A diretoria do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração do Ferro e Metais
Básicos de Itabira e Região (Metabase) iniciou o processo para realização de assembleia para formação de pauta, visando a campanha salarial 2018/2019. A data-base da empresa Vale é quinta-feira (1º) de novembro e a expectativa é de “mais uma batalha pela frente” de acordo com declaração do presidente do Metabase Paulo Soares de Souza.
Este ano, devido a Reforma Trabalhista, as negociações terão uma importância ainda maior, já que o que é negociado entre empresa e sindicato sobrepõe a lei. Ainda de acordo com o sindicalista, “a empresa pode apresentar nessas negociações a sua pauta de negociações acabando ou flexibilizando direitos que antes eram inegociáveis, por isso estaremos atentos”, escalareceu.
Se a participação dos trabalhadores nas negociações sempre foi importante, a partir de agora, será fundamental para determinar o resultado das negociações. É a participação que vai definir se vamos conquistar ou perder direitos.
Entenda
Data-base é destinada à correção salarial e à discussão e revisão das condições de trabalho fixadas em Acordo, Convenção ou Dissídio Coletivo. É a ocasião em que os trabalhadores, organizados por meio de seus sindicatos, buscam o reajuste salarial anual, manutenção de benefícios e obtenção de outros, como por exemplo o vale-refeição, plano de saúde, horas extras com adicional superior ao da lei, adicional de turno, jornada de trabalho entre outros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário