Em comemoração ao 'Dia Internacional da Mulher' , Uaitec exibe curtametragem 'Estado Itinerante' (Foto/Acom Ita/Divulgação) |
A parceria entre a Prefeitura Municipal de Itabira (PMI)/ Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT) e a Universidade Aberta e Integrada de Minas Gerais (Uaitec) tem proporcionado a oferta de vários cursos e atividades à comunidade. Desta vez, os itabiranos poderão participar do projeto Cine Direitos Humanos, com exibição e bate-papo sobre o curta-metragem “Estado Itinerante”. A iniciativa conta também com a parceria da Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (SEDPAC).
Nova fachada da sede da Uaitec (Foto/Acom Ita/Divulgação) |
A atividade, gratuita, acontecerá na segunda-feira (11), das 9h ao meio-dia, na sede da Uaitec. O curta será transmitido por videoconferência para toda a rede. A sessão faz parte de uma programação alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no dia 8 de março, onde serão discutidos temas relativos aos direitos femininos. Após a exibição do filme, a diretora e roteirista Ana Carolina Soares e a coordenadora da Central de Avaliação e Monitoramento em Direitos Humanos, Bárbara Amelize Costa, realizarão um bate-papo sobre o processo de pesquisa para a construção do curta e sobre a situação da violência de gênero em Minas Gerais.
Para participar da sessão é necessário fazer a inscrição por meio do link (www.direitoshumanos.mg.gov.br/pagina/programas-e-servicos/cursos-e-capacitacoes), até a próxima sexta-feira (8). Ao se inscrever, o participante deverá informar o código de capacitação (SEDPAC440). Serão disponibilizadas 25 vagas.
Sobre o “Estado Itinerante”
O filme trata do cotidiano de mulheres que, no ambiente urbano, sofrem constantemente com a violência moral e física no trabalho, no bairro e até mesmo em seu lar. O curta-metragem foi aclamado no circuito de mostras e festivais de cinema, tendo sido exibido em mais de 30 eventos no Brasil e no festival internacional de curta-metragem de Clemont-Ferrand, na França. O grande acervo de premiações inclui prêmios no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e ns X Janela Internacional de Cinema. Além disso, “Estado Itinerante” foi eleito o melhor curta-metragem de 2016 pela Associação Brasileira de Críticos de Cinema (Abraccine).
A Uaitec está localizada na avenida Duque de Caxias, nº 1.240, Quatorze de Fevereiro, na Esplanada da Estação. Mais informações pelos telefones 3839-2522, 3839-2524 ou 3839-2889.
Nenhum comentário:
Postar um comentário