domingo, 2 de setembro de 2018

Com o afastamento do Paulo Soares – Antes da posse! “Eu estou fazendo isso é por força estatutária”, disse o vice-presidente eleito

Por motivo de saúde! André Viana assume a presidência interina do Metabase antes de ser empossado

Em coletiva de imprensa, André Viana fez a questão de exibir o estatuto do Sindicato Metabase (Foto/Rodrigo Ferreira)

Com a internação do atual presidente do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias de Extração do Ferro e Metais Básicos de Itabira e Região (Metabase) Paulo Soares de Souza que se encontra afastado temporariamente por motivo de problemas de saúde até que a situação se reestabeleça na sua melhora. Em coletiva de imprensa, o vice-presidente eleito do Metabase, André Viana Madeira “Pato Roco” assume a presidência interina do Metabase nesta quarta-feira (29) para desempenhar todas as demandas e as ações da instituição diante ausência do Paulo Soares que foi justificada na ultima reunião ordinária desta terça-feira (28). “Esse é um assunto particular da família. Nós desejamos melhoras ao Paulo Soares. Pode ser que ele volte o mais rápido possível e pode ser que ele demore um pouco mais. E nós não temos uma previsibilidade do retorno do presidente [do Metabase]”, adiantou.

André Viana (Foto/Rodrigo Ferreira)
Antes de ser empossado oficialmente como presidente do Metabase a partir do dia 1º de Novembro na data de sua posse onde acontecerá a transmissão do cargo entre o Paulo Soares e o André Viana após ser eleito durante as eleições no Metabase. Em cumprimento do estatuto da instituição, André Viana ainda ressaltou que pela razão e dentro das conformidades do estatuto do Metabase, ele afirmou que compete a responsabilidade de assumir a presidência da instituição quando o Paulo Soares estiver ausente para compromissos profissionais e pessoais, e ou por afastamento por motivos de problemas de saúde, do qual o Paulo Soares se encontra afastado da presidência do Metabase atualmente.

Presidente do Sindicato Metabase Paulo Soares (Foto/Arquivo/Divulgação)
Como prevê os artigos que estão contidos dentro das conformidades do estatuto do Metabase que se encontra disponibilizado e registrado em cartório, e também o estatuto do Metabase também se encontra disponível em sua própria sede para que todos os associados e os trabalhadores das empresas mineradoras possam ter acesso a este documento que são direito de todos. André Viana ainda evitou de entrar em detalhes pessoais sobre o afastamento e o estado de saúde do Paulo Soares enquanto ele estiver ausente do Metabase sabendo que é um assunto pessoal e particular da família do sindicalista. “Baseado no estatuto da instituição, e lembrando que o estatuto [do Metabase] ela é uma carta magna da instituição. Toda a instituição é regida por este estatuto que é o mais atualizado. Compete a mim no artigo [do estatuto] em caso de vacância temporária ou definitiva a responsabilidade de assumir a presidência do sindicato [Metabase]. Então, eu estou comunicando com vocês que a partir de hoje até que nós tenhamos o retorno do Paulo [Soares]. Nós estamos assumindo a presidência interina do [sindicato] Metabase. Pode ser que isso dure um dia, uma hora, quatro horas, duas semanas, um mês e eu não sei. Depende do retorno do Paulo [Soares], e nós desejamos do retorno o mais breve possível com saúde e toda a sorte de bênção e sucesso ao Paulo Soares”, anunciou.

Após assumir a presidência interina do Metabase depois de vencer as eleições. Em seu esclarecimento durante a coletiva de imprensa, André Viana ainda reforçou mais uma vez que não haverá demissões dos demais funcionários do Metabase que foram contratados por Paulo Soares desde 2002 que estão permanentes há mais de décadas em exercício das atividades dentro de suas funções específicas, de forma estabelecida. André Viana ainda terá que pedir licença para a Vale S/A, onde ele trabalha no horário administrativo, enquanto o Paulo Soares estiver ausente do Metabase através de licença médica por motivo de problemas de saúde. “Quero também aqui expressar o meu total respeito ao quadro de funcionários [do metabase]. Nada vai mudar neste primeiro momento. Os funcionários serão mantidos por que o sindicato [metabase] precisa andar e se mover. E eles [os funcionários] conhecem como funcionam o dia a dia, o sistema, o trabalho. Então, a questão agora bastante é serenidade. Uma transição respeitosa, contábil, jurídica e uma transição social desta instituição. E faremos com muita serenidade e com respeito ao estatuto desta instituição, e bastante tranquila”, esclareceu.                  

Mesmo com a ausência do Paulo Soares devido ao afastamento por motivo de saúde e antes de ser empossado oficialmente como presidente do Metabase. Durante a coletiva de imprensa, André Viana ainda afirmou que pretende reconduzir as assembleias do Acordos Coletivo Trabalhista (ACT) qual estão pendente para ser rediscutido com os trabalhadores das empresas mineradoras para a recomposição salarial em seu reajuste como prevê a Consolidação das Leis Trabalhistas (CLT) sabendo que um tem acordo coletivo vencido com o Grupo Belmont, da qual a assembleia foi realizada nesta segunda-feira (27), e não compareceu sequer nenhum colaborador da empresa para participar do processo de elaboração da nova pauta de reivindicação da categoria.

André Viana ainda afirmou que haverá uma nova assembleia com o Belmont que está prestes para ser remarcada ainda pela frente. Como prevê o estatuto do Metabase para a rediscussão do acordo coletivo sobre o reajuste salarial da categoria que também está dentro da elaboração da pauta de reivindicações. Sendo que nestaquinta-feira (30) houve a assembleia para discussão do Acordo Coletivo Trabalhista(ACT) com a empresa Anglo American plc para a montagem de pauta na recomposição salarial da categoria em Conceição do Mato Dentro-Mg, que foi antecipada para não passar do prazo de vencimento de setembro deste mês. Principalmente, o acordo coletivo da Vale que está também está prestes para ser discutido em assembleia que acontece no dia 1º de novembro. “Nós entendemos que essa assembleia ela tem imunidade jurídica por que ela não foi participada por nós. Apesar de que nós estaremos acompanhando essa assembleia de tanto a distancia como também juridicamente é um outro fator. Tudo isso vai ser dirimido com bastante respeito. Nós também estamos trabalhando em conjunto com a atual [mesa] diretoria [do Metabase]”, afirmou.                     

Nenhum comentário:

Postar um comentário