivo ou outro nós temos uma passagem da linha férrea de ‘bairro a bairro’, é uma região que para nós acessarmos pro lado de lá e temos que cruzar com a linha férrea. Então, hoje nós estamos executando essas obras”, exemplificou.  

Anel ferroviário atravessará o centro para interligar 11 bairros
da cidade (Foto/Arquivo/Divulgação)
Antes do ex-prefeito (2005-2008/2009-2012) João Izael Querino Coelho (PSL) construir a “Ete/Laboreaux”, os esgotos eram jogados as traças pelas redes de água pluvial. Sendo que nas gestões anteriores, a Companhia Vale do Rio Doce S.A (CVRD) ainda estatal desde o mandato do ex-presidente da república (1930-1945) Getúlio Dornelles Vargas “In Memoriam” (PTB), hoje, denominado “Vale S.A”, da qual a empresa se encontra privatizada desde 1997, nas mãos da Companhia Siderúrgica Nacional (CSN), de Volta Redonda-RJ. Antes e depois de ser privatizada, a Vale naquela época não tinha a consciência ambiental de separar as águas pluviais das servidas antes da construção do “Ete/Laboraux” que foi inaugurado durante o governo João Izael. Sabendo que necessita sempre de reparos durante as reformas para as melhorias em suas ampliações para manter a qualidade do tratamento de esgoto na unidade do Saae que vem se apresentando problemas de mau cheiro  no local. Desde que o Ronaldo Magalhães reassumiu a prefeitura pela segunda vez para exercer o seu segundo mandato como foi apresentado em coletiva de imprensa pelo SecretárioMunicipal da Fazenda (SMF) Marcos Alvarenga Duarte durante o primeiro ano de governo. Sabendo que o anel ferroviário também é uma das grandes obras mais importantes do governo Ronaldo Magalhães em seu segundo mandato.    

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