sexta-feira, 8 de novembro de 2019

Com os recursos dos governos estadual e federal – Evitando a “Rodovia da Morte”! Unidos pela implantação dos serviços de oncologia e radioterapia no HNSD


1ª Seminário Regional de Oncologia – “Vocês são muito importantes para nós”, elogiou a Rosana Linhares   


Provedor do HNSD Vaquimar Vasques, Diretora do Grs Maria Aparecida, Secretária de Saúde Rosana Linhares falam da importância sobre a implantação de oncologia e radioterapia (Fotos/Rodrigo Ferreira)

De acordo com o provedor do Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) Vaquimar José Vasques, ele destacou que dentre vários projetos de expansão na unidade hospitalar, onde envolve a saúde dos pacientes diante do atendimento médico hospitalar que foram executados em todos os setores na unidade hospitalar durante a sua atual gestão na instituição. Ainda com a intenção de conseguir o credenciamento para a implantação da seção de oncologia, radioterapia e quimioterapia por meio de emendas parlamentares dos governos estadual e federal, através dos deputados estaduais e federais da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) e da Câmara federal (por Minas Gerais - Mg). Sendo que o Vaquimar Vasques vem lutando através do desempenho destas ações que são voltadas prioritariamente para a saúde do paciente, do qual tiveram todo o inicio de seus trabalhos para a implantação deste serviço hospitalar desde o governo do ex-prefeito (2005-2008/2009-2012) João Izael Querino Coelho (PSL) ao governo do ex-prefeito (2013/2016) Damon Lázaro de Sena (PV) diante dos grandes avanços destas ações que são voltadas para a instituição há 4 anos.

Provedor do HNSD Vaquimar Vasques
 (Foto/Rodrigo Ferreira)
Durante a abertura oficial do “1ª Seminário Regional de Oncologia” com o tema “Desafios na organização da rede de cuidados ao paciente oncológico” desta terça-feira (o5). Vaquimar Vasques ainda esclareceu que o credenciamento deste serviço de oncologia foi firmado através de um convenio com a Prefeitura Municipal de Itabira (PMI) por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na possibilidade da autorização destes serviços que foram viabilizados pelo governo federal através do Ministério da Saúde. Para a facilitação do atendimento aos demais pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), de Itabira e região, evitando todos os deslocamentos no comprometimento destes pacientes pela Br-381 (Rodovia Assassina) com destino aos hospitais da capital mineira. Sendo que os pacientes necessitam deste tratamento urgente, evitando mortes fatais pelas margens desta rodovia. Antes do credenciamento para a implantação dos serviços de oncologia e radioterapia no tratamento do combate contra o câncer na unidade hospitalar, Vaquimar Vasques esclareceu que o Ministério da Saúde compareceu pessoalmente na instituição para averiguar todos os tipos de serviços de assistência hospitalar desde a prestação de contas na instituição para a permissão destes serviços que são ofertados pelo governo federal através do Sus.

Para a possibilidade do credenciamento deste de serviço que é voltado para os pacientes desta instituição, onde envolve diversos fatores para a desburocratização e viabilização deste credenciamento do serviço de saúde para o tratamento destes pacientes quando se trata da questão da saúde. Havendo muitas rodadas de reuniões e de discussões para chegar aonde chegou atualmente. “Hoje, quem está no seminário, a gente há um tempo atrás na luta, e a dificuldade que foi. Por que teve um momento que a gente iniciou o projeto. Ministério [da Saúde] só considerava o trabalho nas regiões, e não temos como focar que se tivéssemos mais de ‘1 Milhão’ de habitantes  [na região], e a gente continua voltado para a nossa região com ‘120 Mil’ habitantes [em Itabira – Mg]. Depois de um ano o Ministério [da Saúde] viu a necessidade da ampliação [e radioterapia] e passou para ‘500 Mil’ habitantes, aonde a gente foi trabalharmos licenciados. Nós estamos geograficamente bem organizados e  hoje temos essa população”, relembrou o provedor.

Diretora do Grs Maria Aparecida (Foto/Rodrigo Ferreira) 

Com os repasses e transferências do Fundo Nacional de Saúde (FNS) para o Fundo Municipal de Saúde (FMS) no valor de “R$ 5.980.019,00” anuais que estão disponibilizados nos cofres públicos do município. Segundo a diretora da Gerencia Regional de Saúde, Maria Aparecida de Oliveira, o Hnsd já atende mais de 400 pacientes que já são assistidos de diversos municípios de Itabira e região pós-implantação dos serviços de oncologia e radioterapia na unidade hospitalar que terá o prazo de dois anos para poder concluir o Centro de Oncologia de Itabira (COI), do qual o credenciamento destes serviços de saúde na unidade hospitalar foi autorizado pelo Ministério da Saúde através de assinatura do termo de compromisso entre o município e a secretaria de saúde que aconteceu em março, de 2017, durante o primeiro ano de governo do prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB).

Considerado como o maior polo municipal de saúde da região dentre os 29 municípios mineiros, Maria Aparecida ainda ressaltou que o novo serviço de tratamento contra o câncer vai atender mais de 50 pacientes mensais que estarão alojados nas alas hospitalares. Com novos equipamentos de alta tecnologia em favor da ciência, e em sua nova e mais recente infraestrutura hospitalar. Com o prazo de 18 meses para a conclusão das obras das novas instalações desta nova unidade em seu novo leito hospitalar no o valor total de “R$ 10 Milhões” no conceituado empreendimento de atendimento a saúde destes pacientes.

 Secretária de Saúde Rosana Linhares (Foto/Rodrigo Ferreira)
Para a Secretária Municipal de Saúde (SMS), Rosana Linhares Assis Figueiredo é um grande momento histórico de celebrar a importância do credenciamento do serviço de oncologia e radioterapia para atender os pacientes do Sus, no Hnsd, através do Ministério da saúde. Visando e buscando grandes avanços na saúde através das amostras para o alcance dos impactos que foram causados e provocados pela própria instituição, na implantação deste serviço que foi ofertado pela instituição através do Ministério da saúde. “Vocês são muito importantes para nós, e depositamos em vocês toda a força da gestão [do Sistema Único de Saúde -] Sus em nossa região. Vocês fazem o [Sistema Único de Saúde - ] Sus acontecer, e hoje o nosso coletivo nesse auditório é apenas uma amostra que juntos podemos alcançar. Pois esse é o momento histórico, e nos remete a essa recente e importante conquista regional. Um sonho que concretizamos, e esse momento de certa forma também nos prepara para um salto no desenvolvimento do setor”, destacou a Rosana Linhares.

Conforme os dados obtidos pela Unidade de Assistência em Alta Complexidade em Oncologia (UNACON), Rosana Linhares ainda esclareceu que em 2013 foram feitos 5004 procedimentos ambulatoriais que subiu disparadamente para 5.790 procedimentos ambulatoriais, em 2015 (com diferença de 786 procedimentos ambulatoriais). Com redução de 394 procedimentos ambulatoriais. Em 2013, foram feitos 711 internações nos serviços de oncologia; em 2015, 908 internações; em 2016, 960 internações; em 2019, 270 internações. Que impossibilitou todos os deslocamentos pelas margens da rodovia federal BR-381 com destino a capital mineira, do qual os procedimentos e as internações sofreram o maior índice de redução histórica no município, após a implantação do credenciamento dos serviços de tratamentos de oncologia e radioterapia desde 2017, no Hnsd.

Procedimentos ambulatoriais teve uma redução de 394 atendimentos (Foto/Reprodução/Rodrigo Ferreira)  

Serviços de oncologia também teve uma redução de 270 internações (Foto/Rodrigo Ferreira)

Nenhum comentário:

Postar um comentário