domingo, 22 de setembro de 2019

Simulado nas escolas das “Zonas de Salvamento” acontecerá a partir de 2020 - Aguarde! Secretária de Meio Ambiente anuncia pela primeira vez o simulado nas escolas estaduais e municipais


Com a segurança da população das “Zas” e das “Zss” antecipada - “O Maior Simulado do Brasil” continua no ano que vem, aguarde! “A nossa segurança ela é feita por antecipação”, resumiu a Priscila Martins      

A partir do ano que vem! Secretária de meio ambiente Priscila Martins anuncia simulado nas escolas municipais e estaduais (Foto/Déborah Oliveira/DeFato)

Durante a coletiva de imprensa pós-simulado de evacuação deste sábado (17/08), a Secretária Municipal de Meio Ambiente (SMMA) Priscila Braga Martins da Costa quando foi questionada sobre a baixa adesão do simulado de evacuação com os “21 Mil”moradores dos “8 Mil” imóveis que seencontram permanentemente nas Zonas de Auto Salvamento (ZAS) e nas Zonas de Segurança Secundária (ZSS) que foram cadastrados pela Vale (S/A) em 27 bairros que estão dentro das áreas de risco de rompimento das 15 barragens de mineração, do qual estas barragens de mineração também são cadastradas pela Agencia Nacional de Mineração (ANM). Dentro das conformidades do Plano de Ação deEmergências de Barragens de Mineração (PAEBM) através da Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil (COMPDEC) e da Coordenadoria Estadual Defesa Civil de Minas Gerais (CEDEC-MG) nestes bairros que ficam próximos das “Zonas de Salvamento” e das “Zonas Secundaria”.

População fizeram os seus cadastros pós-simulado
(Foto/Rosenilda Lemos) 
Mesmo com a baixa adesão durantes as 18 reuniões preparatórias que aconteceram em dois horários antes de acontecer o simulado as 15 hs da tarde, do qual as reuniões preparatórias foram agendadas e demarcadas pela própria mineradora no dia do simulado. Priscila Martins ainda afirmou durante a coletiva de imprensa que a adesão foi muita por parte dos “7.770 (49,9%)” moradores das “Zonas deSalvamento” e das “Zonas Secundárias” durante o simulado nos bairros que são consideradas áreas de risco. Durante a coletiva de imprensa, Priscila Martins esclareceu que ainda existem “14 Mil” moradores nas “Zonas de Salvamento”, e mais “19 Mil” moradores nas “Zonas Secundária” em 27 bairros que estão inclusos nas áreas de risco eminente. Quando se trata de rompimento de barragens nestes locais de risco que são os pontos mais críticos no momento.

“A adesão foi muita com quase 50% [equivalente a ‘7.770’ participantes que resultou ‘49,9 %’], e superou as nossas expectativas. Eu quero agradecer a comunidade que se envolveu [no simulado de barragem] por que é uma comunidade muito corajosa. Assumir um simulado com ‘21 Mil’ pessoas, e a equipe toda trabalhou que é uma equipe muito corajosa, a cidade corajosa e os munícipes corajosos. A nossa segurança [dessas 15 barragens de mineração] ela é feita por antecipação, e como diz a segurança do trabalho; ‘a segurança ela não é corretiva, ela é preventiva’. Então, hoje nós tivemos uma participação de ‘7,770’ pessoas durante o final de semana, é muito gratificante, e é um simulado enorme. E uma coragem muito grande de todos nós fazermos isso”, destacou a Priscila Martins.

População reclamaram dos volumes baixo das sirenes e da falta
dos carros de som durante o simulado (Foto/Rozenilda Lemos)  
Priscila Martins ainda aproveitou a coletiva de imprensa para fazer o anuncio sobre o simulado nas escolas das redes de ensino estadual e municipal que ficam dentro das “Zonas de Salvamento” e das “Zonas Secundária”. Para que os alunos e demais professores, e também os demais gestores das unidades de ensino educacional possam também se evacuar das áreas de risco eminente durante o rompimento de barragens. “Eu quero anunciar também que a partir de agora do ano de 2020 iniciar a cultura dos simulados, e não só de [rompimentos] de barragens. E na nossa grade curricular fundamental”, adiantou a Priscila Martins.

Questionada sobre a reclamação dos moradores destes 27 bairros sobre o baixo volume das sirenes dos 96 “Pontos de Encontros” que foram demarcados pela própriamineradora durante o simulado de evacuação no rompimento das barragens, e também sobre a ausência dos carros de som que não percorreram nas “Zonas de Salvamento” e nas “Zonas Secundárias” durante o simulado, do qual foi outra reclamação que foi feita pelos moradores destes 27 bairros que moram nas áreas de risco eminente. Priscila Martins ainda esclareceu que estas situações inusitadas que ocorreram durante o simulado será regularizada e aprimorada pela frente diante das correções e ajustes dentro das conformidades do Paebm. “Com certeza! Nós temos que aprimorar sempre, e o simulado é exatamente isso; ‘simular para aprender, simular para prevenir’. Nós estamos aprendendo, e as sirenes vão ser regularizadas. Os carros de som seriam usados se houvesse realmente a necessidade. Como as sirenes [dos 96 ‘Pontos de Encontro’] funcionaram, nós vamos aprimorar tudo. A nossa tarefa é sempre aprender e sempre aprimorar, e sempre prevenir”, esclareceu a Priscila Martins.                

Nenhum comentário:

Postar um comentário