terça-feira, 14 de janeiro de 2020

Com a delegacia de polícia unificada – Não é no antigo “Clube Real” e nem no “Der-Mg”! Nova delegacia será no “Praia” para dar mais conforto e comodidade aos “120 Mil” habitantes a partir deste ano

Evitando as todas as burocracias da Vale! “Isso vai ser um ganho muito grande para a sociedade itabirana”, destacou o Helton Cota 


Bairro Praia receberá a nova 3ª DRPC apos 18 anos separada com a delegacia de trânsito (Foto/Rodrigo Ferreira)

Itabira/Mg -  De acordo com o delegado titular da 3ª Delegacia Regional da Polícia Civil (DRPC), de Itabira, Dr. Helton Cota Lopes, ele ainda esclareceu durante a coletiva de imprensa  desta quarta-feira (18) que as obras da nova Delegacia de Polícia será uma das maiores metas principais durante o ano de 2020 através de um convênio que foi firmado com o município que serão totalmente custeados pela empresa privada e pela própria Prefeitura Municipal de Itabira (PMI) que manterá o aluguel do espaço, do qual o convênio é mantido desde o governo do ex-prefeito (1993/1996) Olímpio Pires Guerra “Lí” “In Memoriam” (PDT). Onde abrigará a nova delegacia de polícia que obtém uma área de “5 mil²” para atender unificadamente todas as demandas, sendo que as obras já estão com 50% de adiantamento para ser inaugurada durante o “1º Semestre” deste ano.

Delegsdo titular da comarca, Helton Cota afirma a unificação
das delegacias  de polícia e de transito serão inauguradas no
1ºSemestre deste ano após 18 anos separadas (Foto/Rodrigo Ferreira)  
“Aqui em Itabira [-Mg] eu costumo a dizer que a [3ª] Delegacia [Regional da Polícia Civil - DRPC, de Itabira] não funcionaria sem a Prefeitura [Municipal de Itabira – PMI], a Prefeitura nos apoia muito aqui em Itabira fornecendo; aluguel, funcionários [servidores públicos e comissionados], materiais. Então, a gente tem que agradecer muito a Prefeitura de Itabira. Isso, a gente leva-se muito em consideração o momento em que o [governo do] estado passa em situação de crise [financeira]. Infelizmente, o estado vem passando por momento de crise que não é de hoje, e publico e notório isso. Tanto o atual governador [Romeu Zema Neto – Novo] tem melhorado esta situação nos fornecendo servidores, realizando concursos públicos. Então, na medida do possível a gente vai conseguindo, e a gente tem muito apoio em relação a isso”, agradeceu o delegado.

Que será instalada na Avenida Prefeito “Lí Guerra” para facilitar todos os tipos de atendimentos dentro das unidades das delegacias; da Polícia Civil (PC), Delegacia Especializada doAtendimento a Mulher (DEDM), Delegacia de Trânsito (DT). “O nosso objetivo é construir a sede da [3ª] Delegacia [Regional da Polícia Civil -DRPC, de Itabira] concentrando todos os nossos serviços, visando atender a população toda num local só. Que isso é o ideal, e até mesmo para administrar uma delegacia tem que ser única, ela não pode ser dividida em duas [da Polícia Civil – PC e Delegacia de Trânsito-DT]. Então nós estamos construindo. Isso vai ser um ganho muito grande para a sociedade itabirana”, explicou o delegado.          

Com mais conforto e comodidade, Delegacia de polícia será
transferida  para o Praia (Foto/Rodrigo Ferreira) 
Para dar todo o maior conforto e comodidade no melhor atendimento a população nas áreas centrais, evitando todos os deslocamentos para o antigo Real Campestre Clube diante a burocracia em que o estado e o município teriam que enfrentar com a Vale (S/A). Para fazer toda a deliberação das documentações dos imóveis que são pertencentes à mineradora durante a transferência da delegacia da polícia, do Campestre. Como já tinha sido anunciado pelo ex-delegado da 3ª Drpc, de Itabira, Dr. Paulo Tavares Neto durante a entrevista coletiva que foi concedida na terça-feira (20/06), de 2017, daquele ano. “Então, nós vamos concentrar no local só por quê a Prefeitura [Municipal de Itabira – PMI] vai pagar o aluguel”, resumiu  o delegado.

Em contrapartida da possibilidade da transferência da delegacia de polícia para a sede do Departamento de Estradas e Rodagens de Minas Gerais (DER-MG) que fica situada na Rua Matogrosso, no Amazonas. Onde a atual sede do Der se encontra em situação devidamente precária, evitando de fazer altos investimentos no valor de algo em torno de “R$ 500 Mil” para fazer todas as reformas em todas às adaptações nas instalações do Der-Mg. Para abrigar todo o devido atendimento unificado da nova delegacia de policia, evitando todos os deslocamentos individualizados destas duas unidades que já se encontram permanente desde 2002 (há 18 anos). O assunto já foi discutido desde 2015, para dar mais; facilidade, conforto e comodidade; no atendimento para à população, do qual a delegacia de policia não tem nenhum espaço suficiente sequer para abrigar todos os setores e os departamentos, da 3ª Drpc no momento.

Com as aquisições de novos computadores por meio de processo licitatório, e mais novas viaturas para manter todo o aporte e o reforço durante o combate contra a marginalidade e a criminalidade através de emendas parlamentares (dos deputados estaduais e federais) diante de todos os trabalhos das ações que são desempenhadas pela própria Policia Civil. Ainda com as instalações das câmeras dos circuitos internos de tv para manter o total aporte na segurança de todos os envolvidos durante o atendimento a população, e com a contratação de; mais dois escrivães e mais quatro delegados titulares. Para compor o quadro de efetivos na nova delegacia de polícia, evitando todos os acúmulos de funções que estão ocorrendo constantemente na delegacia com apenas seis delegados que atendem os plantões pós-expediente. “Então, no expediente aqui em Itabira [-Mg] de delegado só eu, e de escrivão só os chefes de cartórios que não é o ideal. O que eu deveria estar fazendo era só cuidar da parte administrativa assim como chefe de cartório. Mas, na falta a gente lida com isso tudo”, esclareceu o delegado.     

Após 18 anos de separação, delegacia de trânsito será novamente
unificada (Foto/Rodrigo Ferreira)
Carteira de Identidade - Helton Cota ainda anunciou que as expedições das Carteiras de Identidade (CI) terão o atendimento “100 %” legalizado por meio de agendamento telefônico, evitando todo o tipo tumulto na nova delegacia de polícia que terão o todo o atendimento bem facilitado, do qual as filas de espera terão o seu fim com os seus dias contados. Na contrapartida da implantação do novo “Posto de Identificação” que será instalado brevemente pela Câmara Municipal de Itabira (CMI) para facilitar todos os trabalhos durante a expedição e a confecção das carteiras de identidade, evitando futuros deslocamentos nas localidades em ambas as partes. “Hoje é um dos nossos grandes gargalos, ate eu coloquei o agendamento telefônico para evitar esta fila. Mas, nós não suportamos essa demanda, e eu tive que suspender isso”, disse o delegado.    

O novo atendimento do “Posto de Identificação” que será implantado dentro das dependências da câmara terão muito mais facilidade durante reforço e o acesso por meio de um convênio entre a Prefeitura de Itabira e a Polícia Civil, e com o apoio de mutirões para poder facilitar e desburocratizar os atendimentos de todas as demandas da população dos locais de origem diante desta contrapartida, evitando todas as burocracias desta população para obter o documento de identificação no momento. “Com a inauguração do posto [de identificação] na Câmara Municipal [de Itabira – CMI], a nossa demanda vai ser dividida em 2 [partes] e vai atender muito bem. Então, o principal nós vamos acabar com essas filas, e o pior que eu vejo são as filas de madrugada”, lamentou o delegado.                      

Nenhum comentário:

Postar um comentário