quarta-feira, 25 de março de 2020

Comunicado Urgente - Devido ao “Covid-19”! Secretaria de Saúde suspende todas as atividades do “SUS” nas unidades hospitalares


Secretária de Saúde, Rosana Linhares Assis Figueiredo manda 
suspender todas as atividades nas unidades hospitalares por tempo
 indeterminado (Foto/Rodrigo Ferreira/Arquivo/Divulgação)

Itabira/Mg - Devido à necessidade de evitar aglomerações e de priorização dos atendimentos essenciais pelos profissionais de saúde à população, tais como os casos suspeitos de Coronavírus (Covid-19), pacientes com doenças crônicas, de grupos de risco, acamados e gestantes, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que, a partir desta quarta-feira (18), vários serviços serão adequados e reduzidos, principalmente, as cirurgias, consultas, exames e procedimentos eletivos, realizados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS), por tempo indeterminado.

A equipe da Secretaria de Saúde já iniciou o contato com esses pacientes, via telefone, para comunicar o adiamento. É importante ressaltar que, tão logo a situação seja normalizada, as cirurgias e os procedimentos e exames serão remarcados com prioridade e comunicado a todos.

Também foram interrompidas todas as atividades em grupo, como por exemplo, aquelas realizadas pelas equipes das Unidades Básicas de Saúde (UBS), como Lian Gong e atividades físicas; oficinas oferecidas pelo Centro de Atenção Psicossocial (Caps), e demais atividades coletivas com aglomeração de pessoas, como as ocorridas no centro de convivência. No entanto, seguem as atividades com os grupos de tabagismo que já iniciaram o tratamento.

A medida torna-se necessária considerando o “Decreto Municipal nº 3.164/2020”, que declara situação de emergência em saúde pública na cidade em razão da pandemia do novo coronavírus. A Secretaria de Saúde reafirma que mantém, com horário e fluxo normal de atendimento, os serviços de urgência e emergência: Pronto Socorro Odontológico (PSO); Pronto Socorro Municipal de Itabira (PSMI); Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu); e os atendimentos hospitalares essenciais do Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) e Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD), incluindo oncologia e hemodiálise.

Portanto, as unidades de saúde devem ser procuradas preferencialmente em caso de febre maior ou igual a 37.8º associada à tosse ou dificuldade respiratória ou dor de garganta. Os pacientes com sintomas mais simples, iguais ao resfriado comum, devem permanecer em casa. Para sanar dúvidas, o usuário pode ligar nos telefones 3839-2685 / 3839-2784 / 3839-2666.

Nenhum comentário:

Postar um comentário